Quem é Peter McCullagh?

Esta nota é para divulgar a todos os estatísticos usuários
da rede da ABE que Peter McCullagh – Professor da Universidade
de Chicago -, e autor dos livros Generalized Linear Models
e Tensor Methods in Statistics, ambos publicados pela
Chapman and Hall (um dos editores é o Cox), USURPOU vários
resultados (pelo menos eu contei treze fórmulas e propriedades)
e  idéias (seis completamente distintas) da minha tese intitulada “Improved likelihood ratio statistics in generalized linear models”,
defendida, em 9 de novembro de 1982, no Imperial College of
Science and Technology, colocando-os nesses livros sem citar a
fonte. Esses resultados são totalmente coincidentes com àqueles
da minha tese – a menos de algumas mudanças típicas de
notação, como qualquer aluno de mestrado (com mínimo conhecimento
de teoria assintótica) pode facilmente verificar.
Estou à disposição de quem desejar fazer esta checagem.
Enfatizo que os resultados e idéias foram obtidos por mim
sem qualquer auxílio desse professor. Pelo contrário, ele só
me conduziu para trajetórias que não levavam a nada.
Um subconjunto mínimo dos citados resultados estão em artigos que publiquei na Biometrika (1983, 1987) e JRSS-B (1991) que ele FINGE DESCONHECER.
Na primeira edição do seu Generalized Linear Models, pelo
menos ele citava a fonte (minha tese) de alguns desses resultados
mas depois “ele se esqueceu”. O Prof. McCullagh, além de
prepotente e racista, só fez me prejudicar entre 80-81
e - a posteriori - roubar meus resultados. Não é digno de
confiança, sem qualquer ética profissional e, além disso,
é falso e super-mentiroso. O Cox de 1981 – nada a ver com
aquele “bom velhinho” que vocês conheceram quando esteve no
Brasil neste milênio, tinha as duas propriedades (prepotência e racismo), mas pelo menos é ético cientificamente, embora
seja, também, mentiroso. Tudo aqui eu posso provar por a+b!
Saudações,
Gauss Cordeiro