Sobre as Escolas de Modelos de Regressão

Caros Redistas,

A 10ª EMR será realizada em Salvador, de 25 a 28 de
fevereiro, sob a batuta dos meus diletos amigos do
Departamento de Estatística da UFBA e coordenação científica
da Beatriz Mendes. O evento deve contar com a participação
de dezenas de pessoas do País e do exterior. É um dos
eventos tradicionais da ABE que ocorre em fevereiro dos
anos impares. Estas Escolas, no meu entender,  têm ajudado
a consolidar os grupos de pesquisa em modelos de regressão no País.

Parece incrível que 20 anos se passaram desde a concepção da idéia e este evento em Salvador. Esta escola foi concebia por mim e Clóvis Peres no Restaurante Samburá de Olinda, numa noite de novembro de 1987, com inúmeras cervejas por testemunhas. À época, Clóvis e eu decidimos realizar a 1ª Escola (que foi chamada Escola de Modelos Lineares, nome este estendido,
depois, para Escola de Modelos de Regressão). Como estávamos trabalhando com o Gilberto Paula, nós o convidamos para organizar a 1ª Escola, que aconteceu em fevereiro de 1989 no IME/USP, com a participação de estatísticos de peso como John Nelder, Anthony Davison, Bent Jorgensen, entre outros.

Gostaria de anelar que a tese do Gilberto, defendida em
setembro de 1988 no IME/USP, orientada informalmente pelo
Clóvis e por mim (ele fez quase tudo sozinho!), foi de
excelente qualidade e tem originado vários artigos. Isto
vem a cooroborar o fato que se faz muita coisa de nível
internacional na nossa Pátria de Chuteiras.

O seu artigo (com minha co-autoria) publicado na Biometrika
em 1989 introduz na literatura estatística os ?Exponential Family Nonlinear Models?. Estes modelos estendem os modelos lineares generalizados de Nelder e Wedderburn (1972) e têm
sido a base formal de inúmeras pesquisas nos dias de hoje, incluindo o livro de Bo-Cheng Wei, publicado em 1998 pela Springer. O google cita este pesquisador 22500 vezes.

Acredito que não irei participar da 20ª EMR em 2027, mas
tenho hoje a priori que ela continuará sendo um marco na Estatística do País.

Saudações,
Gauss Cordeiro