mundo cibernético

Eu 1975 quando era aluno de mestrado do meu dileto professor

e amigo Fernando Chyoshi na COPPE, que me introduziu de forma

inesquecível ao mundo estocástico, fazer uma simples regressão

linear múltipla era tarefa árdua que demorava algumas horas de

trabalho nas máquinas IBM1130 e B6700 existentes na UFRJ. Ainda

sou do tempo que na Escola de Engenharia da UFPE usava em 1972

uma régua de cálculo ARISTO (guardo até hoje a minha) para dimensionar

a ferragem de uma laje, viga ou pilar. Vocês jovens estatísticos têm

a FELICIDADE de viver num mundo cibernético internetizado onde

o trabalho com  modelos estatísticos - mesmo os não-lineares-,

envolve minutos quando há 30 anos demorava horas.

Saudações,

Gauss Cordeiro

(estatístico, matemático,

engenheiro e ultranacionalista)