Apontadores

Olá! Nesta página você encontrará informações sobre projetos, pesquisas e cursos relacionados ao uso do computador no ensino/aprendizagem de Matemática.

Objetivos

O objetivo do LEM é desenvolver e difundir metodologias de ensino de Matemática utilizando o computador. Este material é regularmente oferecido, através de cursos, para professores de Matemática do ciclos Fundamental e Médio (antigos 1º e 2º graus), principalmente da rede pública de ensino.

Sobre o LEM
Laboratório iniciado em 1996 para desenvolver e testar sistema computacionais no ensino/aprendizagem, além de divulgar este conhecimento em cursos para professores de matemática.
Atualmente os cursos do LEM concentram-se no programa de Verão do IME-USP.
Parte dos sistemas computacionais desenvolvidos pelo LEM podem ser encontrados no sítio do iMática, como por exemplo o iGeom.
iMática: Matemática Interativa
O projeto iMática foi inicado em 1999, visando fornecer material didático para ensino e aprendizagem de Matemática, na forma de conteúdos on-line ou que possam ser descarregados (download), sendo vários interativos (permite experimentação). Além disso o iMática disponibiliza ferramentas computacionais desenvolvidas e testadas dentro do LEM. Entre 1996 e 2000 o LEM realizou cursos com aluno do ensino médio de escolas estaduais, inicialmente com a Escola de Aplicação da USP, depois com as escolas EEPSG Alberto Torres e EEPSG Emigdio de Barros. Veja aqui algumas fotos de turmas de alunos do Ensino Médio em curso no LEM.
Informática na Educação
O LEM deu origem o Laboratório de Informática na Educação (LInE), cujo objetivo central é desenvolver e testar sistemas computacionais para apoiar a Educação.