EDM5083 - História e educação matemática

 

Docente Responsável: Antonio Carlos Brolezzi      www.ime.usp.br/~brolezzi     brolezzi@usp.br

 

ALUNOS

 

Programa

Textos na pasta 134 do xerox da Faculdade de Educação (Os textos em letra vermelha ainda não estão na pasta)

 

Mês

Segunda

Tema

Referências

Referências adicionais

Alunos leitores

AGO

13

Apresentação do curso

1. Questões sobre fontes e historiografia da matemática. O valor didático da história da matemática.

 

BROLEZZI, A. C. A Arte de Contar: Uma introdução ao estudo do valor didático da História da Matemática. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1991.

 

 

20

 2. Relações entre história e educação matemática: visão geral

MIGUEL, A., MIORIM, M. A. História da matemática: uma prática social de investigação em construção. Educação em revista, Belo Horizonte, n. 36, dez. 2002. p. 177-203

ZÚÑIGA, A. R. Polemicas de método em la historia de la ciência y las matemáticas. In: Memórias Tercer Congreso Nacional de Matemáticas, p 423-431. San Jose, Costa Rica, 1990.

FAUVEL, John; VAN MAANEN, J.A. (Eds.) Historical formation and students understanding of mathematics. In: History in Mathematics Education An ICMI StudySeries: New ICMI Study Series , Vol. 6, Cap. 5, 2000, 450 p., p. 143-165

BARONI, R. L.; NOBRE, S. A Pesquisa em História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática. In: Bicudo, M.A.V. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. SP: Editora UNESP, 1999.

FURINGHETTI, F.: 1997, History and Mathematics Education: a Look Around The World With Particular Reference to Italy ww.icme-organisers.dk/tsg17/#papers.(pdf)

 

 

 

27

3. Didática francesa: pressupostos e controvérsias.

3.1 Princípio recapitulacionista

3.2 Positivismo.

MIGUEL, A., MIORIM, M. A. História na Educação Matemática – Propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 69-150

MOTTA, C. D. V. B. História da Matemática na Educação Matemática: Espelho ou Pintura? Santos: Communicar, 2006. P. 23-56

CHEVALLARD, Yves. La transposition didactique, La Pensée sauvage, Grenoble 1985

SILVA, C. M. S. A Matemática Positivista e sua difusão no Brasil. Vitória: EDUFES, 1999.

Marcello

Cristina

SET 

03

Semana da Pátria – não há aula

 

 

 

 

10

3.3 Psicogênese e construtivismo.

BROUSSEAU, G. Os diferentes papéis do professor. In: PARRA,C. & SAIZ, I. (ORGS.) Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Trad. Juan A. Llorens. Porto Alegre, Artes Médicas, 2001.

PAIS, L. C. “Didática da Matemática – Uma análise da influência francesa.” Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 9-38

WALDEGG, G. Histoire, Épistémologie et Méthodologie dans la Recherche em Didactique. For the Learning of Mathematics 17, 1, p. 43-46, february, 1997.

PIAGET, J. (org.) Lógica e Conhecimento Científico. Livraria Civilização, Porto, 1980

Wilton

Jeferson

Lívia

 

17

3.4 A noção de obstáculos epistemológicos.

JAPIASSU, H. A epistemologia histórica de G. Bachelard. In: Introdução ao Pensamento Epistemológico. Ed. Livraria Francisco Alves, RJ, 1975, p. 63-81

IGLIORI, S. “A noção de obstáculo epistemológico e a educação matemática.” In: Educação Matemática – uma introdução. Machado, S. (org.). São Paulo: Ed. PUC-SP, 1999.

MOTTA, C. D. V. B. História da Matemática na Educação Matemática: Espelho ou Pintura? Santos: Communicar, 2006. P. 56-71

 

BACHELARD, G. “A formação do espírito científico : contribuição para uma psicanálise do conhecimento” – tradução Estela dos Santos Abreu – Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BROUSSEAU, G. Les obstacles épistémologiques et les problèmes em mathématiques. Recherches en Didatiques des Mathématiques, v. 4.2, p. 164-168, 1983.

SCHUBRING, G. Desenvolvimento histórico do conceito e do processo de aprendizagem, a partir de recentes concepções matemático-didáticas (erro, obstáculos, transposição) In: Zetetiké, - CEMPEM – FE/UNICAMP, vol. 6, 10, julho/dezembro de 1998, p. 9-34.

Walter

Constanza

 

24

4. Tópicos de história na educação matemática.

4.1 Números.

GLAESER, G. Epistémologie des nombres relatifs. Recherches en Didatiques des Mathématiques, v. 2, n. 3, p. 303-346, 1981.

GOMES, Maria Laura Magalhães. Aspectos históricos da abordagem dos números irracionais na matemática escolar brasileira: no tempo da aritmética, álgebra, geometria e trigonometria. IN: Anais do VI Seminário Internacional de História da Matemática. p. 195-204. Rio Claro: L.A.S., 2005.

 

Marcos F.

 

 OUT

01

4.2 Geometria.

KATZ, Victor J. Some ideas on the use of history in the teaching of mathematics - Vol. 17 Num. 1 (1997) p. 62-63

 

Marcello

Wilton

 

08

Não há aula

 

 

 

 

15

Não há aula

 

 

 

 

22

4.3 Álgebra.

RADFORD, L. (1995). Before the other unknowns were invented: didactic inquirieson the methods and problems of medieval Italien algebra. For the Learningof Mathematics, 15 (3): 28-38.[PDF]

 

LAUAND, Jean . Matemática em diálogo: Álgebra, Língua e Cultura Árabes - conferência de abertura do 1o. SPHEM, Seminário Paulista de História e Educação Matemática. In: Anais do 1o. SPHEM, São Paulo, 2006,  p. 9-22.

MOURA, A. R. L e SOUSA, M. C. O lógico-histórico da álgebra não simbólica e da álgebra simbólica: dois olhares diferentes. In: Zetetiké - CEMPEM - FE/UNICAMP - Campinas, SP, v.13, n.24 p. 11-46 - julho/dezembro de 2005

Fábio

Marco Antonio

 

29

4.4 Cálculo.

BARUFI, Maria Cristina Bonomi ; BROLEZZI, A. C. . História da matemática e ensino de cálculo: reflexões sobre o pensamento reverso. Guarapuava, PR: SBHMat, 2007. v. 1. 50 p.

SIERPINSKA, A. Obstacles épistémologiques relatifs à la notion de limite. Recherches em Didatiques des Mathématiques, v. 6.1, p. 5-67, 1985.

Walter

Marcos F.

NOV

05

5. Outras dimensões da relação entre história e educação matemática.

Cultura, tecnologias, pesquisa.

RADFORD, Luis. Radford, L. (1997) On Psychology, Historical Epistemology and the Teaching of Mathematics: Towards a Socio-Cultural History of Mathematics, Forthe Learning of Mathematics, 17 (1), 26-33 33.[PDF]

MOTTA, C. D. V. B. História da Matemática na Educação Matemática: Espelho ou Pintura? Santos: Communicar, 2006. P. 75-103

 

D’AMBRÓSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. In: Educação e Pesquisa – Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120. jan/abr 2005.

ANGLIN, W.S. Matemática e História. Tradução: Carlos Roberto Vianna. Revisão: Maria Laura M. Gomes. In: História & Educação Matemática, v. 1 , 1, p. 12-21, 2001- Revista da Sociedade Brasileira de História da Matemática.

Constanza

Cristina

Lídia

 

12

5. Outras dimensões da relação entre história e educação matemática.

Cultura, tecnologias, pesquisa

MIGUEL, A. História, filosofia e sociologia da educação matemática na formação do professor: um programa de pesquisa. In: Educação e Pesquisa – Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120. jan/abr 2005.

MOTTA, C. D. V. B. História da Matemática na Educação Matemática: Espelho ou Pintura? Santos: Communicar, 2006. P. 105-143

VALENTE, W.R. História da Matemática Escolar no Brasil. In: Anais do IV Seminário Nacional de História da Matemática. p. 207-219. Natal - RN. Editora da SBHMat, Rio Claro, 2001

BROLEZZI, A. C. . Atividade criativa na sala de aula de Matemática. In: Nílson José Machado; Marisa Ortegoza Cunha. (Org.). Linguagem, conhecimento, ação: ensaios de epistemologia e didática. São Paulo: Escrituras, 2003, v. , p. 255-276.

SILVA, Circe Mary Silva da. A história da matemática e os cursos de formação de professores. In Cury, Helena Noronha (org.). Formação de professores de matemática: uma visão multifacetada. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001, p. 129-165.

FURINGHETTI, F.: 1997, History of mathematics, mathematics education, school practice: case studies linking different domains, For the learning of mathematics, v.17, n.1, 55-61.

GARNICA, A.V.M.História Oral é História? um estudo sobre a vinculação entre História Oral, História da Matemática e Educação Matemática. In: Anais do VI Seminário Nacional de História da Matemática. p. 241-251. Rio Claro: L.A.S., 2005.

Jeferson

Lívia

Marco Antonio

Fábio

Lídia

 

26

Encerramento

 

 

 

 

Topo da página

 www.ime.usp.br/~brolezzi       brolezzi@usp.br