Introdução
- Aluno: Rodolpho Iemini Atoji
- Supervisor: Prof. Alfredo Goldman vel Lejbman
A tecnologia Bluetooth foi proposta inicialmente com o propósito de ser um substituto universal para a interconexão cabeada entre aparelhos eletrônicos, sejam eles quais forem.
Para atingir esse objetivo, o padrão de radiofrequência Bluetooth é dedicado para a comunicação a curtas distâncias (1 m a 100 m), com baixo consumo de energia e baixo custo de integração (chips de baixa complexidade e produzíveis em larga escala).

Atualmente a tecnologia Bluetooth equipa a grande maioria dos aparelhos celulares, laptops e uma série de periféricos de computador como mouse, teclado, fones de ouvido e outros, o que ajuda a diminuir a quantidade de fios necessária para interconectar todos esses dispositivos.
A tecnologia NFC, de Near Field Communication (Comunicação por Proximidade de Campo), também de radiofrequência, surge como auxiliar nesse cenário. Sua especialidade é transmitir pequenas quantidades de dados a distâncias ainda mais curtas (1 cm ou menos) e de forma segura.
Com a proliferação de dispositivos Bluetooth, o NFC surge como aplicação complementar, de maneira a fazer com que dispositivos Bluetooth se reconheçam e se autentiquem instantaneamente, em meio a uma imensa gama de dispositivos habilitados com a tecnologia que podem estar disponíveis em um mesmo ambiente, bastando que os mesmos se toquem ou se aproximem.