UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 

MAT0341 – HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I

2º Semestre de 2013 – Período noturno

 

MAT0341 - História da Matemática I - 2º Semestre de 2013 – Prof. Antonio Carlos Brolezzi - www.ime.usp.br/~brolezzi       brolezzi@ime.usp.br

Código da Turma: 2013247 Início: Aug 1 2013 Fim: Dec 10 2013

Horário: seg     21:10         22:50, qui  19:20        21:00

Seminários

Notas

Programa

Objetivos

Apresentar e propiciar aos alunos uma reflexão sobre a inserção cultural da evolução dos conceitos da Matemática Elementar na História da Humanidade, estudando a História por assunto até o surgimento do Cálculo.

 

Programa

1. Números: Primeiros sistemas de numeração. Teoria dos números na escola pitagórica. Os numerais na Índia. A introdução dos numerais indo-arábicos na Europa. Fibonacci. 2. Geometria: Gêneses: Babilônia, Egito, China, Grécia. Os problemas clássicos. Os Elementos de Euclides: a geometria axiomática, a teoria das proporções de Eudoxo e os incomensuráveis; geometria do espaço. Apolônio e as seções cônicas. Geometria analítica. Geometrias não-euclideanas. 3. Álgebra: Diofante. Os árabes. Equações de terceiro e quatro graus. Bombelli e a necessidade da introdução dos números complexos. Viète. 4. Cálculo: Arquimedes. Movimentações para o cálculo no século XVII. Antecipações nos trabalhos de Descartes, Fermat e Pascal. Os trabalhos de Newton e Leibniz. 5. Tópicos especiais: Astronomia. Trigonometria. Teoria matemática da música. Logaritmos. Probabilidades.

 

Bibliografia

G.B. Boyer, História da Matemática, Edgard Blucher, 1996.

A. Aaboe, Episódios da História Antiga da Matemática, Sociedade Brasileira de Matemática, 2001.

G. Ifrah, História Universal dos Algarismos, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997

F. Cajori, A History of Mathematical Notations (Vol. I), The Open Court, 1928.

F. SWETZ et. al. (org.), Learn From the Masters, The Mathematical Association of America, 1994.

GROZA, Vivian Shaw. A Survey of Mathematical Elementary Concepts and their Historical Development. New York, Holt, Rinehart and Winston, 1968

 

Requisitos

Os Requisitos variam conforme o curso para o qual ela é oferecida.

 

Avaliação:

M=(P1 + P2 + S)/3

P1 e P2: nota das provas escritas

S: nota de seminário

SUB maximizando, apenas provas

MR=(REC+M)/2

 

www.ime.usp.br/~brolezzi       brolezzi@usp.br