Esta lista é um roteiro para as provas "on-line" de MuPAD e GSP.
Quanto ao sistema operacional (Windows/DOS), deve-se saber, no
mínimo, realizar/entender a seguinte lista:
1. "Executar" ("rodar") um programa via "My Computer" e "Windows Explorer";
2. Operações com diretórios: criar, renomear,
mover e apagar;
3. Operações com arquivos: criar, renomear, mover, copiar
e apagar;
4. Operações com rede: executar, copiar, copiar em outra
máquina.
MuPAD
- Sabendo que o MuPAD trata dados na notação fracionária,
como extrair o numerador ou denominador de um número fracionário?
- Utilize funções do MuPAD para:
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a. transformar uma fração em um número decimal com 20
casas depois da vírgula;
b. calcular os fatores primos de 10234;
c. verificar se um número inteiro é primo.
|
- Escreva um programa que verifique se um número inteiro n
é primo. Caso o número não seja primo, o programa
deve devolver a lista da decomposição de n em fatores
primos.
- Utilize o programa do exercício anterior para construir um laço
que verifique todos os números inteiros pertencentes ao intervalo
entre 1 e 10.
- Escreva um programa que imprima a soma dos n primeiros ímpares,
com n variando de 1 a 10. Exemplo:
n soma
1, 1
2, 4
3, 9
4, 16
...
10, 100
- Para o problema anterior, verifique a seguinte conjectura: soma = n2,
ou seja, para cada n pertencente ao intervalo de 1 a 10, se a soma dos n ímpares
for igual a n2 imprima "conjectura correta", caso contrário,
imprima "conjectura errada".
- Escreva um programa que calcule o valor do polinômio
n2-n+17 para
n inteiro variando de 1 a 20. Caso o resultado seja um número primo,
imprima n e o resultado, caso contrário, imprima n e a frase "não
é primo".
- Usando o comando sum do MuPAD, faça
um programa contendo um laço (use o comando for
do MuPAD) que imprima n e
(2i - 1), para n
de 1 até 10.
- Defina uma função f(x,y)
que receba como entrada dois números reais x e y e
devolva a sua soma. Calcule os valores de f para x = -3 e y = 2.
- Repita o exercício 7 para o polinômio
n2+n+41,
modificando a implementação do programa da seguinte maneira:
faça uma função p que devolva o valor do polinômio.
Escreva um programa que chame a função p para fazer
a verificação da conjectura: p(n) é primo?
- Escreva uma função g(x)
que receba uma lista como entrada e devolva o valor contido na n-ésima
posição da lista. Teste a sua função g
na lista de fatores primos gerada pelo comando
lista:=ifactor(10234).
- Use o comando expand para a
expressão x(x+1)(x-2).
- Encontre as raízes de x3-x2-2x
usando o comando solve do MuPAD.
- Faça uma função f(x,n)
que devolva o valor da expressão
xn-xn-1-2x.
Note que para n=3, a expressão se reduz a do exercício anterior.
Teste f para os pontos obtidos acima, usando
n=3, para verificar se de fato os valores obtidos no exercício
anterior são as raízes da função!
- Faça um laço que calcule a expressão
2n- 1, para n variando de
10 até 20, e que imprima OK
se o resultado da expressão for primo, caso
contrário, imprima NÃO e a lista de fatores.
- Escreva um programa que troque dois elementos de uma lista de números
inteiros.
- Escreva uma função troca
que resolve o problema anterior. A função deve receber uma
lista como parâmetro e mais dois outros parâmetros correspondendo
aos índices da lista para os quais se deseja fazer a troca de conteúdo.
Exemplo: troca([3,4,5,1,8], 2, 4) devolva a lista [3,1,5,4,8].
- Escreva um programa que calcula o fatorial de um número inteiro
n (sem usar a função fact)
- Resolva o seguinte sistema de equações:
x2+y2=2 e x+1=y, ou seja, encontre um
a e um b tal
que, a2+b2=2 e a+1=b . Use o comando solve do MuPAD.
- Defina uma lista com 5 elementos inteiros e faça um programa
(bloco de comandos) que imprime a média aritmética destes
5 elementos usando variáveis com índices na sintaxe do MuPAD.
- Usando a expressão n2 + 3n + 1, faça
um programa (bloco de comandos que contenha um laço
usando o comando for do MuPAD) que calcula
o resultado da expressão para n variando de
1 até 10, e que imprima OK
se o resultado da expressão for primo, caso
contrário imprima NÃO e a lista de fatores.
- Neste exercício você deverá usar 4 variáveis,
a,
b,
c
e d. As 3 primeiras (a,
b,
c)
devem ser iniciadas, respectivamente, com os valores: 1, 1 e 51/2.
Na linha seguinte, comece um laço for
variando n de 3 até
10,
com duas linhas subordinadas: - na primeira, faça as atribuições
d
recebe a+b,
a
recebe b e b
recebe d (nesta ordem); na segunda,
imprima o conteúdo da variável
d
(usando o comando print).
- Defina uma função no MuPAD que, dado N, devolva o
valor da expressão
(i2 + 3i + 1).
Use o comando sum
do MuPAD para simplificar a construção da função.
Teste a sua função para N = 1, 2, 3, e 4.
- Dado p, faça o gráfico 3D da função
sen(x)cos(x) no intervalo
(-p,p).
Use o comando do MuPAD plot3d.
- Dado p, faça o gráfico 2D da função
x sen(x) no intervalo
[-4p, 4p].
GSP
Básico:
1. Mudar preferências entre centímetros/polegadas,
entre graus/radiano, etc
2. Mudar ícone seta (tranlação, rotação,
dilatação)
3. Mudar ícone linha (segmento, semi-reta, reta)
4. Rotular objetos (incluindo alterar os nomes)
5. Operações com o "Graph": criar eixos, "plotar"
medidas e pontos, etc
6. Saber usar a calculadora: operações básicas
(+,-,*,/,^) e aplicações de funções especiais
(trigonométricas, exponencial,...)
7. Saber consultar o Help (principalmente o "Contents")
8. Saber abrir e gravar arquivos GSP ("Sketchs" e "Scripts")
Construções:
(respeite os rótulos sugeridos nos enunciados - esconder construções
intermediárias)
1. A partir de dois pontos A e B, construir os seguintes objetos:
a. Um quadrado sobre AB
b. Um retângulo sobre AB de altura metade da base
c. Um triângulo equilátero sobre AB
d. Um segmento AB e dois pontos, C e D, sobre AB tal que: d(A,C)=d(C,D)=d(D,B)
(ou seja, dividir AB em três segmentos de comprimentos iguais)
2. Com o exercício 1, fazer macros ("scripts") que,
selecionando dois (e só dois) pontos, constrói o objeto correspondente
3. Dados dois pontos A e B, construir a figura ao lado (ou abaixo,
acima...)
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a. construir um ponto E solto sobre AB | |
b. aplicar a macro 2.a para construir o quadrado ABCD | |
c. construir os pontos F, G e H, tais que d(A,E)=d(B,F)=d(C,G)=d(D,H) | |
d. construir os segmentos EF, FG, GH e HE | |
e. construir os interiores poligonais dos triângulos AEH,
BEF, CFG e DHG, e das poligonais ABCD e EFGH | |
f. medir as áreas de todos on interiores criados e buscar
alguma relação entre essas (vide figura ao lado) |
4. Dados os pontos A e B,
a. construir o ponto C solto sobre uma semi-reta perpendicular
a AB
b. construir os segmentos AC e BC, colocando-os em linha grossa
e em azul
c. aplicar a macro 2.a para os pontos A e B, B e C e C e A
d. computar as áreas dos quadrados formados e procurar
alguma relação
5. Repetir o exercício 4, desta vez trocando a macro 2.a
por 2.b
6. Repetir o exercício 4, desta vez trocando a macro 2.a
por 2.c
7. Dados duas retas perpediculares, x e y, uma reta d perpendicular
a y e um ponto F sobre y,
a. construir um ponto solto sobre o eixo x
b. construir o ponto P tal que d(P,F)=d(P,d) e d(P,d) = min{
d(P,D): D está em d} (distância de ponto a reta)
c. mover os objetos base e descobrir qual objeto está
sendo desenhado (via "Display|Trace Point" e também "Construct|Locus")
8. Dados três pontos A, B e C
a. construa uma circunferência de centro A e raio
B e coloque sobre a mesma um ponto D
b. construa uma corda começando em D e passando por C
c. crie o ponto E interseção da corda e a circunferência
d. construa as medidas de CD e CE e tente descobrir algum invariante
9. Dados dois pontos A e B, construa uma macro que
a. divida AB em três partes iguais, d(A,C)=d(C,D)=d(D,b)
b. construa o ponto E tal que o triângula CDE seja equilátero
c. construa os segmentos AC, CE, ED e DB e esconda os pontos
C, D e E
10. Faça uma macro como em 9, mas que seja recorrente para
cada segmentos criado
11. Dada um circunferência de centro A e raio AB, construa
uma macro recorrente que
a. desenha os polos norte/sul/leste/oeste, respectivamente
E, C, B e D
b. sobre cada segmento AE, AD, AB e AC, construa novas circunferências
de raio metade de d(A,B), com centros respectivamente em E, D, B e C
c. esconda os pontos intermediários criados
d. aplique a macro criada com a maior profundidade que o micro
que você estiver usando aguentar
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