A MATEMÁTICA PODE SER INTERESSANTE... E LINDA!
A SEQUÊNCIA E A ESPIRAL DE FIBONACCI,
A RAZÃO E A ESPIRAL ÁUREAS,
SUAS OCORRÊNCIAS NA NATUREZA E APLICAÇÕES
Valdemar W. Setzer
Departamento de Ciência da Computação
Instituto de Matemática e Estatística da USP
www.ime.usp.br/~vwsetzer
esta versão: 2/7/23
Objetivo
Esta aula/oficina tem a intenção de mostrar vários
aspectos interessantes da matemática para alunos do ensino médio,
alunos de licenciatura e professores de matemática e ciências,
normalmente não cobertos pelo currículo normal, e também
para o público em geral com conhecimentos de 2o. ano do ensino
médio. Esta aula é parte do projeto Embaixadores
da Matemática do IME.
Resumo
Espirais. A espiral e a sequência de Fibonacci. Biografia de Fibonacci.
Generalização da sequência de Fibonacci. Noções
de convergência e de limite. A razão áurea, sua dedução,
construção geométrica e propriedades. Frações
e raízes contínuas. Fórmulas de recorrência.
Espirais logarítmicas. Biografia de Jacob Bernoulli. Espirais áureas.
Ocorrências na natureza: plantas, caramujos, furacões, galáxias
espirais. Proporções áureas no corpo humano e na
pintura. O retângulo e o triângulo áureos na geração
de espirais. Uso da proporção áurea em objetos. Instrumentos
para geração de proporções áureas.
Aplicação na odontologia.
Tipo
Exclusivamente presencial.
Pré-requisitos
O único pré-requisito é o conhecimento da equação
do 2o grau.
Material necessário
- Para cada aluno, lápis (caneta não
serve!) borracha, meia folha de papel sulfite (para a avaliação
final, pode ser de rascunho, com o verso já usado), uma folha
de papel almaço dupla (do tipo que vem dobrada, sem cortar ao
meio!) quadriculada com quadradrinhos com 0,5
cm de lado (atenção: existem folhas quadriculadas
com quadradinhs de 0,6 e de 0,7 cm de lado; a de 0,5 cm é a preferível
-- tenho-a encontrado na Kalunga); a folha deve ser de papel almaço
quadriculado pois alguns desenhos, feitos a mão livre, serão
grandes.
- Computador (de reserva, em geral levo o meu) com Power Point, projetor
e tela (ou parede branca) para as ilustrações.
- Quadro negro ou branco, ou flip chart, (atenção!)
ao lado da tela do data show.
- Carteiras para os alunos poderem desenhar,
ou tabuínha para cada aluno. Em último caso, os alunos
podem usar um caderno grande de capa dura como apoio.
- Meia folha de papel A4 ou letter
para cada participante, para a avaliação final. Pode
ser de rascunho, com o verso impresso.
- Atenção: se a aula
for para escolas, é absolutamente essencial que professores estejam
permanentemente presentes, para ajudar os alunos nos exercícios
e a manter a disciplina. É interessante que entre eles estejam
professores de matemática e de ciências, para uma discussão
posterior sobre os aspectos didáticos da aula.
Duração
Duas horas, preferivelmente mais pelo menos meia hora. Ideal: 3 horas
com intervalo (pausa hidráulica).
Avaliação
No fim da aula, os participantes fazem uma breve avaliação
por escrito (one-minute paper), ou se forem muitos, depois da aula
em formulário eletrônico respondendo as seguintes perguntas:
1. Qual foi a coisa mais importante que aprendi? 2. Qual foi a maior dúvida
que ficou? 3. Comentários.
Ver avaliações
feitas por participantes desta aula.
Material na Internet
Durante a aula, um projetor (datashow) é usado em geral
apenas para as ilustrações em forma de imagens; o resto
é feito no quadro negro ou pelos alunos:
ttp://www.ime.usp.br/~vwsetzer/apresentacoes/Fibonacci-espiral-imagens.pps
Para professores
Após uma aula para alunos, é interessante realizar uma
breve reunião com os seus professores para se discutir o formato
e o método pedagógico da aula, que visaram interessar e
entusiasmar os alunos pela matéria, o que fica pantente pelas avaliações.
Bibliografia
BBC News. Vídeo "O que é a sequência de Fibonacci
e por que é chamada de 'código secreto da natureza'"
Acesso em 18/4/23: https://www.youtube.com/watch?v=cHZWZhHQq4g
Chandra, Pravin and Weisstein, Eric W. "Fibonacci Number."
From MathWorld A Wolfram Web Resource. mathworld.wolfram.com/FibonacciNumber.html
(consultado em 17/10/15).
Devlin, Keith. Finding Fibonacci. The Quest to Rediscover the Forgotten
Mathematical Genius Who Chnaged The World. Princeton: Princeton Univ.
Press, 2017.
Doczi, György. O Poder dos Limites: harmonias e proporções
na natureza, arte e arquitetura. Trad. M.H.O. Tricca e J.B.Bartolomei.
São Paulo: Publicações Mercuryo Novo Tempo, 6ª
ed 2012.
Posamtier, Alfred. S and Ingmar Lehmann. The (Fabulous) Fibonacci
Numbers. Amherst: Prometheus Books, 2007.
Hemenway, Pryia . O Código Secreto: A Fórmula Misteriosa
que Governa a Arte, a Natureza e a Ciência. Ed. Evergreen, 2010.
Spira, M. "Sobre o cartaz da OBMEP 2018", folheto sobre espirais
logarítmicas: www.obmep.org.br/docs/curiosidade_cartaz_obmep2018.pdf
Weisstein, Eric W. "Golden Ratio." From MathWorld A
Wolfram Web Resource. http://mathworld.wolfram.com/GoldenRatio.html
(consultado em 17/10/15).
Palestras realizadas (em ordem cronológica reversa; total:
46)
- 25/3/23 Palestra dentro do projeto "Comunidade 60+" (aberta
a qualquer interessada/o com conhecimentos de 2o. ano do ensino médio),
promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP,
no ME-USP, Cidade Universitária,
- 29/9/22 palestra presencial (e remota pelo canal do youtube do IME,
onde ela está gravada) na 25ª Edição da Semana
de Arte e Cultura da USP, no auditório Jacy Monteiro do IME-USP,
Cidade Universitária, São Paulo,
- 16/9/22, palestra presencial para alunos dos 11º e 12º anos
e professores da Viver Escola Waldorf de Bauru.
- 9/11/19, oficina para professores e alunos de licenciatura em matemática,
e interessados, no Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática
(CAEM), no Instituto de Matemática e Estatística (IME)
da USP, Cidade Universitária, São Paulo
- 15 e 22/8/19 para alunos da disciplina MAC0317-Introdução
ao Processamento de Sinais Digitais, do Bacharelado em Ciência
da Computação do IME
- 22/5/19, no IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia de São Paulo), Av. Salgado Filho 3501, Vila Rio
de Janeiro, Guarulhos, SP
- 30/10/18, para alunos do ensino médio da Escola Técnica
Tancredo Neves, Av. Rio Grande do Sul 600, Centro, Ubatuba, SP
- 29/9/18, oficina para professores e alunos de licenciatura em matemática,
e interessados, no Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática
(CAEM), do Instituto de Matemática e Estatística (IME)
da USP, Cidade Universitária, São Paulo (10 professores
e alunos de licenciatura)
- 10/5/18, para alunos do 2º e 3º do ensino médio do
Colégio Stella Maris, Santos, SP, info: profa. Angelica Rodrigues
marodriguesdesousa.at.arrobagmail.com
- 20/4/18, para alunos das 1as 2as e 3as
séries do ensino médio e professores do Colégio
Visconde de Porto Seguro, Rod. Visconde de Porto Seguro 5.701, Vale
do Itamaracá, Valinhos, SP; info: Prof. Osmar Mantovani omantovani
atar.rob.portoseguro.org.br
- 13/4/18 palestra para alunos de arquitetura do Campus Chácara
Santo Antônio da UNIP, Santo Amaro, São Paulo, SP; info:
profa. Carolina Silva Oukawa musarq.arro.b.a gmail.com
- 23/3/18, para alunos de 1o e 2o do ensino médio do Centro Educativo
Vida Nova, Camanducaia, MGTel. 3433-1008; info: prof. Flário
Correa prof.flaviocorrea arrob.at gmail.com
- 20/4/18, para alunos das 1as, 2as e 3as séries do ensino médio
e professores do Colégio Visconde de Porto Seguro, Rod. Visconde
de Porto Seguro 5.701, Vale do Itamaracá, Valinhos, SP; info:
Prof. Osmar Mantovani omantovani.atar.rob portoseguro.org.br
- 10/5/18 8-11h00, para alunos do 2º e 3º do ensino médio
do Colégio Stella Maris, Av. Conselheiro Nébias 771, Santos,
SP, dentro do projeto Embaixadores da Matemática do IME; info:
profa. Angelica Rodrigues marodriguesdesousa at.arrobagmail.com
- 23/10/17, oficina na Semana USP de Ciência e Tecnologia 2017,
no Auditório Jacy Monteiro (bloco B) do Instituto de Matemática
e Estatística, Cidade Universitária, São Paulo;
info: prof. Eduardo Colli colli.eduardo sinal_at gmail.com
- 7/10/17, oficina para professores e alunos
de licenciatura em matemática e interessados, no Centro
de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM), do Instituto
de Matemática e Estatística (IME) da USP, Cidade Universitária,
São Paulo, , info: caem.ime at-arroba gmail.com
- 4/9/17, palestra para alunos do 9º ano do ensino fundamental,
e 1º e 2º ano do ensino médio do Colégio Carbonell,
Guarulhos, SP, (11) 4962-5555. info: Prof. Renato Gondim Rios
renato.rios@colegiocarbonell.com.br
- 25/5/17, para alunos do 3o. ano do ensino médio da Escola
Estadual Ana Rosa, Vila Inah, São Paulo, (11) 3742-7359,
3773-8666, info: profa. Paula, Coordenadora Pedagógica, pmassissp
at-arrob hotmail.com
- 19/5/17, parte II para alunos do 3o ano A da Escola Estadual
Prof. Expedito Camargo Freire (EEECF), Campos do Jordão,
info: prof. Benedito Mariano msditom at-arrob hotmail.com
- 11/5/17, para alunos de licenciatura em Matemática, Física
e Quimica, no IBILCE da UNESP, São José do Rio Preto,
SP, , info: Profa. Socorro Rangel socorro@ibilce.unesp.br
- 11/5/17, para alunos da Escola Estadual Dr. Oscar de Barros Serra
Dória, Solo Sagrado, São José do Rio Preto;
info: Profa. Vera Castilho vera-castilho@uol.com.br
- 8/5/17, parte I para alunos do 3o ano A da Escola Estadual
Prof. Expedito Camargo Freire (EEECF), Campos do Jordão,
info: prof. Benedito Mariano msditom at-arrob hotmail.com
- 4/5/17, para alunos de licenciatura em matemática, na II Semana
da Matemática e Educação Matemática do Instituto
Federal de São Paulo, R. Monsenhor José Vita 280,
Vila Abernessia, Campos do Jordão, SP, (12) 3668-9620;
info: Natália Karoline de O. Toledo. semat.ifspcjo arrob_at gmail.com
- 10/4/17, duas palesras, para alunos da 1ª série do ensino médio
e para os das 2ª e 3ª séries no Colégio
Avicena, R. Dona Cesária Fagundes 60, Saúde. São
Paulo, SP, (11) 2276-2534, 5581-4665, info: Erica Panachuk ericapanachuk@hotmail.com
- 19/3/17, com o título "Matemática, natureza e espiritualidade",
para membros do grupo de estudos de Antroposofia dirigido por S.A.L.
Setzer e para participantes do Ramo Rudolf Steiner da Sociedade Antroposófica
no Brasil, São Paulo, SP
- 6/3/17, para alunos do 3o ano B da Escola Estadual Prof. Expedito
Camargo Freire (EEECF), R. Genko Sakane 10, Brancas Nuvens, Campos
do Jordão, (12) 3662-3311, info: prof. Benedito Mariano msditom@hotmail.com
- 1/2/17, oficina na Escola Prof. Expedito Camargo Freire, R. Genko
Sakane 10, Brancas Núvens, Campos do Jordão, SP,
para professores de matemática e física dela e de outras
escolas, e coordenadores pedagógicos.
- 9/9/16, aula para as 3 3as. séries da Escola Estadual Cardoso
de Almeida (EECA), Praça Professor Pedro Torres, s/n, Centro,
Botucatu, SP, (95 participantes)
- 22/10/16, oficina para professores e alunos de licenciatura em matemática,
no Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) do Instituto
de Matemática e Estatística (IME) da USP, dentro do projeto
(14
participantes)
- 13/9/16, para alunos das 3 3as séries da ETEC de
Francisco Morato, Rua Tupinambás 572, Jardim Nova Belem, Francisco
Morato, SP, (11) 4488-2992 (info: Prof. Rodrigo Assis da Silva rodrigocoordenacaoetec2012@gmail.com)
(120 alunos e um professor)
- 9/9/16, para alunos e docentes do Instituto de Ciências Exatas,
ala central do ICC (Instituto Central de Ciências) da Universidade
de Brasília, DF, (61) 3107-7347, -7348, -7357; info: Profa.
Claudia Melo claudia.melo.prof@gmail.com (3 professores, 7 alunos e
1 visitante)
- 29/6/16, para alunos e professores da Escola Técnica do Arsenal
de Marinha do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ (info: dayanne
martins dayanne.martins@amrj.mar.mil.br). (5 professores, inclusive
de fora, e 10 alunos)
- 14/6/16, para aulnos dos 1º e 2º anos do ensino médio
da Escola E.E. Carlindo Reis, R. Juvenal Guerra 137, Ferraz de Vasconcelos,
SP, (11) 4678-2755 (info: Prof. Robson Fernando dos Santos, obu82@hotmail.com)
(40 alunos e 2 professores).
- 11/6/16, para professores e alunos de licenciatura em matemática
no Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM)
do Instituto de Matemática e Estatística da USP. Cidade
Universitária, São Paulo, SP (info: caem.ime@gmail.com),
(11 professores de matemática, 3 alunos de licenciatura em matemática
e 2 curiosos)
- 9/6/16, para alunos das duas classes de 3ª série do ensino
médio do Colégio Renascer Sorocaba, R. Comendador Vicente
do Amaral 802, Central Parque, Sorocaba, (15) 3229-4444, 9-9147-3149,
(info: Profa. Cristiane R. S. dos Santos cristiane.sanches@hotmail.com),
(40 alunos e 3 professores)
- 11/3/16, no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE),
para educadores do programa de ensino do CIEE, no Auditório Ernesto
Igel, R. Tabapuã 540, Itaim, São Paulo, info: Wilma
Ribas <wilma_ribas@cieesp.org.br>). (36 participantes, mais 6
membros do CIEE)
- 1/12/15, para alunos dos dois 12os anos da Escola Waldorf
Rudolf Steiner de São Paulo, R. Job Lane 900, Sto. Amaro, São
Paulo, SP, dentro do projeto Embaixadores da Matemática do
IME (info: prof. Alexandre Rodriguez Anzilotti <ale.anzilotti@gmail.com>)
(12 alunos, 4 professores e um visitante)
- 14/11/15, para colegas da turma de 1963 do ITA e esposas, no Guararema
Parque Hotel, Guararema, SP
- 6/11/15, para alunos do 9º ano na EMEB
Luiz Antoniazzi, R. Ulisses P. de Oliveira Filho 850, Vila Santo
Antonio, Valinhos, SP (15 alunos.)
- 15/10/15, na Mostra do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino
de Matemática (CAEM) do Instituto de Matemática e Estatística
da USP, Cidade Universitária, São Paulo, SP, (50
participantes, professores e alunos de licenciatura em matemática.)
- 28/8/15, no salão nobre do Colégio Estadual Dr Gastão
Vidigal, R. Líbero Badaró, 252 - Zona 07, Maringá,
PR, dentro do projeto Embaixadores
da Matemática do IME. (107 alunos.)
- 18/8/15, para alunos do ensino médio da Escola Waldorf Francisco
de Assis, Av. Basiléia 149, Lausane Paulista, São Paulo,
SP, www.escolafranciscodeassis.com.br,
(35 alunos.)
- 27/5/15, na disciplina CCM0128 - Computação II para
o Curso de Ciências Moleculares da USP, Cidade Universitária,
São Paulo (info: prof. Ronaldo Fumio Hashimoto<ronaldo@ime.usp.br
>). 13/5/15, aula para alunos do 2º e 3º anos do ensino
médio do Colégio Adventistra do Boqueirão, Curitiba, PR
(info: Profa. Adriana Tavares <cab.diretoria@adventistas.org.br>).
(250 alunos.)
- 22/10/14, para os alunos do 9º ano e professores da Pólen Jardim e
Escola Waldorf, Nova Lima, MG, info: Rosa Fantini <rosafantini@hotmail.com>.
17/10/14 na Semana da Licenciatura, auditório Jacy Monteiro do IME-USP,
Cidade Universitária, São Paulo, info: SELIC 2014 <selicmat2014@gmail.com>.
- 15/10/14, para professores de matemática e ciências, no Auditório
Profa. Hermínia Caldas na Secretaria de Educação do Estado (SEED),
Rua Gutemberg Chagas 169, Aracaju, SE (info: Prof. Henrique Schneider
<hns@terra.com.br>).
- 22/3/14, para professores de matemática no Centro de Aperfeiçoamento
do Ensino de Matemática (CAEM) do Instituto de Matemática e Estatística
da USP, Cidade Universitária, São Paulo.
Palestras programadas
AGUARDANDO CONVITES!
Ver lista
de palestras dadas e programadas.
Ver títulos
de outras palestras
Esta aula faz parte do projeto Embaixadores
da Matemática, do Instituto de Matemática e Estatística
da USP
|