SUGESTÕES DE MÚSICAS CLÁSSICAS
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Nome | Nomes ads |
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AnoC | Tipo |
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Inserção |
Albeniz | Isaac | 1860-1909 | M | 1890 | S | ? | Asturias, p/ Pn, tocada em geral em Vlo | |
Albinoni | Tomaso | 1671-1750 | B | 1708 | MC | ? | Adagio em sol m p/ Vl, OC e Or (atribuído a Remo Giazotto) | |
Anderson | Leroy | 1908-1975 | R | 1950 | SO | ? | Conc. p/ máquina de escrever e orq | |
Anônimo | R |
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Greensleeves, canção folclórica inglesa, citada por Shakespeare em 1597 em The Merry Wives of Windsor | |||||
Arensky | Anton Stepanovich |
1861-1906 | R | 1894 | MC | 35 | 4t em lá m para Vl, Vla e 2 Vlc (uma formação inusitada!) | |
Auric | Georges | 1899-1933 | M | 1938 | MC | Trio p/ Ob, Cl e Fg em ré M | 16/11/19 | |
Bach | Carl Philipp Emanuel | 1714-1788 | C | 1775 | OS | H663 | Sinfonia N° 1 em mi M | 31/12/19 |
Bach | Johann Sebastian | 1685-1750 | B | Em lugar de Opus, o índice BWV (Bach Werke Verzeichnis) | ||||
1704? | S | 565 | Tocatta and Fugue em ré m p/ órgão; ver a orquestração de Stokowski e as de outros | |||||
1706 | OR | 582 | Passacaglia and Fugue em dó m p/ órgão; ver as versões p/ orq de Stokowski e a de Respighi. | |||||
1721 | SO | 1049 | Brandemburg Concerto N° 4 em sol M, p/ 2 Fls (orig. para Fls doce contralto), Vl e OC (para mim, o 2o mov. é uma marcha fúnebre e deveria ser tocado lentamente) | |||||
1723 | SO | 1043 | Conc. p/ 2 Vls e orq em ré m | |||||
1724- 1739 |
O | 1066- 1069 |
4 suítes (Ouvertures); esp. a N° 2 p/ Fl e OC em si m, | |||||
172? | S | 1004 | Chaconne, da Partita N° 2 em ré m p/ Vl | |||||
1733 | COS | 243 | Magnificat (meu "Lieblingsstück", obra preferida) | |||||
1735 | S | 971 | Conc. Italiano p/ cravo (ou Pn) em fá M | 24/11/19 | ||||
1736 | SO | 1060R | Conc. p/ Ob, Vl e OC em dó m | |||||
Badelt | Klaus | 1967- | M | 2003 | OS | Trilha sonora de Pirates of the Caribbean | ||
2005 | OS | Trilha sonora de The Promise | ||||||
Baermann | Heinrich Joseph | 1784-1847 | R | ? | SOC | Adagio p/ Cl e orq cordas em mi b M | 31/12/19 | |
Balakirev | Mily Alexeyevich | 1881-1938 | R | 1858 | OS | Overture on 3 russian songs | ||
Banchieri | Adriano | 1568-1634 | N | MC | Fantasia Eco p/ instrumentos |
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Bartók | Béla | 1881-1845 | M | 1915 | S, OC | 56 | Danças Rumenas (Roumanian Danses) (orig. p/ Pn; ele orquestrou para pequena orquestra; peças curtas) | |
Beethoven | Ludwig van | 1770-1827 | R | |||||
1800 | SO | 37 | Conc. N° 3, em dó m p/ Pn e orq | |||||
1801 | S | 27,2 | Sonata N° 14, ao Luar (Moonlight Sonata) em dó # m p/ Pn | |||||
1803 | MC | 47 | Sonata N° 9 Kreuzer para Vl e Pn em lá M | |||||
1804 | OS | 55 | Sinf. N° 3 Heróica (Eroica), em mi b M | |||||
1805 | S | 57 | Sonata N° 23 Apassionata em fá m p/ Pn | |||||
1808 | OS | 67 | Sinf. N° 5 em dó m (tbém chamada do Destino, Destiny), com a famosa entrada ta-ta-ta-tãããã; é a mais popular obra do autor | |||||
1808 | OS | 68 | Sinf. N° 6, Pastoral, em fá M | |||||
1808 | COS | 80 | Choral Fantasy, p/ Pn, solistas vocais, coro e orq | |||||
1810 | OS | 84 | Abertura Egmont para a peça de Goethe | 20/11/19 | ||||
1812 | OS | 92 | Sinf. N° 7 em lá M, especialmente o último mov, Allegro con Brio) | |||||
1824 | COS | 125 | Sinf. N° 9 Coral em ré m com o famoso coro final Ode à Alegria | |||||
1811 | SO | 73 | Conc. N° 5 Imperador em mi b M p/ Pn e orq | |||||
Belini | Vicenzo | 1801-1835 | R | No Opus, o índice IVB | ||||
1831 | OS | 20 | Sinfonia da ópera Norma | |||||
1823 | SO | 9 | Conc. p/ Ob e orq em mi b M | |||||
1835 | SVO | 8 | Ária Qui la voce soa soave, do 2o. ato da ópera I Puritani p/ soprano e orq | |||||
Benda | Franz | 1709-1786 | B | 1760 | SO | L2.4 | Conc. p. Fl e OC em mi m | 16/11/19 |
Berlioz | Hector | 1803-1869 | R | 1830 | OS | 14 | Baile (Ballet), 2º mov. da Symphonie Fantastique (na Internet há vídeos com balê) | |
1845 | OS | 24 | Marche Hungroise da ópera La Damnation de Faust p/ orq; comparar com a versão de Liszt | 22/11/19 | ||||
Bernstein | Leonard | 1918-1990 | M | 1955 | MUS | West Side Story | ||
Berwald | Franz | 1796-1868 | R | 1864 | OS | Ouverture to The Queen of Golconda p/ org | 17/11/19 | |
Biber | Heinrich Ignaz Franz von | 1644-1704 | B | ? | S | Sonata Representativa em la M p/ Vl e Pn (imita animais) | 16/11/19 | |
Bizet | Georges | 1838-1875 | R | |||||
1871 | S | 22 | Jeux d'enfants (jogos infantis) p/ Pn a 4 mãos | 17/11/19 | ||||
1872 | OS | ? | Suites L'Arlésienne N° 1 e 2 | 17/11/19 | ||||
1873 | SVO | ? | Toreador, ária p/ barítono e orq da ópera Carmen | |||||
1873 | SVO | ? | Habanera, ária p/ mezzo soprano e orq da opr. Carmen | |||||
Bocherini | Luigi | 1743-1805 | C | 1771 | MC | 11,5 | Minueto do 5t p/ cordas em mi M | |
1780 | MC | 30,6 | Night Music of the Streets of Madrid p/ 5t de cordas | 17/11/19 | ||||
1798 | MC | G447 | 5t No. 3 p/ Vlo e cordas em si b |
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Bolling | Claude | 1930- | M | 1973 | MC | Suite p/ Fl e Pn jazz trio | 29/12/19 | |
Borodin | Alexander | 1833-1887 | R | 1890 | OS | Polovtsian Dances, da ópera Prince Igor p/ coro, orq | ||
Boulanger | Nadia | 1887-1979 | R | 1914 | MC | Trois Pièces p/ Vlc e Pn, especialmentea a 3ª | 21/11/19 | |
Brahms | Johannes | 1833-1897 | R | |||||
1858- 1869 |
S,OS |
? | Danças Húngaras Nos. 1 em sol m, 2 em ré m, 3 em fá M, 5 em sol m (a mais conhecida), (orig. p/ Pn a 4 mãos; as 1 e 3 foram orquestradas pelo autor) | |||||
1865 | MC | 40 | Trio p/ Vl, Tra e Pn em mi b M | 17/11/19 | ||||
1868 | VPn | 49,4 | Canção de Ninar (Lullaby, Wiegenlied), talvez a canção de ninar mais cantada no mundo todo | |||||
1884 | MC | 120,1 | Sonata N°1 p/ Cl (ou Vla) e Pn em fá m |
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Britten | Benjamin | 1913-1976 | M | 1934 | OC | 4 | Simple Symphony orig. OC ou 4t de cordas | |
Brown | William David | 1933-2017 | M | ? | SOS | Suite West Side Story, arranjo da obra de L.Bernstein p/ Vl e orq. |
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Bruch | Max | 1838-1920 | R | 1866 | SO | 26 | Conc. p/ Vl N° 1, em sol m | |
Castelnuovo- Tedesco |
Mario | 1895-1968 | M | 1934 | S | 77 | Sonata para Vlo, "Omaggio a Boccherini" | |
Chopin | Fréderic | 1810-1849 | R | |||||
1830 | S | ? | Nocturne Nº 20 em dó# m p/ Pn, op. póstumo (um dos temas, talvez o principal, do filme O Pianista, de R. Polanski; na Internet encontra-se gravação com Wladyslaw Szpilman, o autor do livro autobiográfico com o mesmo nome) | |||||
1830 | SO | 11 | Conc. N° 1 p/ Pn e orq em mi m | |||||
1832 | S | 9,1 | Nocturne em si b m, p/ Pn | |||||
1834 | S | 66 | Fantasie Improptu em dó# m p/ Pn | |||||
1838 | S | 40,1 | Polonaise Militaire em lá M, p/ Pn | |||||
1842 | S | 53 | Polonaise Heroic em la b M | 31/12/19 | ||||
Cimarosa | Domenico | 1749-1801 | C | 1790 | SO | Il Maestro di Capella, opereta para barítono e orq | 19/11/19 | |
Crusell | Bernhard Henrik |
1775-1838 | R | 1811 | SO | 1 | Conc. p/ Cl e orq em mi b M | |
Danzi | Franz | 1763-1826 | C | ? | MC | 5t p/ Pn e sopros em ré m | ||
Debussy | Claude Achille | 1862-1918 | I | No Opus, o índice L (Lesure) | ||||
1884 | S | Reverie (Sonho) p/ pn | 31/12/19 | |||||
1894 | OS | 86 | Prélude à l'Après-midi d'un faune (para a tarde de um fauno), solo de Fl | |||||
1908 | S | 113 |
Children's Corner p/ Pn, tbém
em versão de Paterson p/ 2 Cl, 2 Fg e 2 Tra e p/ orq de
André Caplet
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Delibes | Clement Philibert Léo | 1815-1910 | R | |||||
1870 | OS | ? | Valsa (Waltz) do balê Coppelia | |||||
1883 | SVO | ? | Flower Duet (Dueto das Flores) da ópera Lakmé p/ soprano, contralto e orq | |||||
Devienne | François | 1759-1803 | C | 1787 | OS | Conc. p/ Fl e OC N° 7 em mi m | 17/11/19 | |
Donizetti | Gaetano | 1797-1848 | R | 1832 | SVO | ? | Una furtiva lagrima, da ópera Elixir d'amore p/ tenor e orq | 16/11/19 |
Doppler | Albert Franz | 1821-1883 | R | 1870 | SO | 26 | Fantasie Pastorale Hungroise p/ Fl e OC | 17/11/19 |
Dukas | Paul | 1865-1935 | R | 1897 | OS | The Sorecerer's Apprentice (O aprendiz de feiticeiro), poema sinfônico p/ orq | 17/11/19 | |
Dvorak | Antonin | 1841-1904 | R | 1890 | MC | 87 | 4t N° 2 p/ Pn, Vl, Vla e Vlc em mi b M | |
1893 | OS | 95 | Sinf. N° 9 Do Novo Mundo (New World) em mi m (composição mais popular do autor) | |||||
1893 | MC | 96 | 4t N° 12 American, | 19/1/20 | ||||
1895 | SO | 104 | Conc. p/ Vlc em si m | |||||
Elgar | Edward | 1857-1934 | 1907- 1930 |
OS | 39 | Pomp and Circumstance, 4 marchas, a mais conhecida é a N° 1, em ré M | ||
Falla | Manuel de | 1876-1946 | R | 1915 | OS | Danza ritual del Fuego (Ritual Fire Dance) do ballet El Amor Brujo, p/ orq | ||
Ferde Grofé | 1892-1972 | R | 1931 | OS | Suíte Grand Canion | |||
Fernandez | Lorenzo | 1897-1942 | R | 1930 | OS | Batuque - Dança de Negros, da suíte Reisado do Pastoreio p/ orq | 17/11/19 | |
Fobbes | Robert | 1939 | C | 1985 | SO | Fatasia sobre a Flauta Mágica de Mozart, p/
Fl e orq Há gravação no Spotify, vale a pena cadastrar-se |
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Français | Jean | 1912-1917 | R | ? | MC | Musique de Cour p/ Fl, Vl e Pn | 16/11/19 | |
Franck | César | 1822-1890 | R | 1886 | MC | Sonata p/ Vl e Pn em lá m | 31/12/19 | |
Friedrich der Grosse ("O Grande) | Tbém Friedrich II da Prússia | 1712-1786 | B | ? | SO | Conc. p/ Fl e OC em la m | 16/11/1 | |
Gade | Jacob Thune Hansen |
1879-1963 | R | 1925 | Jalousie, Tango Tzigane p/ Vl e Pn em ré m e M | |||
Gershwin | George | 1898-1937 | M | 1924 | SO | Rhapsody in Blue p/ Pn e orq (a obra mais famosa do autor), orquestração de Ferde Grofé | ||
Ginastera | Alberto Evaristo | 1916-1983 | M | 1937 | S | 2 | Danzas Argentinas, p/ Pn | 17/11/19 |
1961 | SO | 28 | Conc. p/ Pn e orq | 17/11/19 | ||||
Glinka | Mikhail Ivanovich | 1804-1857 | R | 1840 | S | The Lark (A cotovia), N° 10 de Farewell (Adeus) to Saint Petersburg, transcr. de Balakirev p/ Pn, há uma versão. p/ Hp | 22/11/19 | |
1842 | OS | Overture da ópera Ruslan e Liudmila | 22/11/19 | |||||
Gluck | Christoph Willibald | 1714-1787 | B | Em Opus, o índice Wq (Wotquenne) | ||||
1762 | SO | 30 | Dance of the Blessed Spirits (dos Espíritos Abençoados), da ópr. Orfeo ed Euridice p/ Fl e orq | |||||
Gottshalk | Louis Moreau |
1829-1869 | R | 1858 | 31 | Souvenir de Puerto Ruico p/ 5t de sopros (metais) | ||
1869 | SO | 69 | Fantasy on the Brazilian National Anthem (Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Brasileiro) p/ Pn e orq | |||||
Granados | Henrique | 1867-1916 | R | |||||
1890 | S | 68 | Spanish Dance N° 2 "Oriental" p/ Pn em ré m | |||||
1894 | MC | 49 | 5t p/ Pn e cordas em sol m | |||||
Grieg | Edvard | 1843-1907 | R | |||||
1868 | SO | 16 | Conc. p/ Pn e orq em lá m [1] | |||||
1875 | OS | 46 | Suite Peer Gynt N° 1 [1] | |||||
Guarnieri | Mozart Camargo | 1907-1993 | R | 1928 | S, MC | Canção Sertaneja p/ Pn, tb. Vl e Pn, Cl e Pn | 29/12/19 | |
R | 1946 | S | Dança Negra p/ Pn | 29/12/19 | ||||
M | 1959 | S | ? | Ponteio N° 45 "Com Alegria" | ||||
Guerra Peixe | César | 1914-1993 | M | 1972 | C | ? | Série Xavante | |
Händel | Georg Friedrich | 1685-1759 | B | No opus o índice HWV | ||||
1717 | OS | 348* | *-350; suíte Water Music | |||||
1738 | SO | 289 | Conc. Op. 4 N° 1 p/ Or e OC em sol m | 21/11/19 | ||||
1741 | CO | 56 | Halleluia, do oratório O Messias | |||||
1749 | OS | 351 | Music for the Royal Fireworks (fogos de artifício) | |||||
Haydn | Franz Joseph | 1732-1809 | C | Em Opus, o índice H (Hoboken) | ||||
1761 | OS | I:8 | Sinfonia N° 8 Le Soir (A noite) em sol M; ultimo movim. La Tempesta | 17/11/19 | ||||
1765 | SO | VIIb:1 | Conc. p/ Vlc e orq em dó M | |||||
1783 | SO | XVIII | Conc. p/ Pn e orq N° 11 em Ré M | 20/11/19 | ||||
1792 | SOS | I:105 | Sinfonia concertante p/ Vl, Ob, Vlc, Fg e orq. em si b M |
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1795 | MC | XV:29 | Trio N° 45 em mi b M p/ Vl, Vlc e Pn | |||||
1796 | SO | VIIe:1 | Conc. p/ Tr e orq em mi b M | |||||
Holst |
Gustav Theodore von |
1874-1934 | R | 1903 | MC | 14 | Wind quintet (5t p/ sopros) em la m | 17/11/19 |
Hummel | Johann Nepomuk | 1778-1837 | C | 1803 | SO | ? | Conc. p/ Tr e orq em mi b M | 16/11/19 |
Grand Conc. p/ fg e orq. câm. | ||||||||
Kern | Jerome | 1885-1945 | R | 1927 | SVO | ? | Ol' Man River, do musical Show Boat | |
Ketèlbey | Albert W. | 1875-1959 | R | 1920 | CO | Em um mercado persa (In a Persian market) p/ coro e orq. em fa M | ||
Khatchaturian | Aram | 1903-1978 | M | |||||
1939 | OS | ? | Dança do Sabre (Sabre Dance) da suite de balê Gayaneh | |||||
1940 | SO | ? | Conc. p/ Vl e orq. em ré m; há versão para Fl transcr. Rampal | |||||
1941 | OS | ? | Suíte sinfônica Masquerade p/ orq., espec. Valse | 29/12/19 | ||||
1956 | MC | ? | Cena de Amor (Love Scene) do ballet Spartacus e Phrygia p/ orq, redução para fl e Pn | |||||
Komitas | Vardapet | 1869-1935 | R | Krunk p/ Pn ou Vl;V. arr. Vl e orq. de A.Iradyan | 29/12/19 | |||
Krawczyk | Franck | 1969- | Transcrição do Inverno das 4 Estações de Vivaldi, para coro e OC | |||||
Kraus | Joseph Martin | 1756-1792 | C | No Opus, o índice VB; denominado "O Mozart Sueco" | ||||
1783 | OS | 141 | Sinfonia em mi m | |||||
Krommer | Franz Vincenz | 1759-1831 | C | SO | 35 | Conc. p/ 2 Cl e orq em mi b | ||
C | SO | 52 | Conc. p/ Ob em fá M | 30/12/19 | ||||
SO | 65 | Concertino p/ Fl, Ob e orq em do M | 21/11/19 | |||||
Lanner | Joseph | 1891-1843 | R | ? | 161 | Hofball Tänze (Danças da corte), p/ orq | ||
Lecuona | Erenesto | 1895-1963 | R | 1933 | S | Malagueña, orig p/ Pn; há orquestração de Ferde Grofé | ||
Lehar | Franz | 18701948 | R | 1905 | OS | Ouverture to The Merry Widow (abertura da opereta A Viúva Alegre) | 17/11/19 | |
Levy | Alexandre | 1865-1892 | R | 1890 | OS | Suite Brasileira p/ orq, especialmente a 4a. parte, Samba | ||
Liszt | Franz | 1811-1886 | R | No opus, o índice S (Searley) | ||||
1850 | SOS | 124 | Concerto p/ Pn N°1 em mi b M |
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1851 | S | 141 | La Campanella p/ Pn em sol# m, sobre tema de Paganini | |||||
1853 | S, OS | 244/15 | Hungarian Rapsody N° 15 (Rákóczy March) p/ Pn ou orq ; compare com a versão de Berlioz da marcha | 24/11/19 | ||||
Litolff | Henry Charles | 1818-1891 | R | 1862 | OS | 115 | Scherzo, 3° mov. do Concerto Sinfonique N° 4 em sol# m, p/ Pn e orq | 19/11/19 |
Lorenzo Fernandez |
Oscar | 1897-1948 | R | 1930 | OS | ? | Batuque, final de Reisado do Patoreio | |
Lully | Jean-Baptiste | 1632-1687 | B | 1670 | 43 | Menuet do balé Le bourgeois gentilhomme p/ orq | 16/11/19 | |
Massenet | Jules | 1842-1912 | R | 1894 | SO | ? | Meditation, da opr. Thais, p/ Vl o orq | |
Marcello | Alessandro Ignazio |
1673-1747 | B | 1717 | SO | ? | Adagio do conc. p/ Ob e OC em ré m | |
Mendelssohn | Felix M Bartholdy | 1809-1847 | R | 1822 | SO | 64 | Conc. p/ Vl e orq em mi m | |
1825 | OC | 20 | 8t p/ cordas em mi b M | |||||
1833 | OS | 90 | Sinf. N° 4 Italiana em lá M | |||||
1833 | SO | 113, 114 | Two Concert Pieces, p/ 2 Cl | 31/12/19 | ||||
1842 | OS | 56 | Sinf. N° 3 Scottish em Lá m | |||||
Milhaud | Darius | 1892-9174 | M | 1919 | OS | 58 | Le boef sur le toit ("O boi em cima do telhado") música de balé com temas e ritmos brasileiros |
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1939 | SOS | 165b | Brazileira, 3° mov. da suíte Scaramouche, p/ Cl e orq |
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Mignone | Francisco | 1897-1986 | R | 1933 | OS | Maracatu de Chico Rei, p/ coro e orq | 16/11/19 | |
1970 | S | Valsa de Esquina N° 8 p/ Pn ou Vlo em dó# | 21/11/19 | |||||
Molino | Francesco | 1768-1847 | 56 | Conc. em Mi m p/ Vlo e OC | 17/11/19 | |||
Monti | Vittorio | 1868-1922 | R | 1904 | S | Czardas p/ Vl e Pn; há versões c/ orq e vários instr. | ||
Moody | James | 1907-1995 | R | 1960 | SO | Little Suite for harmonica, p/ gaita e orq. cordas | 30/12/19 | |
Morton Gould |
1913-1996 | R | 1959 | OC | ? | The Gospel Train - Old Time Religion; comparar com o Trenzinho Caipira do Villa Lobos | ||
Mozart | Johan Georg Leopold | 1719-1787 | C | ~1750 | O | Toy Synphony (dos brinquedos) em sol p. OC e brinquedos (autoria incerta) | 16/11/19 | |
? | SO | Horn concert em Ré p/ Tra e OC | 16/11/19 | |||||
? | CO | Kirie p/ coro e orq | 16/11/19 | |||||
Mozart | Wolfgang Amadeus | 1756-1791 | C | No lugar do opus, índice KV (Köchel Verzeichnis) | ||||
1769 | COS | 65* | *61a Missa Brevis em dó m (aos 13 anos!) | |||||
1774 | SO | 191* | /186e conc. p/ Fg em si b M | |||||
1775 | SO | 216 | Conc. N° 3 p/ Vl e orq em sol M, | |||||
1775 | SO | 219 | Conc. N° 5 p/ Vl em lá M, The Turkish (O Turco) | |||||
1776 | MC | 251 | Divertimento N° 11 "Nannerl Septet" p. sopros e 4t de cordas em ré M | |||||
1777 | MC | 213 | Divertimento em fá M, p/ 2 Ob, 2 Fg e 2 Tra | |||||
1778 | SO | 299* | */297c Conc. p/ Fl, harpa e orq em dó M | |||||
1778 | SO | 313* | */285c Conc. p/ Fl N° 1, em sol M | |||||
1777 | SO | 314* | */271k Conc. p/ Ob e orq do M | 29/12/19 | ||||
1781 | MC | 370 | 4t p/ Ob e cordas em fa M | 29/12/19 | ||||
1781 | SO | 371 | Rondó p/ trompra e orq em mi b M | |||||
1783? | S | 331 | Sonata p/ Pn lá M, especialmente o rondó "Alla turca" | |||||
1785 | SO | 466 | Conc. p/ Pn e orq N° 20 em ré m | |||||
1786 | OS | 492 | Abertura da ópera Le nozze de Figaro e 2t "Che soave zeffiretto" p/ sopranos |
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1786 | SO | 488 | Conc. p/ Pn e orq N° 23 em lá M | 16/11/19 | ||||
1787 | OC | 525 | Uma Serenata Noturna (Eine kleine Nachtmusik), | |||||
1788 | OS | 550 | Sinfonia N° 40, K 550 especialmente o primeiro movimento (a sinf. mais popular do autor) | |||||
1789 | MC | 581 | 5t p/ Cl e cordas, em lá maior | |||||
1791 | SO | 595 | (Úlitmo) conc. p/ Pn e orq N° 27 em si b M | 20/11/19 | ||||
1791 | COS | 620 | Ópera A Flauta Mágica (The Magic Flute, Die Zuberflöte); (ler o enredo antes; o ideal é seguir o libreto especial para quem ainda acha que não gosta de ópera!) | |||||
1773- 1791 |
SO | Conc. p/ Tra, N° 1 em ré m M K412, N° 2 em mi b, K417, N° 3 em mi b M K447, N° 4 em mi b M K495. | ||||||
1791 | SO | 622 | Conc. p/ Cl em lá M | |||||
Muffat | Georg | 1653-1704 | B | 1701 | OC | Conc. Grosso N° 1 em Ré m | 17/11/19 | |
Mussorgski | Modest Pietrovich | 1839-1831 | R | 1874 | S, OS | ? | Quadros de Uma Exposição (Pictures at an Exhibition), orig. p/ Pn e a fantástica orquestração de Maurice Ravel (1922); ler primeiro o que está sendo representado; é a composição mais popular do autor | |
Nováchek | Ottokar | 1866-1900 | R | 1895 | S | ? | Perpetuum Mobile p/ Vl em ré menor | |
Offenbach | Jacques | R | 1880 | SVO | ? | Barcarolle (canção de barqueiro), da opr. fantástica Tales of Hoffman, para soprano, contralto e orq | ||
Orff | Carl | 1895-1982 | R | 1936 | COS | ? | Carmina Burana (há duas versões do autor, uma com orq e outra apenas com 2 pianos e percussão) especialmente o 1o. mov, O Fortuna | |
Pachelbel | Johann | 1653-1706 | B | Índice PWC no Opus | ||||
1680? | OC | 37 | Canon em ré M, original p/ 3 Vl e baixo contínuo; há várias instrumentações | |||||
Paganini | Nicolò | 1782-1840 | R | |||||
1817 | S | ? | Caprice N° 24 em la m p/Vl | |||||
1818 | SOS | 6 | Conc. N° 6 p/ Vl e orq em mi m | 31/12/19 | ||||
1821 | S | 38 | Nel cor più non mi sento p/ Vl em sol M | 17/11/19 | ||||
? | MC | 17 | Cantabile p/ Vl e Pn em ré M | 17/11/19 | ||||
1826 | SO | 7 | Conc. N° 2 p/ Vl e orq em si m; o 3o mov. é o Rondó La Campanella | |||||
1835 | SO | 11 | Moto Perpetuo p/ Vl e orq | |||||
Paul * Dukas | *Abraham | 1865-1935 | R | 1897 | OS | ? | The Sorcerer's Apprentice (O Aprendiz de Feiticeiro) (ler a história), em fá m, baseado em poma de Goethe (1797) | |
(Paulinho) * Nogueira | * Paulo Artur Mendes Pupo | 1927-2003 | M | S | Bachianinhas Nos. 1 e 2 p/ Vlo | |||
Patápio Silva | 1880-1907 | M | 1905 | 3 | Margarida, mazurca p/ Fl e Pn (há gravação com ele próprio) | |||
Pergolesi | Giovanni Battista | 1710-1736 | B | 1736 | C | Stabat Mater, p/ coro fem. | 19/11/19 | |
? | SOS | Concerto p/ Fl e orq em Sol M |
|
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Piazzolla | Astor | 1921-1982 | M | 1974 | OS | Libertango (várias formações) | 21/11/19 | |
Ponchielli | Amilcare | 1834-1886 | R | 1876 | OS | 9 | Dance of the Hours, do 3o. ato, cena 2, balê da ópea La Gioconda | |
Popper | David | 1843-1913 | R | 1894 | MC | 68 | Hungarian Rhapsody p/ Vlc e Pn | |
Poulenc | Francis | 1899-1963 | M | 1957 | MC | 164 | Sonata p/ Fl e Pn | 29/12/19 |
R | 1961 | COS | 177 | Gloria p/ soprano, coro e orq. | 29/12/19 | |||
Prokofieff | Sergei Sergeievich | 1891-1953 | M | 1917 | OS | 25 | Sinfonia N° 1 Clássica em ré M | |
1934 | OS | 60 | Suite Liutenant Kije p/ orq | 17/11/19 | ||||
1936 | SVO | 67 | Pedro e o Lobo (Peter and the wolf) p/ narrador e orq ótima p/ crianças, mostrando os sons dos vários instrumentos, associados a animais | |||||
Praetorius | Michael | 1571-1621 | N | 1612 | OC |
|
Terpsichore, coleção de danças da alta Idade Média | |
Puccini | Giacomo | 1858-1924 | R | 1924 | SVO | ? | Nessun Dorma (Ninguém Durma), ária para tenor, coro e orq, da ópera Turandot | |
1900 | SO | E Lucevan le Stelle, Aria da ópera Tosca, p/ tenor e orq | 16/11/19 | |||||
Purcell | Henry | 1659-1695 | B | 1700 | SO | ? | Trumpet Voluntary p/ no Tr e orq, aparentemente de Jeremiah Clarke (ver o video com Maurice André) | |
Rachmaninoff | Sergei Vassilievich | 1873-1943 | R | 1892 | S | 3,2 | Prelude em do# m p/ Pn |
|
1901 | SO | 18 | Conc. p/ Pn N° 2 em dó m | |||||
1901 | S | 23,5 | Prelude em Sol m p/ Pn |
|
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1915 | OS | 34,14 | Vocalise (orig. era uma canção sem palavras para soprano ou tenor e Pn; a versão para orq foi feita pelo autor e também por outros; há várias versões para instrumentos solo) | |||||
1934 | SO | 43 | Rhapsody p/ Pn e orq em la m sobre um tema de Paganini | |||||
Ramirez | Ariel | 1921-2010 | R | 1964 | SVO | Misa Criolla, com temas de várias províncias argentinas, p/ tenor, barítono, coro e orq | 17/11/19 | |
Ravel | Maurice | 18751937 | I | |||||
1910 | OS | ? | Pavane pour une infante défunte; orig. p/ Pn de 1899 | |||||
1928 | OS | ? | Bolero (a primeira música minimalista) | |||||
Rejcha | Joseph | 1752-1795 | C | 1785 | SO | Conc. p/ Vlc e OC em mi M | 22/11/19 | |
1785 | SO | 5 | Conc. p/ 2 Tra e OC em mi b M | 22/11/19 | ||||
Rimsky- Korsakov |
Nikolai | 1844-1908 | R | |||||
1887 | OS | 34 | Capricho Espanhol | |||||
1888 | OS | 35 | Scheherazade, suíte sinfônica (obra mais popular) | |||||
1876 | MC | ? | 5t p/ Pn e sopros em si b M, op. póstumo | |||||
Rogers | Richard | 1902-1979 | M | 1936 | OS | Slaughter on Tenth Avenue, mús. p/ balê | 29/12/19 | |
Rosetti | Antonio | 1750-1792 | C | SO | C75 | Conc. p/ fg e orq em fa M |
|
|
Rossini | Gioacchino | 1792-1868 | R | |||||
1804 | MC | ? | Sonata a quattro, p/ 4t de cordas; é de 1823 a versão para 4t | |||||
1816 | OS | ? | Sinfonia (abertura, ouverture) da ópera La Gazzetta | |||||
1816 | OS | ? | Sinfonia (abertura) e Figaro's aria da ópera Il Barbieri de Seviglia | |||||
1817 | OS | ? | Sinfonia (abertura) da ópera La Gazza Ladra | |||||
1819 | SO | ? | Introduction, Theme and Variations p/ Cl e orq em do M | |||||
1825 | C | Duetto buffo di due gatti (dueto dos dois gatos) atribuído a Rossini |
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1845 | SO | Conc. p/ fg e orq |
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Rota | Nino | 1911-1979 | R | 1968 | SOS | A time for us p/ Pn e orq para o filme \Romeo and Juliet, arr. Henry Mancini | 19/1/20 | |
Saint-Säens | Camille | 1835-1921 | R | |||||
1863 | SO | 28 | Introduction et Rondo Capriccioso p/ Vl e orq em la m (há gravações com acompanhamento de Pn) | |||||
1872 | SO | 33 | Conc. p/ Vlc e orq em lá m | 17/11/19 | ||||
1874 | OS | 40 | Danse Macabre, poema sinfônico em sol m | |||||
1886 | SO | ? | Le Carnaval des Animaux p/ 2 Pn e orq; acompanhar pelos títulos dos movimentos | |||||
Salieri | Antonio | 1750-1825 | C | 1774 | SO | ? | Conc. p/ Fl, Ob e OC em dó M | |
Sammartini | Giuseppe F.G.M.Baldassare | 1693-1750 | B | ? | Conc. p/ Fl doce (recorder) soprano e OC em fá M | 17/11/19 | ||
Santoro | Cláudio Franco de Sá |
1919-1989 | M | 1953 | OC | ? | Ponteio p/ OC | |
Sarasate | Pablo de | 1844-1908 | R | 1878 | SO | 20 | Árias ciganas (Gypsy Airs, Zigeunerweisen) p/ Vl e orq | |
1882 | SO | 25 | Carmen Fantasy p/ Vl e orq (comparar com a de Waxman) | |||||
Satie | Eric | 1866-1925 | I | 1888 | S | Gymnopédie N° 1 p/ Pn | ||
Scheidt | Samuel | 1587-1654 | N | 1621 | R | 64 | Canzona Bergamasca, usualmente com 5t de metais | 16/11/19 |
Schubert | Franz | 1797-1828 | R | No opus está o índice D (Deutsch Verzeichnis) | ||||
1814 | OS | 125 | Symphony N° 2 em si b M | |||||
1816 | OS | 485 | Symmphony N° 5 em si b M | 24/11/19 | ||||
1818 | S | 733 | Marche militaire op. 51 N° 1 em dó M p/ Pn a 4 mãos | |||||
1819 | MC | 667 | A Truta (Die Forelle), 5t de cordas em lá M Op. 114 | |||||
1822 | OS | 759 | Symphony N° 8, Inacabada (Unfinished) | |||||
1824 | MC | 821 | Sonata Arpeggione em lá m p/ Pn e Vlc | 24/11/19 | ||||
1827 | S | 899,3 | Improptu p/ Pn em sol b M | 17/11/19 | ||||
Schumann | Robert | 1810-1856 | R | |||||
1838 | S | 15 | Sonhos (Träumerei) p/ Pn, N° 7 de Cenas Infantis (Kindesrzenen) | |||||
1842 | MC | 44 | 5t para Pn e 4t de cordas em mi b m | |||||
1847 | OS | 61 | Scherzo (Allegro Vivace) da sinf. N° 2 em dó M | |||||
1849 | MC | 73 | 3 Fantasiestücke (Peças de Fantasia) p/ Cl e Pn, também p/ Vlc e Pn e Vla e Pn | 14/12/19 | ||||
Scotto | Vincent | 1874-1952 | R | 1906 | SO | La petite Tonkinoise p/ voz e orq | ||
Shostakovich | Dmitri Dmitrievich | 1906-1975 | M | MC | ? | 4 Valsas (Waltzes) para Fl, Cl e Pn | ||
R | 1927 | OS | 16 | Taiti Trot ou Tea for Two p/ orq | 16/11/19 | |||
Smetana | Bedrich | 1824-1884 | R | 1866 | OS | Da ópera The bartered widow (A noiva vendida): Dance of the comedians (Dança dos comediantes) e Polka e | 20/11/19 | |
1874 | OS | ? | Poema sinfônico O Rio Moldava (Moldau, Vtalva) em mi m o tema principal foi usado na Haticva (Esperança), hino nacional de Israel | |||||
Soler | Antonio Francisco Javier J. | 1729-1783 | B | ? | S | Sonata N° 7 para cravo em Dó M (em um movimento) | 17/11/19 | |
Souza | John Phillip | 1854-1932 | R | 1896 | OS | Marcha The Stars and Stripes Forever (é a "marcha nacional" dos EUA), p/ banda sinfônica | ||
Spohr | Louis | 1784-1859 | R | 1829 | OS | 20 | Conc. N°4 p/ Cl e orq | 17/11/19 |
Stamitz | Carl Phillip | 1745-1801 | C | |||||
1777 | MC | ? | Octeto N° 1 p/ sopros em si b M | |||||
? | SO | 1 | Conc. N° 5 p/ Vla e orq em ré M | |||||
? | MC | 14,1 | Trio in sol M p/ 2 Fl e Vlc | |||||
Strauss * | Johann *Fo. | 1825-1899 | R | Chamado "O Rei da Valsa"; em Opus o índice IJS | ||||
1869 | OS | 335 | Pizzicato Polka | |||||
1874 | COS | 481 | Ópera O Morcego (Die Fledermaus), acompanhar o libreto (para quem acha que não gosta de ópera) | |||||
Tartini | Giuseppe | 1692-1770 | B | 1740? | MC | ? | Il Trillo del Diavolo, Vl e BC. | 16/11/19 |
SOC | Conc. p/ Tr e orq. de câmera ou órgão em ré M (orig. p/ Vl?) |
|
||||||
Tchaikosvsky | Piotr Ilich | 1840-1893 | R | |||||
1870 | OS | Fantgasy-Ouverture Romeo and Juliet, em si m, revista em 1880 | ||||||
1874 | SO | 23 | Concerto N° 1 p/ Pn em si b m | |||||
1879 | OS | 24 | Valsa da ópera Eugene Onegin ("Ievguéni Aniéguin") | 26/11/19 | ||||
1880 | OS | 45 | Capricho (Capriccio) Italiano | |||||
1880 | OS | 49 | Abertura (Ouverture) 1812 em mi b M com canhões | |||||
1880 | OC | 48 | Serenata em dó M p/ OC | |||||
1892 | OC | 70 | 6t para cordas em mi b M "Souvenir de Florence" | |||||
1892 | OS | 71a | Suíte The Nutcracker (O Quebra-nozes) p/ orq (ler a história), esp. Valse des Flours, Dance Chinoize ... | 29/12/19 | ||||
Telemann | Georg Phillip |
1681-1767 | B | No Opus, o índice TWV (Telemann-Werke-Verzeichnis) | ||||
1721 | SO | 52e1 | Conc. p/ Fl transversal, Fl doce contralto e OC em Mi m | |||||
1721 | SO | 51g9 | Conc. p/ Vla e OC em sol M | |||||
1735 | S | 40: 14-25 |
Fantasias N° 1 p/ Vl | |||||
Torelli | Giuseppe | 1658-1709 | B | ? | SO | Conc. p/ Tr e OC em ré M | 17/11/19 | |
Tupinambá | Marcelo | 1889-1953 | R | 1914 | S | São Paulo Futuro, maxixe para Pn |
|
|
Uccelini | Marco | 1603-1680 | N | 1642 | MC | La Bergamasca p/ cordas | 17/11/19 | |
Vaugham Williams | Ralph | 1872-1958 | I | 1914 | SO | The Lark Ascending (a cotovia subindo)
p/ Vl e Pn (Tocada também em funerais) |
30/12/19 | |
R | 1934 | OS | Fantasia on Greensleves p/ orq | 30/12/19 | ||||
I | 1951 | SOC | Romance for harmonica, p/ gaita, cordas e pn | 30/12/19 | ||||
M | 1954 | SO | Conc. p/ tuba e orq. | 30/12/19 | ||||
Verdi | Giuseppe | 1813-1901 | R | 14/12/19 | ||||
1853 | OS | Prelúdio do 1º ato da ópera La Traviatta | ||||||
1853 | SVO | Aria Teneste la promessa da ópera La Traviata p/ soprano e orq | ||||||
1853 | CO | Anvil Chorus (Coro di Zingari, dos Ciganos), da ópera Il Trovattore, c/orq | ||||||
Viadana | Ludovico Grossi da | 1560-1627 | R | 1610 | MC | Sinfonia La Padovana p/ 8 instrumentos; ver versão para 8 trombones. | 14/12/19 | |
Villa Lobos | Heitor | 1887-1959 | M | No Opus, índice W | ||||
1910 | S | Tristorosa, valsa p/ Pn tbém p/ Vlo | 17/11/19 | |||||
1917 | OS | 133 | Uirapuru (composta para dança) | |||||
1918 | S | 140 | A Prole do Bebê I p/ Pn | |||||
1920 1921 |
S OS |
166 |
A lenda do caboclo p/ Pn Idem, p/ orq |
|||||
1925 | S | ? | Alma Brasileira, dos Choros N° 5, p/ Pn | 17/11/19 | ||||
1928 | S | 161 | Choro N° 1 p/ Vlo | |||||
1926 | S | 246 | Cirandas Brasileiras p/ Pn | |||||
1928 | S | 20 | Suíte Popular Brasileira p/ Vlo | |||||
Déc. 1930 |
S | 277- 284 |
Guia Prático p/ Pn com canções e cantigas de rodas infantis, vol. 9 e os restantes | |||||
1930 | OS | 247 | O Trenzinho do Caipira, último mov. das Bachianas Brasileiras N° 2 | |||||
1932 | MC | ? | Bachianas Brasileiras N° 1, p/ 8 Vlcs. | 16/11/19 | ||||
1938 1945 |
SVO | 389- 391 |
Bachianas Brasileiras Nº 5, p/ soprano e orq de 8 Vlc, movs. Ária em lá m, Martelo em Dó M | |||||
1940 | S | Prelúdio N° 1 Melodia Lírica p/ Vlo em mi m | 16/11/19 | |||||
1940 | S | Prelúdio N° 5 (Homenagem à vida social) p/ Vlo em ré M | 17/11/19 | |||||
1942 | SO | ## | Bachianas Brasileiras N° 7, p/ orq | 16/11/19 | ||||
Vivaldi | Antonio | 1678-1741 | B | Em opus, estão os índices RV | ||||
1711 | SO | 356 | L'estro Armonico, 12 conc. p/ OC, especialmente o N° 6 em la m p/Vl e orq | |||||
1716 | VOS | 588 | Gloria em ré M p/ vozes, coro e orq | 21/11/19 | ||||
|
1723 | SO | 269, 315, 293, 297 |
As 4 Estações (Le quattro stagioni, The four seasons), 4 conc, p/ Vl e OC (ler os textos do próprio compositor, descrevendo o que ele quis representar); ver a transcrição do Inverno por Franck Krawczyk p/ coro e orq | ||||
1728 | SO | 433, 439 438 |
Conc. p/ Fl e OC (alguns compostos para Fl doce contralto e tocados tanto na Fl transversal quanto na doce), op. 10, especialmente os de Nos 1. (La Tempesta di Mare), 2 (La Notte, prestar atenção no nome sugestivo dos movimentos) e 3 (O Cardeal, Il Gardelino, notar como ele imita o piado) | |||||
1742 | SO | 537 | Conc. p/ 2 Tr e OC, em dó M | |||||
von Suppé | Franz | 1819-1895 | R | 1864 | OS | ? | Ouverture to The Queen of Spades p/orq | 17/11/19 |
1866 | OS | ? | Light Cavalry Ouverture (Abertura Cavalaria Ligeira) da ópera de mesmo nome p/ orq | |||||
Wagner | Richerd | 1813-1883 | R | Em Opus, o índice WWV | ||||
1850 | OS | 75 | Preludio do 3° ato da ópera Lohengrin | 21/11/19 | ||||
1870 | OS | 86B | Cavalgada das Valquírias (Walkürenritt), início do 3o. ato da ópera The Valkyrie | |||||
Waldteufel | Émile | 1837-1915 | 1883 | OS | 191:4 | Valsa Estudiantina | 26/11/19 | |
Walker | William | 1809-1875 | R | 1847 | SO | Amazing Grace, c/ letra (1772) de John Newton p/ voz e orq. Talvez o mais famoso negro spiritual. | 14/12/19 | |
Waxman | Franz | 1906-1967 | R | 1947 | SO | Carmen Fantasy p/ Vl e orq (há várias versões) (Comparar com a de Sarasate) | ||
Weber | Carl Maria von | 1786-1826 | R | No opus estão os índices J (Jähns) | ||||
1811 | SO | Conc. p/ Cl e orq N° 1 em fá m, op. 73 | ||||||
1811 | MC | 34 | 5t para Cl e cordas | 16/11/19 | ||||
1819 | MC | 259 | Trio p/ Fl, Vl e Pn em sol m | |||||
Weil | Kurt | 1900-1950 | R | 1934 | OS | Sinfonia N° 2 |
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1927 | SVO | Alabama p/ voz e orq. |
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Wieniawski | Henryk | 1835-1880 | R | 1870 | SO | 21 | Polonaise Brillante em lá M p/ Vl e orq ou Pn |
[1] Wolgang Bandel
[2] Nivaldo Laguna Ciocchi
Caro Val:
Nas minhas análises musicais, levo em conta fatores como beleza, forma, coerência, imaginação, lirismo e emoção provocada. O concerto de Tchaikovsky [para violino] mereceu a minha (pessoal) indicação após uma dura batalha com o de Mendelssohn e o de Brahms, que vinham muito perto na sequência. Outros, evidentemente, foram cogitados com o de Dvorak, Beethoven, Bruch, Saint-Saës, Winiavsky (2°), Glazunov, Khatchaturian e Paganini (o primeiro). Os de Bach e Mozart também são belos, mas ficaram do fora pois pertencem a uma outra era.
Quanto aos concertos para piano, creio que o Imperador leve a palma, mas vêm perto os de Tchaikovsky (1º) e Chopin (1º). Violoncelo é o de Dvorák, hors concours.
E quanto à sinfonias? A nona do mestre de Bonn [Beethoven], seguida de perto da 3ª, 5ª e 6ª, creio ser imbatível.
Mas há as de Brahms (1ª e 4ª), Tchaikovsky (5ª, 6ª), Dvorak (9ª), Mendelssohn (3ª), Saint-Saës (órgão), Shostakovich (10ª), Bruckner (4ª), Mahler (1ª, 4ª ,8ª), Schubert (Inacabada), e bota uma aí que merece citação: a 1ª de Elgar.
E se houver uma votação para a sinfonia mais emocionante para assistir ao vivo, é a 9ª de Mahler.
Abraço do
Pedro Luiz
(Cuidado, acho que algumas obras não são para principiantes... VWS)