EDM5083 -
História e educação matemática
Docente Responsável:
Programa
Textos na pasta 134 do xerox da Faculdade de Educação (Os textos em letra vermelha
ainda não estão na pasta)
Mês |
Segunda |
Tema |
Referências |
Referências
adicionais |
Alunos
leitores |
AGO |
13 |
Apresentação do curso 1. Questões sobre fontes e historiografia da
matemática. O valor didático da história da matemática. |
|
|
|
|
20 |
2.
Relações entre história e educação matemática: visão geral |
MIGUEL, A., MIORIM, M. A. História da matemática:
uma prática social de investigação ZÚÑIGA, A. R. Polemicas de método em la historia de la ciência y las matemáticas. In: Memórias Tercer
Congreso Nacional de Matemáticas, p 423-431. San Jose, Costa Rica, 1990. |
FAUVEL, John; VAN MAANEN,
J.A. (Eds.) Historical formation and students understanding of mathematics. In:
History in Mathematics Education An ICMI StudySeries:
New ICMI Study Series ,
Vol. 6, Cap. 5, 2000, 450 p., p. 143-165 BARONI,
R. L.; NOBRE, S. A Pesquisa em História da Matemática e suas relações
com a Educação Matemática. In: Bicudo, M.A.V. Pesquisa |
|
|
27 |
3. Didática francesa: pressupostos e
controvérsias. 3.1 Princípio recapitulacionista 3.2 Positivismo. |
MIGUEL, A., MIORIM, M. A. História na Educação
Matemática – Propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 69-150 MOTTA, C. D. V. B. História da Matemática na
Educação Matemática: Espelho ou Pintura? Santos: Communicar,
2006. P. 23-56 |
CHEVALLARD, Yves. La
transposition didactique, SILVA,
C. M. S. A Matemática Positivista e sua difusão no Brasil. Vitória:
EDUFES, 1999. |
Marcello Cristina |
SET |
03 |
Semana da Pátria – não há aula |
|
|
|
|
10 |
3.3
Psicogênese e construtivismo. |
BROUSSEAU, G. Os diferentes papéis do professor. In:
PARRA,C. & SAIZ, I. (ORGS.) Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas.
Trad. Juan A. Llorens.
Porto Alegre, Artes Médicas, 2001. PAIS, L. C. “Didática da Matemática – Uma análise
da influência francesa.” Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p.
9-38 |
WALDEGG, G. Histoire, Épistémologie
et Méthodologie dans PIAGET, J. (org.) Lógica e Conhecimento
Científico. Livraria Civilização, Porto, 1980 |
Wilton Jeferson Lívia |
|
17 |
|
JAPIASSU, H. A epistemologia histórica de G. Bachelard. In: Introdução ao Pensamento Epistemológico.
Ed. Livraria Francisco Alves, RJ, 1975, p. 63-81 IGLIORI, S. “A noção de obstáculo epistemológico
e a educação matemática.” In: Educação Matemática – uma introdução. Machado,
S. (org.). São Paulo: Ed. PUC-SP, 1999. MOTTA, C. D. V. B. História da Matemática na
Educação Matemática: Espelho ou Pintura? Santos: Communicar,
2006. P. 56-71 |
BACHELARD, G. “A formação do espírito científico : contribuição para uma psicanálise do
conhecimento” – tradução Estela dos Santos Abreu – Rio de Janeiro:
Contraponto, 1996. BROUSSEAU, G. Les
obstacles épistémologiques et les problèmes SCHUBRING, G. Desenvolvimento histórico do
conceito e do processo de aprendizagem, a partir de recentes concepções
matemático-didáticas (erro, obstáculos, transposição) In: Zetetiké,
- CEMPEM – FE/UNICAMP, vol. 6, nº 10,
julho/dezembro de 1998, p. 9-34. |
Walter Constanza |
|
24 |
4. Tópicos de história na educação matemática. 4.1 Números. |
GLAESER, G. Epistémologie
des nombres relatifs. Recherches en Didatiques des Mathématiques, v. 2, n. 3,
p. 303-346, 1981. GOMES, Maria Laura
Magalhães. Aspectos históricos da abordagem dos números irracionais na
matemática escolar brasileira: no tempo da aritmética, álgebra, geometria e
trigonometria. IN: Anais do VI Seminário Internacional de História da Matemática.
p. 195-204. Rio Claro: L.A.S., 2005. |
|
Marcos F. |
OUT |
01 |
4.2 Geometria. |
KATZ, Victor J. Some
ideas on the use of history in the teaching of mathematics - Vol. 17 Num. 1
(1997) p. 62-63 |
|
Marcello Wilton |
|
08 |
Não há aula |
|
|
|
|
15 |
Não há aula |
|
|
|
|
22 |
4.3 Álgebra. |
RADFORD, L. (1995). Before the other
unknowns were invented: didactic inquirieson the methods
and problems of medieval Italien algebra. For
the Learningof Mathematics, 15 (3): 28-38.[PDF] |
LAUAND,
Jean . Matemática em diálogo: Álgebra, Língua e
Cultura Árabes - conferência de abertura do 1o. SPHEM, Seminário Paulista de
História e Educação Matemática. In: Anais do 1o. SPHEM, São Paulo, 2006, p. 9-22. MOURA,
A. R. L e SOUSA, M. C. O lógico-histórico da álgebra não simbólica e da
álgebra simbólica: dois olhares diferentes. In: Zetetiké
- CEMPEM - FE/UNICAMP - Campinas, SP, v.13, n.24 p. 11-46 - julho/dezembro de
2005 |
Fábio Marco
Antonio |
|
29 |
4.4 Cálculo. |
BARUFI, Maria Cristina
Bonomi ; BROLEZZI, A. C. . História
da matemática e ensino de cálculo: reflexões sobre o pensamento reverso.
Guarapuava, PR: SBHMat,
2007. v. 1. 50 p. |
SIERPINSKA, A.
Obstacles épistémologiques relatifs à la notion de limite. Recherches em Didatiques des Mathématiques, v. 6.1, p. 5-67, 1985. |
Walter Marcos F. |
NOV |
05 |
5. Outras dimensões da relação entre história e
educação matemática. Cultura, tecnologias, pesquisa. |
RADFORD, Luis. Radford,
L. (1997) On Psychology,
Historical Epistemology and the Teaching of Mathematics: Towards a
Socio-Cultural History of Mathematics, Forthe Learning of Mathematics, 17 (1),
26-33 33.[PDF] MOTTA, C. D. V. B. História da Matemática na
Educação Matemática: Espelho ou Pintura? Santos: Communicar,
2006. P. 75-103 |
ANGLIN, W.S. Matemática e História. Tradução:
Carlos Roberto Vianna. Revisão: Maria Laura M. Gomes. In: História &
Educação Matemática, v. 1 , nº
1, p. 12-21, 2001- Revista da Sociedade Brasileira de História da Matemática.
|
Constanza Cristina Lídia |
|
12 |
5. Outras dimensões da relação entre história e
educação matemática. Cultura, tecnologias, pesquisa |
MOTTA, C. D. V. B. História da Matemática na
Educação Matemática: Espelho ou Pintura? Santos: Communicar,
2006. P. 105-143 VALENTE,
W.R. História da Matemática Escolar no Brasil. In: Anais do IV Seminário
Nacional de História da Matemática. p. 207-219.
Natal - RN. Editora da SBHMat,
Rio Claro, 2001 |
BROLEZZI,
A. C. . Atividade criativa na sala de aula de
Matemática. In: Nílson José Machado; Marisa Ortegoza Cunha. (Org.). Linguagem, conhecimento, ação:
ensaios de epistemologia e didática. São Paulo: Escrituras, 2003, v. , p. 255-276. SILVA, Circe Mary Silva da. A história da
matemática e os cursos de formação de professores. In Cury, Helena Noronha
(org.). Formação de professores de matemática: uma visão multifacetada. FURINGHETTI, F.: 1997, History of mathematics,
mathematics education, school practice: case studies linking different
domains, For the learning of mathematics, v.17, n.1, 55-61. GARNICA, A.V.M.História Oral é História? um
estudo sobre a vinculação entre História Oral, História da Matemática e
Educação Matemática. In: Anais do VI Seminário Nacional de História da
Matemática. p. 241-251. Rio Claro: L.A.S., 2005. |
Jeferson Lívia Marco Antonio Fábio Lídia |
|
26 |
Encerramento |
|
|
|
www.ime.usp.br/~brolezzi brolezzi@usp.br