Instituto de Matemática e Estatística
MAT412
- Análise de Textos Didáticos
2º Semestre de 2013 – Noturno – Prof. Antonio
Carlos Brolezzi
www.ime.usp.br/~brolezzi brolezzi@ime.usp.br Sala 137-A, 3091-6267
Turma: 2013247 Período: 01/08/2013 - 10/12/2013 Horário:
seg 19:20 21:00 qui 21:10 22:50
Objetivos
Discutir o papel e o valor de um texto didático de
Matemática no processo escolar de ensino/aprendizagem da disciplina.
Estabelecer parâmetros para a avaliação de um texto
didático. Fazer a análise crítica de literatura
didática de nível básico, com primazia para textos
nacionais, podendo incluir textos para-didáticos. Comparar livros
didáticos de matemática elementar de diferentes épocas
Programa
Histórico dos currículos de
Matemática para a Educação Básica no Brasil:
concepções subjacentes e seus reflexos nos livros
didáticos. As avaliações institucionais do livro
didático no Brasil. Critérios de análise de textos
didáticos para o ensino básico. Análise crítica de
textos didáticos. O papel da mediação do professor na relação
livro-aluno-conteúdo-aprendizagem.
Enriquecimentos possíveis: palestras de
especialistas ou autores de textos didáticos convidados; análise
de textos para-didáticos; o uso da internet e de hiper-textos
no apoio à sala de aula
Avaliação
M=(NP+NT)/2
M=Média
NP=Nota dos trabalhos de
participação
NT=Nota do texto didático
Bibliografia
CENP, São Paulo: Proposta curricular para o 1o
grau, 1992, Experiências Matemáticas, 1996, Proposta curricular
para o 2o grau, 1992;
Freitas, B., et al. O livro
didático em questão, 3a ed., S. Paulo, Ed. Cortez, 1997;
Kline, M., O fracasso da Matemática Moderna, Ed. Ibrasa 1976;
Lima, E.L., Exame de Textos, Rio de Janeiro, SBM-VITAE,
IMPA, 2002;
MEC, Brasília: Guias do PNLD, 1999, 2002, 2005,
2008, Catálogo do PNLEM, 2006, PCN de 5a a 8a do Ensino Fundamental,
1997, PCN+, 2002 e PCN do ensino médio, 1999;
Miorin, M.A., Introdução à História
da Educação Matemática, 1998;
Abrantes, P. (org.), A Matemática na
Educação Básica em Portugal. 1999;
Valente, W.R. (org.), A Matemática do Ginásio: Livros didáticos e as Reformas Campos e Capanema, CD-ROM, FAPESP, 2005.