Disciplina CCM003 Seminários em Computação - 2.o Quadrimestre de 2011
Observação:
Clicar no link seguinte para ver
os critérios de avaliação
e demais informações sobre esta disciplina
Informações da disciplina CCM003 Seminários em Computação.
Palestrante: Prof. João Paulo Gois - UFABC
Resumo:
In this talk, we present the problem of reconstructing an implicit function from Hermitian Data (unstructured points and their corresponding normals). To that end, we made use of Hermite Radial Basis Functions (HRBF) implicits. Results show that HRBF implicits allow reconstructing implicit surfaces rich in details even in presence of coarse and no-uniform hermitian data. We also present the power of HRBF for applications in several research problems and compare it against previously published techniques.
Palestrante: Prof. Alfredo Goldman - USP
Resumo:
Os Métodos Ágeis estão se popularizando, e cada vez mais existe o interesse em ser ágil. Mas, o quê, de fato, é ser ágil? Nesta palestra, apresentaremos uma visão panorâmica sobre diversos Métodos Ágeis e veremos os valores e os princípios da abordagem ágil que podem ser usados para melhorar a qualidade e a produtividade de projetos de desenvolvimento de software.
Título: Um seminário sobre como preparar um seminário(.pdf 87K)
Palestrante: Siang Wun Song - UFABC
Resumo:
Apresentamos algumas regras e orientações sobre como preparar um seminário.
Palestrante: Prof. Raphael Yokoingawa de Camargo - UFABC
Resumo:
GPUs modernas são compostas por centenas de processadores capazes de executar milhares de threads simultaneamente e estão sendo utilizadas com sucesso em diversas aplicações na área de computação científica. Nesta palestra discutiremos a arquitetura de GPUs e sua influência no desempenho de diferentes classes de aplicações de alto-desempenho. Como exemplo, apresentaremos um simulador de redes neuronais biologicamente realistas, onde obtivemos speedups de até 40 vezes, quando comparado a CPUs modernas.
A seguir teremos um outro seminário curto, sobre como apresentar seminários.
Título: Um seminário sobre como apresentar um seminário
Palestrante: Prof. Siang Wun Song - UFABC
Resumo:
Com base em material disponível na internet (ver abaixo), apresentamos algumas orientações sobre como apresentar um seminário. Serão destacados vários aspectos: postura do palestrante, abertura e conclusão, uso de cor, tamanho dos fonts, uso de apontador laser, animação, etc.
Acesse este link para os slides usados: http://www.cyto.purdue.edu/Education/index.htm
Título: Manipulação de dados multimídia em SGBD relacionais (.pdf 4.5 M)
Palestrante: Prof.a Maria Camila Nardini Barioni
Resumo:
Os avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas proporcionaram o surgimento de novas aplicações que passaram a manipular dados mais complexos do que números e pequenas cadeias de caracteres. Dentre esses novos tipos de dados é possível mencionar: fotografias, documentos (como livros e artigos), filmes e arquivos MP3 armazenados por aplicações multimídia; imagens de satélite, informações geo-referenciadas e dados metereológicos armazenados e analisados por sistemas de informação geográfica; imagens de exames médicos, dados genômicos e sequências de proteínas utilizados por sistemas de apoio à medicina.
Para atender às buscas necessárias às aplicações que manipulam dados complexos é preciso que os Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) ofereçam suporte para operações de buscas por similaridade - i.e., consultas que realizam busca por objetos da base similares a um objeto de consulta, de acordo com uma certa medida de similaridade. Assim, o objetivo desta palestra é apresentar as questões relacionadas com o desenvolvimento e a incorporação de técnicas que permitam a manipulação eficiente de dados complexos armazenados em SGBD, em especial dados multimídia.
A seguir teremos um outro seminário curto, sobre como apresentar seminários.
Título: Um seminário sobre como apresentar um seminário
Palestrante: Prof. Siang Wun Song - UFABC
Resumo:
Com base em material disponível na internet (ver abaixo), apresentamos algumas orientações sobre como apresentar um seminário. Serão destacados vários aspectos: postura do palestrante, abertura e conclusão, uso de cor, tamanho dos fonts, uso de apontador laser, animação, etc.
Acesse este link para os slides usados: http://www.cyto.purdue.edu/Education/index.htm
Título: Multiplicação de inteiros e o algoritmo de Karatsuba
Palestrante: Prof. Paulo Feofiloff - IME/USP
Resumo:
Quanto tempo é necessário para multiplicar dois números naturais? Se os números têm n dígitos cada, o algoritmo usual consome tempo proporcional a n^2. Se n é pequeno (menor que 500, digamos), é difícil imaginar um algoritmo mais rápido. Mas existe um algoritmo que é bem mais rápido quando n é grande (como acontece nas aplicações à criptografia, por exemplo).
Esta palestra pretende discutir e analisar o clássico algoritmo de multiplicação de Karatsuba.
Ao discutir o problema da multiplicação de números, a palestra introduz, de maneira informal, os seguintes assuntos: eficiência de algoritmos, algoritmos recursivos, solução de recorrências, análise de algoritmos, multiplicação rápida de matrizes.
A seguir, teremos as seguintes apresentações dos alunos (25 julho 2011):
Palestrante: Prof. Siang Wun Song - UFABC
Resumo:
Neste seminários mostramos alguns erros comuns de inglês em artigos científicos. A apresentação é baseada em experiência acumulada ao longo dos anos, ao revisar artigos escritos em inglês principalmente por pessoas de língua portuguesa. Artigos científicos escritos em português e em inglês têm estilos diferentes. Isso tem gerado vários erros comuns no uso da língua inlgesa. A apresentação será em forma interativa e a participação do público será bem vinda.
A seguir, teremos as seguintes apresentações dos alunos (1 agosto 2011):
Palestrante: Prof.a Gordana Manic - UFABC
Resumo:
Apresentamos nesta palestra os problemas de Jogos em Triangulações Planares que pertencem a uma área mais geral de jogos combinatórios que normalmente envolvem dois jogadores. O principal objetivo consiste em determinar, em cada jogo, qual será o resultado do jogo, ou seja, quem será o ganhador ou se então acontecerá um empate. Neste seminário mostramos com mais detalhes um destes problemas, chamado Jogo da Triangulação Bichromática, definido da seguinte forma: dado um conjunto S de pontos num plano, os jogadores constroem uma triangulação T(S). Começando com o conjunto vazio de arestas, os jogadores R e B jogam alternadamente, desenhando uma aresta em cada jogada. O jogador R usa cor vermelha e o jogador B usa cor azul, respectivamente. O primeiro jogador que completa um triângulo vazio monocromático é o vencedor. Mostraremos que o jogador B pode forçar um empate no Jogo da Triangulação Bichromática quando os pontos em S estão em uma posição convexa.
A seguir, teremos as seguintes apresentações dos alunos (15 agosto 2011):