Tema: O que é Informação? Como ela age?
Em um dos primeiros tópicos abordados nessa disciplina, foi feita a menção a
um dicionário básico de palavras-conceito altamente relacionadas, no sentido
de que cada uma delas influencia na forma de todas as outras palavras. abaixo,
a título de recordação, temos essa lista:
Dicionário básico
- Revolução
- Digital
- Sociedade
- Informação
- Cooperação
- Automação
A automação é um tópico que não existia em nossa versão original do dicionário,
mas mostrou-se pertinente a sua inclusão.
Conhecemos razoavelmente a definição dessas palavras, exceto com relação a "Informação".
É sobre o conceito de informação que iremos tratar nesse texto. Logo de início,
é bom deixar claro que analizaremos o tema da informação sob o seguinte espectro
de perguntas:
Como a Internet está influindo na informação? Como a Internet age sobre a informação?
como, a partir dessa ação, a Internet poderá produzir uma revolução que possa
atingir a sociedade?
Qual a definição de Informação?
O conceito, a noção que temos de informação é bem vago e intuitivo. Quando fazemos
uma pergunta, estamos pedindo informação. quando assistimos televisão ou um
filme, estamos absorvendo informação. Ao ler um jornal, uma revista em quadrinhos,
ou ao ouvir uma música, sabemos que estamos lidando com algum tipo de informação.
Até quando contamos uma piada estamos transmitindo informação. Usamos, absorvemos,
assimilamos, manipulamos, transformamos, produzimos e transmitimos informação
durante o tempo todo, durante todo o tempo. Entretanto, não temos uma definição
precisa do que é informação. Não temos uma definição que diga o que é e o que
não é informação. Sabemos intuitivamente o que é informação, mas não conseguimos
descrever, em palavras, o que é informaçào.
Os dicionários definem informação como o ato de informar. sob essa visão, a
informação é vista como "algo" advindo de uma ação, advindo do verbo informar.
Entretanto, não é feita uma descrição desse algo que advém do ato de informar;
não se faz um descrição das características desse objeto, desse algo, sobre
o qual a ação de informar age.
A 14a edição da Enciclopédia Britânica, por sua vez, nem possui um verbete Informação. Tudo
o que há são os itens:
- Information Processing
- Information Theory
São itens que tratam da informação, mas não definem, sob nosso ponto de vista,
o que é a informação.
Todas as definiçòes de informação acabam criando referências circulares; isto
é, a definição de informação é baseada em conceitos que por sua vez são baseados
no conceito de informação. Isso é como definir "frio" como o sinônimo de "gelado"
e definir "gelado" como o sinônimo de "frio".
Então, o que é a informação?
Poderíamos resolver esse problema dizendo que a informação é um conceito primitivo,
assim como o conceito de "conjunto" também o é; e é isso o vêm sendo feito até
o presente. Entretanto, a realidade que está delineando-se têm exigido uma definição
precisa do que é a informação, já que estamos entrando na era da sociedade da
informação. A importância da informação em nossas vidas e a forma como a estamos
encarando estão sendo modificadas, e não temos muitos estudos sobre a informação
em si mesma, continuamos com um conceito vago do que é a informação.
Tentar descrever detalhadamente o que é a informação pode parecer um exercício
de futilidade para aqueles mais desatentos. Assim, daremos um exemplo da necessidade
de ter essa descriçào precisa. Como exemplo, vamos tomar o caso dos direitos
autorais. Sabemos que o conteúdo de um livro é informação, o mesmo se aplica
a filmes, músicas, jornais e revistas. O valor do livro é dado pela informação
que ele contém, não pelo papel de que é feito. Se um livro é digitalizado e
distribuído por alguém na Internet, a informação do livro se torna gratuita.
Isso é um problema, pois o autor do livro, que vive de escrever livros, não
está sendo recompensado pelo seu trabalho e poderá ficar desestimulado para
produzir mais obras. Então, devemos criar uma legislação sobre os direitos autorais
sobre informação, não sobre livros, filmes, software e músicas. Surge um problema.
Como legislar sobre um objeto, a informação, o qual não conseguimos definir?
Se dermos definições vagas sobre o que é a informação, haverá espaço para diversas
interpretações da legislação os direitos autorais da informação; valerá qualquer
coisa e a legislação não servirá para nada. Sendo assim, tentar definir o que
é a informação é de fundamental importância.
Algumas fontes importantes sobre informação:
Borlow,
The Economy of Ideas
Esther
Dyson, Intellectual Value
Pamela
Samuelson, Copyright Grab
Artigo de Pamela Samuelson sobre direitos autorais, censura, liberdade de
informação e Free Speach
Peter
Lyman, The UCC 2-B Debate and the Sociology of the Information Age
Eben Moglen, Anarchism Triumphant
Groetschel
& Lugger, Scientific Information Systems and Metadata
M.
Buckland, aula sobre Infosys 101 (1997)
Buckland, Infosys 101 (1997) exercício sobre informação
Prof.
Valdemar Setzer, Data, Information, Knowledge and Competency
Mendel, Lyra e Simon, Informação: Computação e Comunicação
(PS) (HTML)
Algumas perguntas e características
Na tentativa de entender a natureza da informação, talvez seja ilustrativo fazer
vária perguntas e apresentar fatos relativos à informação. Abaixo temos um pouco
disso:
* Poderia me dar uma informação? Onde fica o IME?
Uma pergunta está relacionada com a informação? De certa forma sim, alguém que
faz uma pergunta sobre algo, está transmitindo a outra pessoa a informação:
"Desconheço isso. Não sei o que é isso".
* Dados != Informação
Existe uma diferença entre dados e informaçòes. Um dado é uma seqüência de símbolos,
é um ente totalmente sintático, não envolve semântica como na informação. Os
dados podem ser representados com sons, imagens, textos, números e estruturas.
Agora, pergunta-se: O conceito de dado está contido no conceito de informação,
o conceito de informação está contido no conceito de dados, ou eles são mutuamente
exclusivos?
* Software é informação?
Há controvérsia sobre isso. O texto de Lynam trata desse assunto.
* Seqüência de DNA é informação?
De certa forma o DNA e um Software são semelhante, pois enquanto o DNA possui
instruções para realizar operações biológicas, o software possui instruções
para realizar operaçòes computacionais.
* Considere uma sociedade de insetos sociais. Existe informação nessa sociedade?
Ao que parece, existe alguma necessidade de informação para organizar uma sociedade
de insetos. Peguemos o caso de uma colônia de abelhas. Quando uma abelha operária
encontra um campo de flores com muito pólem e néctar, ela voa de volta para
a colméia. Lá chegando, inicia uma dança, dando voltas e dando chacoalhadas
com o seu abdomem. A forma como os círculos se dispoem em relação à posição
do Sol, indica às outras operárias a direção do campo de flores e o número e
a intensidade das chacoalhadas indica a distância a ser percorrida para encontrar
o campo de flores. Aqui temos a transmissão da informação de distância e posição
do campo de flores. Logo após a execução da dança, as outras abelhas operárias
seguem para o campo de flores sem errar o caminho.
* Cheiro, tato, paladar são informações?
Bem, os sentidos estão ligados de alguma forma à informação, pois é com eles
que captamos as transmissões de informação. O cheiro é usado pelos animais para
várias finalidades de informação; usam-se cheiros para demarcar territórios
de caça e reprodução, para fêmeas avisarem aos machos que estào em época de
acasalamento, etc.
* Comunicação está relacionada com informação? A resposta é um enfático SIM.
A comunicação é dependente da informação, pois em toda comunicação consiste
na transmissão de uma informação; se nenhuma informação é transmitida não há
comunicação. Aliás, entender a comunicação chega a ser tão complexo quanto entender
a informação.
Estas notas foram preparadas por Edward Iamamoto
O que é informação e como ela age? Dicionário básico da disciplina: Revolução Cooperação Digital Informação Sociedade Automação Informação ficou sem definição ou explicação na primeira aula. Está na hora de enfrentar o tema. Objetivos Queremos entender o conceito e as características da informação no contexto da primeira aula, ou seja, entender o conceito e os mecanismos de ação da informação que com o advento da tecnologia digital (Internet) está mudando os hábitos de cooperação e automação a ponto de provocar uma revolução na sociedade. Contrastar o fluxo liberal com o fluxo restrito da informação. Quais as características e consequências de cada um. Até que ponto podemos escolher ou influir neste fluxo em cada caso? DNA, por exemplo, a velocidade de propagação está inscrita no próprio DNA. Qual velocidade convêm e porque para cada tipo de informação? Significado básico: Pode me dar a informação de como encontrar o IME? Nos EUA, no Rio, em Santo Amaro, no Butantã, na Educação; posto de informações da USP na entrada principal. O que dizem os dicionários? Aurélio, uns dez significados, alguns circulares, nada majestoso que possamos utilizar no sentido acima. EB - edição mais nova: não consta o verbete, constam information processing, information theory; i.e. é algo que vale a pena processar e teorizar, mas sem saber o que venha a ser. EB anterior: existe verbete "confuso". EB multimídia: parte do material que contém está reproduzida na página info-eb.html. EB Propaedia: ver Tema 2. Observação sobre a literatura Maior parte da literatura enfoca os aspectos econômicos e legais de informação, não é nossa preocupação principal, mas estas fontes contêm reflexões interessantes sobre o conceito. Perguntas e características Perguntas que ajudam a delimitar o tema Software é informação? Sequência de DNA é informação? Existe informação numa sociedade de insetos sociais? E os demais? Cheiro, tato, visão, audição, percepção de uma atitude (aula presencial) é informação? Traz informação? Música ou arte é informação? Traz informação? Conhecimento é relacionado com informação? Como? Cultura é relacionada com informação? Como? Características para precisar o tema dado != informação dado e sequência finita de símbolos, inerte, sem semântica, completamente sintático. Vale inclusão de qualquer lado? Ficou em aberto. Comunicação é conceito umbilicalmente ligado à informação. Informação sem ser comunicada, de nada vale, desaparece, precisa ser recriada. Todos possuímos uma quantidade muito grande de informação deste tipo que desaparece conosco. comunicação está melhor definida na EB. Existe também comunicação animal (que menciona informação). comunicação aumenta a dimensionalidade do conceito, passamos a ter dois interlocutores, o receptor e o doador, cf. com vértice vs. aresta num grafo. surgem perguntas que serão importantes: comunicar a quem? sob que condições comunicar? a comunidade que compartilha a informação pode ser muito importante para compreender o tema a velocidade e facilidade ou dificuldade de comunicação é muito importante para compreender o tema A informação é acompanhada de sistemas de valores que podem depender de muitos fatores A informação é sujeita a interpretação que varia com o indivíduo, com o tempo, etc. A informação é verdadeira ou falsa (ou inúmeras variantes intermediárias) "Importa a versão, não o fato" ensinam os políticos mineiros. Existe uma ambiguidade inerente que acompanha o próprio termo confrontar os seus usos em matemática (Teoria da informação), organização de empresas (artigo do Setzer), uso legal (informação = parecer) contexto computacional (dado, processamento da informação) Frequentemente a informação é difícil de ser criada mas é fácil de ser reproduzida e compartilhada (na forma de dado e na presença da tecnologia digital). É fácil de ser manipulada (alterada) localmente, com intenções variadas. É capaz de alterar o comportamento de SCAs fornecendo "informações" sobre o ambiente do sistema. Isto precisa ser detalhado! A informação é sujeita a evolução através da diversidade. A informação é "infinitamente" expansível e comprimível (detalhável e resumível): a informação pode ser usada para criar nova informação (lembrar copiar de Roda Roda) A classificação e sistematização da informação são atividades muito importantes. Levam até a confusão de informação com infformação sobre informação. Veja que informação está quase sempre junta de biblioteconomia em programas acadêmicos. Até pouco tempo atrás, pelo menos. Em certas situações admite construção cooperativa em grande escala, dependendo da disponibilidade de bons meios de comunicação; a novidade está no alcance e na efetividade. A informação é um bem de experiência que uma vez experimentada pode perder parte do seu valor. Bits e átomos são diferentes. Muitas das diferenças são apontadas nos ítens anteriores; a compreensão da distinção pode ser fundamental para entender o tema. ===== Acenei com a possibilidade atraente de considerar informação conceito primitivo, como é o caso de conjunto ou algoritmo. Conjunto nasceu com Boole e Kantor, 150 anos atrás, desde lá está sendo ensinado desde o primário. Esta "lavagem cerebral" faz com que todos tenhamos o mesmo conceito de conjunto e dispensa definição. De certa forma, queremos aqui bater bola sobre as características da informação, até forjarmos um consenso de o que ela seja. Aí talvez possamos considerá-la conceito primitivo. Vale procurar outras fontes, outras perguntas e pensar sobre mais características para a próxima aula. === Ler Barlow para a próxima aula. ====Passados quase 10 anos, a seguinte conversa aconteceu por e-mail:
Date: Fri, 13 Jun 2008 14:35:16 -0300 From: Imre SimonTo: Diego ... Subject: Re: Citação Diego, O trecho que você cita foi redigido por um dos alunos daquele ano, o Edward Iamamoto, refletindo a sua percepção de o que foi falado em aula. A versão resumida do Professor (eu) encontra-se na parte de baixo daquela página. Lembro ainda que esta aula foi dada em 1999, mais de dez anos atrás. No entanto, inspecionando a página da Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Information fica-se com a percepção de que não houve muita melhora na situação descrita naquela aula netes últimos 11 anos. Apesar disto, a nossa compreensão do tema avançou muito nestes 11 anos. Se você for ler o livro de Yochai Benkler, The Wealth of Networks, você perceberá que os capítulos 2 a 4 descrevem, entre outros temas importantes, inúmeras caacterísticas fundamentais da informação que respondem a algumas das perguntas feitas naquela aula. O livro do Benkler você pode (legalmente) copiar aqui: http://www.benkler.org Atenciosamente, Imre Simon Diego wrote: > Caro Imre Simon, > > > Estou elaborando um artigo e utilizei uma citação do site > http://www.ime.usp.br/~is/ddt/mac333/aulas/tema-11-24mai99.html, no > caso postada pelo senhor. Gostaria de saber se o senhor tem algum livro > que tenha esta passagem: > > "[...]usamos, absorvemos, assimilamos, manipulamos, transformamos, > produzimos e transmitimos informação durante o tempo todo, durante todo > o tempo. Entretanto, não temos uma definição precisa do que é > informação. Não temos uma definição que diga o que é e o que não é > informação. Sabemos intuitivamente o que é informação, mas não > conseguimos descrever, em palavras, o que é informação." > > Se tiver por gentileza gostaria que me informasse a editora, ano e > página da citação, desde já agradeço a compreensão. > > Diego Batista de Oliveira > > Acadêmico da Faculdade FIP em Porto Velho >
MAC 333 A Revolução Digital e a Sociedade do Conhecimento
e-mail:
Imre Simon <is@ime.usp.br>