Palestras para ingressantes do BCC-2002

Your life as it has been is over.
We will add your biological and technological distinctiveness to our own.
For this time forward you will serve us.
You will be assimilated.
Resistence is futile.

Fonte: `Discurso de recepção aos calouros'
ou `The Borg -- Star Trek, The Next Generation'.


Bem-vindo!

Bem-vindo à pagina das Palestras para ingressantes do BCC-2002. Estas palestras são uma atividade extracurricular dedicada, principalmente, aos ingressantes do BCC, entretanto, todos são muito bem-vindos. Por atividade extracurricular entenda-se algo que a aluna ou aluno não é obrigado a cursar e a `única' coisa ela ou ele ganha é conhecimento.

Esta atividade extracurricular têm como objetivo apresentar aos ingressantes o Departamento de Ciência da Computação da USP, através de palestras de alunos e professores.

Nesta página deixaremos os títulos das palestras e eventuais resumos.

Divirtam-se!

Página das palestras de 2001.

Página das palestras de 2000.

Página das palestras de 1999.


Programação de palestras de 2002

PALESTRA 1  
19 MAR, TER
Inteligência Artificial
Prof. Renata Wassermann
Local: Sala 144, Bloco B.
Horário: das 13:00 às 14:00
PALESTRA 2
2 ABR, TER
Interfaces baseadas em técnicas de visão computacional
Prof. Carlos Hitoshi
Local: Sala 144, Bloco B
Horário: das 13:00 às 14:00.

Resumo: Nesta palestra serão descritos alguns dos desenvolvimentos tecnológicos recentes alcançados pelo convênio de estudos conjuntos entre o DCC-USP e o Centro de Pesquisas Almaden da IBM. Esse convênio foi firmado para a pesquisa de novas formas de interação humano-computador, principalmente através de técnicas de visão computacional. Em particular, serão apresentados sistemas de visão em tempo real capazes de rastrear olhares e faces, e algumas aplicações desses sistemas, como determinação de contato visual e o MAGIC pointer.

PALESTRA 3
16 ABR, TER
Há Vida no BCC? Um pequeno guia de sobrevivência do BCC.
Prof. Carlos Eduardo Ferreira
Local: Sala 144, Bloco B
Horário: das 13:00 às 14:00.
PALESTRA 4
14 MAI, TER
A IBM no Terceiro Milênio.
Tarcisio Lopes , Technical Manager, IBM Brasil Luiz Carlos Campos, Arquiteto de Sistemas, IBM Brasil
Local: Anfiteatro Antonio Giliolli, 2o. andar do Bloco A
Horário: das 12:00 às 14:00.

Resumo:
A IBM hoje.
Estratégia de Software IBM
IBM e Open Source
IBM e Universidades
e- Business e Java Enterprise

PALESTRA 5
6 JUN, QUI
Computadores Paralelos, Grafos e Mágica.
Prof. Siang Wun Song
Local: Anfiteatro Antonio Giliolli, 2o. andar do Bloco A
Horário: das 13:00 às 14:00.
Resumo:

Vocês devem estar estranhando o título desta palestra.

Pois é, a gente vai falar sobre computadores paralelos, que devem ser ligados de alguma forma. Um grafo é uma representação dessa ligação onde os vértices são computadores e as arestas são canais de comunicação. Cada grafo possui suas propriedades, como diâmetro e grau, que determinam a sua adequação ou não para ligar os computadores.

Entre esses grafos adequados para ligar computadores destaca-se o grafo de Bruijn que possui diâmetro pequeno e grau constante. Acontece que esse grafo também dá origem a uma mágica sensacional. Bem, tudo isso será visto na palestra. Venham conferir!

Moral da história: (Grafo é Legal :-)

PALESTRA 6
28 AGO, QUA
Software livre: características e oportunidades.
Prof. Imre Simon
Local: Sala 144, Bloco B
Horário: das 13:00 às 14:00.
Resumo:

Faremos um breve histórico do movimento de software livre, tentando apontar as suas principais características. Argumentaremos no sentido de que o movimento de software livre é um verdadeiro carro chefe de um trem de processos de inovação da asim chamada Sociedade da Informação.

Procuraremos apontar as oportunidades que este movimento gera para os alunos e formados de cursos na área da Computação.

Quer ver um "trailer"? Visite uma palestra relacionada em:

http://www.ime.usp.br/~is/aula/slpr/

PALESTRA 7
18 SET, QUA
Aproximar é preciso, otimizar não é preciso.
Prof. Cristina Gomes Fernandes.
Local: Sala 144, Bloco B.
Horário: das 13:00 às 14:00.
Resumo:

Consideraremos um problema simples de escalonamento de tarefas. A solução óbvia para esse problema (um algoritmo de força bruta) é insatisfatória, pois levaria tempo demais para determinar a solução do problema. Infelizmente, essa é basicamente a única solução que se conhece para o problema. Assim como esse problema de escalonamento, existem muitos outros problemas de otimização, vários deles extremamente importantes (problemas que vem de aplicações reais, como projetos de redes de comunicação, de circuitos VLSI, planejamento de linhas de produção, etc), cuja única solução conhecida é insatisfatória.

Algoritmos de aproximação surgem como uma alternativa nessa situação: são algoritmos eficientes que produzem "soluções aproximadas" para o problema. Mostraremos um algoritmo de aproximação para o problema de escalonamento considerado e sua análise, que comprova que o escalonamento produzido não está tão longe da solução do problema.

PALESTRA 8
20 NOV, QUA
Inteligência artificial ou imbecilidade automatizada? As máquinas podem pensar e sentir?
Prof. Valdemar W. Setzer.
Local: Anfiteatro Antonio Gilioli, Sala 247/262 do Bloco A.
Horário: das 13:00 às 14:30.
Resumo:
  1. O que é um computador? Dado e informação. Sintaxe e semântica. O "quarto chinês" de Searle e a semântica. O pensar como processo singular e como ponte entre a percepção e o conceito. Exemplo do xadrez eletrônico e Kasparov vs. Deep Blue. Percepção sensorial e pensamento. Exemplo da visão e da perspectiva linear. O que é compreender e aprender. A auto-determinação do pensar e a liberdade. Qual o papel do cérebro? O cérebro é um computador? A atividade neuronal produz o pensamento ou vice-versa? Crítica a R.Kurzweil e suas profecias. Objeções de Penrose (o pensamento não é algorítmico) e de Fetzer (semiótica).

  2. O que é inteligência? Tipos de inteligência (Gardner e Goleman). Inteligência incorporada em minerais, plantas, animais e seres humanos. Inteligência criativa no ser humano. Inteligência incorporada em máquinas. Máquinas podem ser inteligentes? O Teste de Turing e suas extensões (Harnad). Comparação com o "quarto chinês".

  3. O que é ter sentimentos? Subjetividade e individualidade dos sentimentos. A universalidade das máquinas e a possibilidade de terem sentimentos. Pensar, sentir e querer.

  4. Consciência e auto-consciência. As máquinas podem ter consciência?

  5. O ser humano é uma máquina?

  6. Análise dos filmes The Bicentennial Man de Columbus e Artificial Intelligence de Spielberg. Absurdos presentes nos filmes. Mensagens dos filmes. Influências na mentalidade, principalmente em crianças.

Ver artigo (em inglês) a respeito em www.ime.usp.br/~vwsetzer/AI.html.


[Dept de Ciência da Computação | Instituto de Matemática e Estatística | Universidade de São Paulo]
Last modified: Tue Nov 19 09:18:02 BRST 2002