Análise de risco

Caríssimos,

Tenho interesse em participar do próximo encontro de modelagem estatística em seguros e finanças (Maresias 2005).

Tenho trabalhado com a Teoria da Resposta ao Item há um certo tempo e tenho interesse em utilizá-la na área de riscos (por exemplo). Mais especificamente, até onde sei, para se obter crédito em um banco, o cliente preenche um questionário e este, por sua vez,  serve como forma (pelo menos auxiliar) de classificá-lo como ?bom ou mau? pagador. Gostaria então, de um conjunto de respostas (sem identificar os indivíduos) com as respectivas classificações feitas pelo banco (através de algum método) e então utilizar a TRI (dada a existência desse questionário) para comparar os resultados.

Se alguém tiver informações de como conseguir bancos de dados dessa natureza, por favor entrem em contato. Desconheço os aspectos legais inerentes a esse processo e conheço menos ainda o quão sigilosos seja esse conjunto de informações.

Por outro lado, se alguém conhecer procedimentos semelhantes (via questionário) utilizados em outras áreas correlatas (e.g. seguros) ficarei igualmente interessado e imensamente grato por qualquer ajuda.

Obrigado pela atenção,

Saudações cordiais,

Caio Azevedo,

Aluno de Doutorado IME-USP.

Yahoo! Acesso Grátis: Internet rápida e grátis. Instale o discador agora!