Consideramos que o estágio de ensino exigido pela CAPES para seus bolsistas é importante para a formação de mestres e doutores e ponderamos que deverá estar aberto de forma opcional a todos os alunos de pós-graduação do IME. Em linhas gerais, achamos que o Estágio de Ensino no IME pode ser desenhado tomando como modelo o atual Programa PAE da reitoria.
Segue o detalhamento do procedimento que estamos propondo.
1. A inscrição no Estágio de Ensino depende de aprovação da CPG, a qual será solicitada à CPG com base num projeto, elaborado pelo aluno conjuntamente com seu orientador, para desenvolver atividades no marco de uma disciplina de graduação e/ou atividades equivalentes a critério da CPG. As atividades deverão ter o de acordo do docente responsável pela disciplina, quando for o caso, e serão supervisadas por ele.
2. As atividades não poderão exceder de 4 horas semanais, não poderão implicar que o estagiário fique responsável pelo ensino da disciplina e deverão ser compatíveis com suas atividades regulares como aluno de pós-graduação. Está vedado ao estagiário ministrar aulas teóricas sem a supervisão do professor responsável pela disciplina, quando for o caso.
3. O Estágio de Ensino, qualquer que seja o programa de pós-graduação, terá a duração de um semestre. Concluido satisfatoriamente, o Estágio de Ensino dará direito à contagem máxima de 4 créditos dentro do total de créditos de disciplinas exigidos pelo programa. Quem cumprir o estágio no mestrado não precisa repeti-lo no doutorado.
4. Sem prejuízo de outras que possam vir a ser aprovadas pela CPG, listamos a seguir algumas atividades adequadas para desenvolvimento dentro do Estágio de Ensino.
Elaboração de listas de exercícios dos quais uma parte, representando não menos do que 20% do trabalho total, devem ser efetivamente criados pelo aluno.
Atividades de monitoria.
5. Respeitado o máximo de 4 créditos, a CPG poderá convalidar estágios no programa PAE como estágios de ensino.
6. Os créditos do Estágio de Ensino não poderão ser somados aos créditos do PAE ou a outros créditos do mesmo tipo para contarem como créditos obtidos em disciplinas.
São Paulo, 18 de junho de 1999.
__________________________
Antonio Carlos Asperti
__________________________
Carlos Eduardo Ferreira
__________________________
Edson de Faria
__________________________
Héctor Merklen Goldschmidt
__________________________
Helena M. A. de Castro
__________________________
Junior Barrera
__________________________
Wagner S. Borges
Last modified: Wed Jun 30 12:55:47 EST 1999