Súmula
Curicular
(Março/2025)
1. Dados pessoais
Nome: Marcos Nascimento Magalhães
Fone: (011) 3091-6123/
3091-6129
e-mail: marcos@ime.usp.br
2.
Títulos
Livre-Docente
pelo Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da USP,
SP - 2001.
Doutor pelo Departamento de Engenharia Industrial e
Pesquisa Operacional da Virginia Polytechnic Institute & State University,
Va, EUA - 1988.
Mestre em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística
da Universidade de São Paulo, SP - 1980.
Professor III efetivo, Secretaria de Educação, SP -
1976.
Licenciado em Matemática pelo Instituto de Matemática
e Estatística da Universidade de São Paulo, SP - 1975.
3. Atividades didáticas no
ensino superior
3.1 Professor do Departamento de Estatística do Instituto
de Matemática e Estatística da USP, SP, desde 1978.
a) Disciplinas de graduação:
Probabilidade- Instituto
de Matemática de Estatística.
Estatística no Ensino Básico- Instituto de Matemática de Estatística.
Estatística para Licenciatura I e II- Instituto de
Matemática de Estatística.
Introdução à Probabilidade e Estatística I e II- Instituto de Matemática de Estatística.
Estatística Básica- Faculdade de Economia e Administração, Instituto de Geociências,
Faculdade de Educação Física, Instituto de Matemática de Estatística, Faculdade
de Medicina, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Filosofia,
Letras e Ciências Humanas.
b) Disciplinas de
pós-graduação:
Estatística I, Estatística Matemática I, Teoria das
Filas, Processos Estocásticos Aplicados e Probabilidade e Inferência
Estatística I.
3.2 Professor de Estatística da FASP, São Paulo, SP,
1979- 1982.
3.3 Professor de Exercícios de Cálculo II na Escola
Politécnica da Universidade de São Paulo, SP - 1976.
4.
Atividades de Orientação
4.1 Mestrados (em andamento): Alex Junior
Aparecido Leite (programa), Arthur Paes Pierosi (programa), Beatriz Souza
Santos (programa), Luis Henrique Ramos Teixeira (programa) e Vitor Procopio
Nunes.
4.2 Mestrados (9 concluídos): Thiago Picos (2019), Ana Olívia Ramos Pires Justo
(2017), Mariana Ribeiro Busatta Barberino (2016), Vinicius Alves Rodrigues
(2016), Gabriela Cantisano (2009), Camila Cardoso de Oliveira (2009), Elisa
Sayuri Shimabukuro (2006), Henry Kiyoshi Oyagawa (2004) e Renée Xavier de
Menezes (1994).
4.3 Aperfeiçoamento: João Batista Góes- Universidade Federal do Pará
(1997).
4.4 Iniciação Científica (em andamento): Arthur Mendonca Campelo Rodrigues e Vicenzo Carlim de
Sousa.
4.5 Iniciação Científica: Amanda de Souza Santos (2024), Bruno Kleine Mollica (2024), Gustavo Soares Gomes (2023), Raphael Vinicius da Silva Fonseca
(2023), Leticia Maria Razanauskas Pires (2022), Yrlla Mariana Vieira de França
(2022), Gustavo Barbosa Leite Yadoya (2019), Kenny Kendy Kakazu (2018),
Valentina Lissette Guillén Curbelo (2018), Flavio Canoa F. de Oliveira (2017),
Milena Heidecher (2017), Amanda Nunes Barros (2016), Ana Luiza Patriarcha
(2016), Cloves Adriano Paiva Sousa (2016), Guilherme dos Santos Batista (2015),
Marco Aurélio Pereira da Silva (2015), Gisele Cristine Eugenio (2013), Renan
Marcel Barros dos Santos (2012), Leticia de Oliveira Silva (2010), Bruno
Henrique dos Santos (2009), Camila de Souza Macedo (2009), Fabiana Neves Alves
(2009), Kelly Cristina Ramos da Silva (2009), Marcus Dias (2009), Mirian de
Souza (2009), Mariana Ribeiro Busatta (2009), Joyce Marly da Silva (2008),
Sílvio Tambara Junior (2008), Daniela F. Alvarenga (2008), Liz Janduí S.
Baptista (2008), Fábio Jun Fujikawa (2005), Tatyana Maya (2004), Thiago Vilhega
da Silva (2004), Fábio Eiki (1999), Gustavo Pereira (1999), Flávia Carpinetti
(1997), Patricia Rosa (1997), Edson Takao (1997) e Henry Corraza (1996).
4.6 Projetos em Ensino de Matemática
(disciplina MAT0451): André de
Queiroz Dias (2013), Alfredo Werneck (2011) e Gizela Fonseca (2005).
4.7 Programa (de Mestrado- 6
concluídos): Lauro Medeiros (2017),
Paola Burgatt Meneghesso (2016), Gabriela Cantisano (2006), Nélio Pereira
Machado (2004), Elisa Sayuri Shimabukuro (2003), Maria Paula Chicarino (1997) e
Cláudia Daré (1996).
4.8 Tutoria
para ingressantes (3 bolsistas): Bruno
Ramos Martins (2013), João Henrique Luciano (2013) e Lísias Cruz Rodrigues
(2013).
5.
Outras atividades no ensino superior
5.1 Oficinas
no CAEM (Centro de Aperfeiçoamento do
Ensino de Matemática), IME-USP:
Estatística e
o uso de dados sociais em sala de aula (2022, 2023, 2024)
Ensino de
Estatística: atividades e recursos multimídia (2019);
Praticando
Estatística na Educação Básica (2019);
A
variabilidade existe e faz parte da vida (2018);
Atividades em
Estatística (2015, 2016, 2017);
Desenvolvendo
idéias de inferência na educação básica (2014);
Atividades em
Probabilidade (2013);
Inferência estatística informal na
escola básica (2013);
Praticando
probabilidade na sala de aula (2008, 2009, 2010, 2011 e 2012);
Ideias
Estatísticas para aprender e praticar na escola (2007, 2008, 2010 e 2011).
5.2
Mini-cursos na Semana da Licenciatura do IME-USP:
Praticando
Estatística na educação básica (2014);
Atividades
para o ensino de Probabilidade e Estatísticas na educação básica (2012);
Projetos de
Estatística na escola: quem tem medo de desafios?(2010);
Probabilidade
e Análise Combinatória (2008).
5.3 Oficinas
na Mostra do CAEM, IME-USP:
Traga o “aleatório” para sua aula
(2017);
Estatística na Escola Básica (2015);
Atividades
para aprendizagem de conceitos estatísticos na educação básica (2013)
5.4
Conferências (recentes):
Frequência anotada, mas o cérebro
faltou!, 1º Encontro Sul Brasileiro
de Estatística e Ciência de Dados, UFPR, Dezembro/2023
Atenção: Por decisão da reitoria, a partir
de hoje, o estudante só assistirá aula se acompanhado do seu respectivo cérebro, 13ª SEMEST, UFF, Outubro/2023.
Covid-19, Joias, Rolex e Estatística, Webinar GESTBIO- UFV, Setembro/2023.
ICOTS 2022 (Keynote speaker) Invite your
students' brains to come to the classroom too, 2022.
No mundo da Estatística sempre cabe você, YouScience, evento de divulgação científica do
Instituto Principia, 2022.
Já viramos estatística e então ..., Escola Móbile, São Paulo, 2022.
Impeachment já! Abaixo o aplicador de software
e viva a reflexão, VIII Workshop em Estatística Aplicada e Biometria,
Universidade Federal de Viçosa, 2021
Números e canja de galinha, o desafio é
..., IV Workshop em Estatística
Aplicada, Univ. Federal de Rondônia (UNIR), 2021.
A importância do estrobodogue na
formação do estatístico, UFSCar,
2021.
Atividade de inferência informal para
avaliar o valor de Pi. Seminário de
Educação Estatística, IME-USP, 2019.
ICOTS 2018: ideias e reflexões em
Educação Estatística. Seminário de
Educação Estatística, IME-USP, 2018.
Estatística na sociedade, alguns
desafios. Semana da Estatística,
UFSCar e USP, 2017.
Entender e usar informações numéricas é
possível? III CEMEG – Universidade
Federal de Goiás, 2017
Estatística: números em contexto. XII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2017.
Convide o cérebro de seus estudantes
para as aulas de Estatística. 62ª
RBras e 17º SEAGRO, Universidade Federal de Lavras, 2017.
Atividades em Estatística, 6ª Semana de Matemática e Educação Matemática,
Instituto Federal de São Paulo- Bragança Paulista, 2017.
Priorizar idéias é o desafio. XV MGEST Encontro Mineiro de Estatística, 2017
Oportunidade de desenvolvimento como
professor. 1ª Semana do Professor de
Matemática, Unicamp, 2017.
Reflexões sobre o ensino de Estatística. Universidade Estadual de Maringá, 2017.
Uma vez bem feito a gente nunca esquece.
Semana da Licenciatura, IME-USP,
2016.
Activities to improve Statistics courses for future
mathematics teachers. Jornadas
Nacionales de Estadística (JNE), Concepción, Chile, 2015.
A Brazilian
site with activities for teaching statistics. Jornadas Nacionales de Estadística (JNE), Concepción,
Chile, 2015.
5.5 Outras
atividades:
Organizador
do Seminário de Educação Estatística do IME-USP (desde 2010).
Organizador
da Mesa redonda: Desafios do ensino de
Estatística na graduação. Participação de João Maurício Araújo Mota/UFC,
Anderson Ara/UFPR e Renata Souza Bueno/ENCE. 25º SINAPE- Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, Fortaleza,
2024
Organizador
da Sessão Temática Metodologias ativas
para ensino de estatística, 22º SINAPE, Gramado, 2022.
Mesa
redonda The future of Statistical
Education (com Denise Silva, Nalini Ravishanker e Marcos Magalhães), 3rd
Conference on Statistics and Data Science , UFBa, 2021.
Minicurso
Atividades para o ensino de Probabilidade e Estatística na Educação Básica,
XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 2016.
Minicurso
Introdução à Rede de Filas, 12o. SINAPE- Simpósio Nacional de Probabilidade
e Estatística, Caxambú, 1996.
Revisor
de artigos para revistas científicas.
Participação
em bancas de Exame de Qualificação (mestrado e doutorado) e de Defesa
(mestrado, doutorado e livre-docência).
6.
Publicações
6.1 Livros:
Magalhães, M. N. Atividades
para o Ensino de Probabilidade e Estatística na Educação Básica, eBook SBM,
Rio de Janeiro, 2019
Magalhães, M. N. Probabilidade e Variáveis Aleatórias,
3ª edição, 3ª reimpressão, Edusp, São Paulo, SP, 2024.
Magalhães, M. N.; Lima A. C. P. Noções de
Probabilidade e Estatística. 8ª edição, Edusp, São Paulo, SP, 2025.
Magalhães, M. N. Introdução à Rede de Filas. Editado pela
ABE- Associação Brasileira de Estatística no 12o. SINAPE- Simpósio Nacional de
Probabilidade e Estatística, 1996.
Magalhães, M. N. Introdução à Estatística, notas de
aula para os alunos do Instituto de Geociências publicada pelo departamento de
Estatística do IME- USP, 1983.
6.2 Capítulos de livros:
Magalhães, M. N. Itens dissertativos em avaliações. In
Lopes, C. E., Porciúncula, M. & Samá, S. (Organizadores), Perspectivas para
o ensino e a aprendizagem de Estatística e Probabilidade (pp. 297-316). Campinas,
São Paulo, Brasil: Mercado de Letras, 2019
Magalhães,
M. N. Desafios do ensino de Estatística na Licenciatura em
Matemática. In: Samá S. P.; Porciúncula, M. M. S. (organizadoras). Educação
Estatística: ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior.
Curitiba: Editora CRV, 2015.
Santos, R. M. B., Magalhães, M. N. Uso de Estatística na
opinião de egressos de licenciatura em matemática de uma universidade pública.
In: Salcedo, A. (organizador) Educación Estadística em América Latina: Tendencias
y Perspectivas, Capítulo 13, pp: 283- 298, Caracas, Venezuela, 2013. Disponível
em http://saber.ucv.ve/jspui/handle/123456789/4666,
2013.
6.3 Dissertações e Teses:
Magalhães, M. N. Tópicos em Filas com Dependência,
Texto Sistematizado para obtenção de Livre Docência no IME-USP, São Paulo, SP,
2001.
Magalhães, M. N. Queues with a Markov renewal service
process, Tese de Doutorado no Departamento de Engenharia Industrial e Pesquisa
Operacional da Virginia Polytechnic Institute and State University, Virginia,
EUA, 1988.
Magalhães, M. N. Uma aplicação de processos de
renovação Markovianos à atendimentos de emergência, Dissertação de Mestrado no
Departamento de Estatística do IME- USP, 1980.
6.4 Artigos
em Revistas e Congressos (por data):
Magalhães, M. N. Dados reais
em cursos de Licenciatura em Matemática. Artigo (Comunicação) 25º SINAPE-
Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, Fortaleza, 2024.
Magalhães, M. N., Mollica,
B. K., Santos A. S. Banco de dados no AtivEstat. Resumo (Pôster) 25º SINAPE-
Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, Fortaleza, 2024.
Magalhães, M. N. Duas propostas para a aprendizagem em Estatística.
Revista Baiana de Educação Matemática, v. 03, p. 01-16, e202216, jan./dez.,
2022.
Magalhães, M. N. Oportunidades para o ensino de estatística hoje e no
futuro (que esperamos) pós pandemia. Proceedings ICOTS 11- 11th International
Conference on Teaching Statistics, Rosario, Argentina, 2022.
Magalhães, M. N. Desafio em sala de aula: melhorar a
reflexão de conceitos estatísticos. Artigo (Comunicação) 24º SINAPE- Simpósio
Nacional de Probabilidade e Estatística, Gramado, 2022.
Magalhães, M. N., Magalhães, M.
C. C. Discussion circle for the teaching-learning of
statistics. SERJ-
Statistics Education Research Vol. 20 No. 2 (2021):
Special issue: Statistics Education Research from a Latin American Perspective.
https://doi.org/10.52041/serj.v20i2.355
da Silva, A.S., Barbosa, M.T.S., de Souza Velasque, L. et
al. The COVID-19 epidemic in Brazil: how statistics education may contribute to
unravel the reality behind the charts. Educ Stud Math 108, 269–289 (2021).
https://doi.org/10.1007/s10649-021-10112-6
Magalhães, M. N. Atividade de Inferência Informal para
avaliar π. ReBECEM, v.3, n.2, 2019.
Justo, A. O. R. P., Magalhães, M. N. Leilão do menor lance:
um jogo digital para o ensino de Estatística. Caminhos da Educação Matemática
em Revista/Online, v. 9, n. 2, 2019
Justo, A. O. R. P., Magalhães, M. N. Atividade de
Estatística – Leilão do menor lance. Resumo (Pôster) XIII Enem, Cuiabá, 2019.
Justo, A. O. R. P., Magalhães, M. N. Leilão do menor lance:
ensino de Estatística por meio de jogos. Resumo (Pôster) 23º SINAPE- Simpósio Nacional
de Probabilidade e Estatística, Estância São Pedro, 2018.
Barberino, M. R. B., Magalhães, M. N. Uma proposta para
desenvolver o letramento estatístico através de projetos. Vydia v. 36, n. 2: Edição especial -
Ensino de Probabilidade e Estatística, 2016.
Barberino, M. R. B., Magalhães, M. N. Projetos para o
ensino de Estatística na escola pública. Educ.
Matem. Pesq., São Paulo, v.18, n.3, pp.1223-1243, 2016.
Magalhães, M. N. A site to
facilitate access to statistical activities. Newsletter of the International
Statistical Literacy Project 2(8), IASE, 2015.
Magalhães, M. N. Two activities
to improve statistics courses for future mathematics teachers. Proceedings ISI, Rio de Janeiro, 2015.
Magalhães, M. N., Batista, G.
S., Silva, M. A. P. A Brazilian site with activities for teaching statistics. Proceedings IASE, Rio de Janeiro, 2015.
Magalhães, M. N., Magalhães, M.
C. C. A critical understanding and transformation of an initial statistics
course. SERJ- Statistics Education Research Journal 3(2), 2014.
Magalhães, M. N. Challenges for
learning about distributions in courses for future mathematics teachers. Proceedings
ICOTS 9- 9th International Conference on Teaching Statistics, Flagstaff,
Arizona, USA, 2014.
Magalhães, M. N. Desafios do ensino de Estatística na
Licenciatura em Matemática. Artigo (Comunicação) 21º SINAPE- Simpósio Nacional
de Probabilidade e Estatística, Natal, 2014.
Batista, G. S., Eugenio, G. C., Magalhães, M. N. Atividades
para o ensino de Estatística. Atas do 21º SIICUSP- Simpósio Internacional de
Iniciação Científica da USP, São Carlos, 2013.
Santos, R. M. B., Magalhães, M. N. A formação de
Estatística na Licenciatura em Matemática. Atas do 20º SINAPE- Simpósio
Nacional de Probabilidade e Estatística, João Pessoa, 2012.
Santos, R. M. B., Magalhães, M. N. Preparação em
Estatística dos formandos da Licenciatura do IME-USP. Atas do VI- Simpósio de
Iniciação Científica e Pós-Graduação do IME-USP, 2012.
Santos, R. M. B., Magalhães, M. N. Algumas informações dos
graduados em Licenciatura do IME-USP. Atas do Simpósio de Iniciação Científica
da USP, São Carlos, 2011.
Magalhães, M. N. Different Views of a basic statistic course. Proceedings ICOTS
8- 8th International Conference on Teaching Statistics, Ljubljana, Eslovênia,
2010.
Magalhães, M. N. Andrade, D. F. Analysis of a basic statistic course using item response
theory. Proceedings
ICOTS 8- 8th International Conference on Teaching Statistics, Ljubljana,
Eslovênia, 2010.
Magalhães, M. N. Avaliação do Conhecimento de
Estatística dos Formandos em Licenciatura do IME-USP. Atas do 19º SINAPE-
Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, Estância São Pedro, 2010.
Silva, K. C. R., Magalhães, M. N. Avaliação do conhecimento
de Estatística dos formandos em Licenciatura do IME. Atas do Simpósio de Iniciação
Científica da USP, São Carlos, 2009.
Santos, B. H., Macedo, C. S., Alves, F. N., Bussata, M. R.,
Silva, J. M., Magalhães, M. N. Ensino de Estatística na Rede Estadual, SP. Atas
do Simpósio de Iniciação Científica da USP, São Carlos, 2009.
Santos, B. H., Macedo, C. S., Alves, F. N., Bussata, M. R.,
Magalhães, M. N. Estatística no ensino municipal de São Paulo, SP. Atas do
Simpósio de Iniciação Científica da USP, São Carlos, 2009.
Cantisano, G., Kira, E., Magalhães, M. N. Modelo
aproximado de fila para centrais de atendimento. Atas do 18o. SINAPE- Simpósio
Nacional de Probabilidade e Estatística, Estância São Pedro, 2008.
Oliveira, C. C., Kira, E., Magalhães, M. N. Relação
entre a probabilidade de abandono e tempo médio de espera na fila M/M/n +G. Atas
do 18o. SINAPE- Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, Estância São
Pedro, 2008.
Santos, B. H., Macedo, C. S., Alves, F. N., Bussata,
M. R., Silva, J. M., Junior, S. T., Magalhães, M. N. Presença da Estatística
nos ensinos fundamental e médio. Atas do IV Simpósio de Iniciação Científica e
Pós-Graduação do IME-USP, São Paulo, 2008.
Dias, M. A. T. P., Souza, M., Alvarenga, D. F.,
Baptista, L. J. S., Magalhães, M. N. Avaliando uma disciplina básica de
estatística no ensino de graduação. Atas do IV Simpósio de Iniciação Científica
e Pós-Graduação do IME-USP, São Paulo, 2008.
Magalhães, M. N. We
thing they have learned. Are we right? CD-rom Proceedings, IASE Satellite
Conference on Assessing Student Learning in Statistics, Guimarães, Portugal,
2007.
Magalhães, M. N.
Poor results: What is wrong? CD-rom
Proceedings, ISI- International Statistical Institute, Lisboa, Portugal, 2007.
Doy, F. E., Bressan, G., Pereira, G. H. A., Magalhães,
M. N., Simulação do Serviço de Correio Eletrônico através de um Modelo de
Filas. Pesquisa Operacional, Rio de Janeiro, v. 26, p. 241-253, 2006.
Magalhães, M. N.
Comments on the learning in introductory statistics courses. CD-rom
Proceedings, ICOTS 7- 7th International Conference on Teaching Statistics,
Salvador, BA, 2006.
Daigle, J. N.;
Magalhães, M.N. Analysis of Packet Networks having Contention-based Reservation
with application to GPRS. IEEE/ACM Transactions on Networking, vol 11- 4:
602-615, 2003.
Daigle, J. N.;
Magalhães, M.N. Queueing Analysis of a contention-based service system. Anais
do IEEE- Wireless Communications and Networking Conference (Cd-rom), Chigago,
2000.
Doy, F. E., Pereira, G. H. A., Magalhães, M. N.,
Bressan, G. Características Estatísticas do Serviço de E-mail da REDE IME-USP
de Computadores. Anais do 31º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, Juiz
de Fora, MG, 1999.
Magalhães, M. N.;
McNickle, D. C.; Salles, M. C. B. Outputs from a loss System with two stations
and a smart (cyclic) server. Investigación
Operativa- Revista Latino-Ibero-Americana de Investigación Operativa, Rio de
Janeiro, Brasil, v.6, n.1/2/3, p.111-124, 1998.
Magalhães, M. N. A
few comparisons between random and cycle service in a loss system with three
stations. Anais do 28o. Simpósio
Brasileiro de Pesquisa Operacional, Rio de Janeiro, 986- 990, 1996.
Daigle, J. N.; LEE,
Y; Magalhães, M. N. Discrete time queues with phase dependent arrivals,
IEEE-Transactions on Communications, vol. 42- 2/3/4: 606- 614, 1994.
Magalhães, M. N.; McNickle,
D. C.; Salles, M. C. B. Departure Processes from a loss System with two
stations and one server. REBRAPE, Vol.2: 135-146, 1994.
Magalhães, M. N.
Output from a Bernoulli switch server system. Anais do 25o. Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, Campinas,
473- 477, 1993.
Daigle, J. N.;
Magalhães, M. N. Transient behavior of M/ Mij /1 Queues. Queueing Systems
Theory and Applications. Vol. 8: 357-378, 1991.
Magalhães, M. N;
Tanaka, N. I. Reverse processes in M/ Mij /1 Queues. REBRAPE, Vol. 5: 95-102,
1991.
Magalhães, M. N.
Results on the departure process of M/Mij /1 Queues. Atas do 9o. SINAPE, São
Paulo, 1990.
Magalhães, M. N.;
Disney, R. L. Departures from queues with changeover times. Queueing Systems
Theory and Applications Vol. 5: 295- 311, 1989.