Instituto de Matemática e Estatística

Disciplina: MAT0111 - Cálculo Diferencial e Integral I

Prof. Antonio Carlos Brolezzi

TG 4 – Funções e gráficos com o Geogebra

 

Faça um relatório incluindo as fotos das atividades realizadas.

 

Atividade 1

  1. Abrir o programa Geogebra (se não estiver instalado, instalar a partir do site http://geogebra.mat.br/
  2. Digite f(x) = x2.
  3. Coloque um ponto livre sobre a curva.
  4. Coloque uma reta tangente à curva pelo ponto dado.
  5. Movimente o ponto e veja o comportamento da reta tangente.
  6. Clique com o botão direito sobre a reta tangente e habilite o rastro. Movimento o ponto ao longo da curva e veja o que acontece.

 

Atividade 2

  1. Abra outra janela e construa a curva da equação f(x) = -x2+4x.
  2. Coloque um ponto livre sobre a curva.
  3. Coloque uma reta tangente à curva pelo ponto dado.
  4. Movimente o ponto e veja o comportamento da reta tangente.
  5. Clique com o botão direito sobre a reta tangente e habilite a medida da inclinação. Movimento o ponto ao longo da curva e veja o que acontece.
  6. Faça cinco retas tangentes exibindo suas inclinações em pontos diferentes.

 

Atividade 3

  1. Fique apenas com a curva e uma reta tangente da atividade anterior, com a exibição da inclinação.
  2. Derive a função digitando derivada[f].
  3. Trace uma reta perpendicular ao eixo x pelo ponto de tangência da curva.
  4. Assinale os pontos de intersecção dessa reta com a curva da derivada e o eixo x.
  5. Crie um segmento entre esses pontos de interseção.
  6. Exiba a medida desse segmento.
  7. Movimentar o ponto de tangência e veja o que acontece com a medida da inclinação da reta tangente e a medida do segmento do item anterior (observe que a medida do segmento é sempre positiva, mas o valor da derivada é negativo abaixo do eixo x).

 

Atividade 4

  1. Mude a função para f(x) = -x4+4x2 e veja o que acontece quando você movimenta os pontos.
  2. Mude a escala do gráfico para observar melhor os pontos de máximo e mínimo locais e os intervalos de crescimento e decrescimento da função.
  3. Exiba a segunda derivada da função f(x) = -x4+4x2 digitando derivada[f,2] e veja o que acontece quando você movimenta os pontos. Observe os pontos de inflexão e a relação entre o sinal da segunda derivada e os intervalos de concavidade.
  4. Coloque uma reta tangente à primeira derivada pelo ponto de tangência, exiba sua inclinação, faça exibir a medida do segmento que mede a distância entre a segunda derivada e o eixo x e compare os resultados movimentando o ponto inicial.

 

Atividade 5

  1. Mude a função para f(x) = x^(5 / 3) - x^(2 / 3). Mude a escala dos eixos e estude o comportamento da função e das suas derivadas primeira e segunda.

 

Atividade 6

  1. Estude o comportamento de outras funções da lista de exercícios:
    1. f(x)=ln(x)/(x)^(1/2)
    2. f(x)=1/x^2(x+3)
    3. f(x)=(x^3-1)/(x^3+1)
    4. f(x)=x+abs(x) (módulo de x)
    5. f(x)=sen(x)-x
    6. f(x)=sen(sen(x))