Gostaria, entretanto, de prestar alguns esclarecimentos necessários para o melhor entendimento dos problemas. É igualmente importante conhecer algumas providências tomadas pela administração central nesse sentido e os primeiros resultados.
Em cada ano, faz-se a assinatura dos periódicos para o próximo ano. Isso é em geral centralizado no SIBI que solicita verba para o atendimento dos periódicos das unidades. As assinaturas são feitas em 4 lotes, distribuídos ao longo do ano, sendo o último lote próximo ao final do ano.
Dadas as dificuldades financeiras previstas para este ano, o SIBI solicitou às unidades que indiquem periódicos mais prioritários para comporem o primeiro lote, constituído de 25% do total de periódicos. Isso faz sentido pois não se sabe se neste ano será possível realizar a compra de todos os 4 lotes como habitualmente é feito. É bom esclarecer que pode haver novos lotes de periódicos a serem assinados no decorrer do ano. Portanto não se pode dizer ainda que o corte dos periódicos foi de 75%.
Ao mesmo tempo, durante os primeiros meses deste ano, houve tentativas da administração central em obter recursos externos para as bibliotecas da USP. O Prof. Jacques Marcovitch, Reitor da USP, anunciou numa reunião com os diretores das unidades de 23/fevereiro/1999, que os três reitores das universidades estaduais paulistas tiveram uma reunião com o Diretor Científico da FAPESP solicitando que esta reiniciasse os programas de apoio as bibliotecas. (Observo que o último programa FAP-Livro foi em 1996.)
Na reunião do Conselho Universitário de anteontem (23/março/1999), o Reitor anunicou que a FAPESP já decidiu reabrir o programa FAP-Livro. Esse programa, segundo entendi por uma explicação dada pelo Diretor Administrativo da FAPESP (a confirmar), pode contemplar não somente livros mas também assinatura de periódicos. (NOTA: infelizmente isso não vale, conforme esclarecimentos que obtive junto à FAPESP no dia 19/maio/1999. Isto é, FAP-Livro NÃO contempla assinatura de periódicos.)
A respeito do corte de periódicos pela CAPES, houve um
pequeno avanço. Ver a página
Comunicado da Capes sobre Programa de Aquisição de Periódicos (clicar aqui).
Além de contar com a CAPES e o SIBI/USP, a biblioteca tem periódicos provenientes de outras fontes. São 160 periódicos por permuta com a Resenhas do IME, 12 periódicos assinados com recursos próprios do IME. Todos esses serão mantidos para o ano 2000. Além disso, através de um convênio FAPESP/Elsevier, a biblioteca terá 48 periódicos pagos com verba FAPESP.
Siang W. Song
25 de março de 1999
Last modified: Wed Oct 18 11:14:32 BRDT 2000