Instituto de Matemática e
Estatística
Disciplina:
MAT0111 - Cálculo Diferencial e Integral I
|
Prof. Antonio Carlos Brolezzi
TG 4 – Funções e gráficos
com o Geogebra
Faça um relatório incluindo as fotos das
atividades realizadas.
Atividade
1
- Abrir o programa Geogebra (se não
estiver instalado, instalar a partir do site http://geogebra.mat.br/
- Digite f(x) = x2.
- Coloque um ponto livre sobre a curva.
- Coloque uma reta tangente à curva pelo ponto dado.
- Movimente o ponto e veja o comportamento da reta
tangente.
- Clique com o botão direito sobre a reta tangente e
habilite o rastro. Movimento o ponto ao longo da curva e veja o que
acontece.
Atividade 2
- Abra outra janela e construa a curva da equação f(x) = -x2+4x.
- Coloque um ponto livre sobre a curva.
- Coloque uma reta tangente
à curva pelo ponto dado.
- Movimente o ponto e veja o comportamento da reta
tangente.
- Clique com o botão direito sobre a reta tangente e
habilite a medida da inclinação. Movimento o ponto ao longo da curva e
veja o que acontece.
- Faça cinco retas tangentes exibindo suas inclinações
em pontos diferentes.
Atividade 3
- Fique apenas com a curva e uma reta tangente da
atividade anterior, com a exibição da inclinação.
- Derive a função digitando derivada[f].
- Trace uma reta perpendicular ao eixo x pelo ponto de tangência da curva.
- Assinale os pontos de intersecção dessa reta com a
curva da derivada e o eixo x.
- Crie um segmento entre esses pontos de interseção.
- Exiba a medida desse segmento.
- Movimentar o ponto de tangência e veja o que acontece
com a medida da inclinação da reta tangente e a medida do segmento do item
anterior (observe que a medida do segmento é sempre positiva, mas o valor
da derivada é negativo abaixo do eixo x).
Atividade 4
- Mude a função para f(x) = -x4+4x2 e veja o que acontece quando você
movimenta os pontos.
- Mude a escala do gráfico para observar melhor os
pontos de máximo e mínimo locais e os intervalos de crescimento e
decrescimento da função.
- Exiba a segunda derivada da função f(x) = -x4+4x2 digitando
derivada[f,2] e veja o que acontece quando você movimenta os pontos. Observe
os pontos de inflexão e a relação entre o sinal da segunda derivada e os
intervalos de concavidade.
- Coloque uma reta tangente à primeira derivada pelo
ponto de tangência, exiba sua inclinação, faça exibir a medida do segmento
que mede a distância entre a segunda derivada e o eixo x e compare os
resultados movimentando o ponto inicial.
Atividade 5
- Mude a função para f(x) = x^(5
/ 3) - x^(2 / 3). Mude a escala dos eixos e estude o comportamento da
função e das suas derivadas primeira e segunda.
Atividade 6
- Estude o comportamento de outras funções da lista de
exercícios:
- f(x)=ln(x)/(x)^(1/2)
- f(x)=1/x^2(x+3)
- f(x)=(x^3-1)/(x^3+1)
- f(x)=x+abs(x) (módulo de x)
- f(x)=sen(x)-x
- f(x)=sen(sen(x))