[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Defesa de Dissertação




ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS


Defesa de Dissertação

Gerência de Pós-Graduação

MESTRADO EM ESTUDOS POPULACIONAIS E PESQUISAS SOCIAIS

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa da Dissertação de Mestrado intitulada: "Modelos multiníveis em pesquisas amostrais complexas – uma aplicação à valoração de aluguéis de imóveis residenciais segundo suas características/atributos".


Aluno:  Jailson Mangueira Assis


Data:  24 de outubro de 2005 – segunda-feira
Horário:  14:00 horas
Local:  ENCE  - Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 306 – Santa Teresa


Resumo da Dissertação:


        Dados provenientes de pesquisas domiciliares geralmente possuem algum tipo de estrutura hierárquica, como pessoas agrupadas em domicílios, domicílios agrupados em setores censitários e assim por diante. Tais dados são freqüentemente obtidos por meio de pesquisas com esquemas amostrais complexos, o que pode tornar o plano amostral informativo ou não ignorável. Quando isto ocorre, não considerar o planejamento amostral no processo de modelagem pode resultar em inferências viesadas e análises equivocadas dos dados.
Nesta dissertação são comparados três métodos de ajuste de modelos lineares hierárquicos de dois níveis para os dados da Pesquisa sobre Padrões de Vida – PPV – realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. O primeiro método não considera as informações do processo de amostragem no ajuste do modelo. O segundo método emprega o procedimento de ponderação pelas probabilidades de inclusão na amostra, proposto por Pfeffermann et al. (1998a). O terceiro método envolve o ajuste de um modelo de distribuição amostral, obtido em função do modelo populacional e das probabilidades de inclusão de primeira ordem. Este ajuste é implementado com a aplicação do paradigma Bayesiano pelo uso de simulação via Monte Carlo com Cadeias de Markov (MCMC), conforme proposto por Pfeffermann, Moura e Silva (2001). Uma aplicação destes três métodos é feita para modelar a relação entre o valor mensal estimado de aluguel do domicílio com vários de seus atributos, incluindo acesso a serviços e considerando um possível efeito de grupo do setor censitário onde o domicílio se localiza.


Banca examinadora:
Prof. Dr. Pedro Luis do Nascimento Silva (IBGE/ENCE) – Orientador
Prof. Dr. Fernando Antonio da Silva Moura (UFRJ) - Co-Orientador
Prof. Dr. Dalton Francisco Andrade (UFSC)
Prof. Dr. Djalma Galvão Carneiro Pessoa (IBGE/ENCE)

Informações:
cpgence@ibge.gov.br
Telefone: 2142-4696


Em: 17/10/2005
Gerência de Pós Graduação




*****************************************************************
Sandra Cavalcanti de Barros
ENCE/GAB
Rua André Cavalcanti, 106 - sala 111
Santa Teresa -  RJ
20.231 - 050
tel: (21) 2142-4682
fax: (21) 2142-0501
sandrabarros@ibge.gov.br
******************************************************************