Meus últimos comentários

Caros Redistas,

Eu conhecia o artigo do Francisco Cribari et al.,
inclusive este artigo faz parte de um site importante
de Econometria.

Eu entendo ser importante aumentar o número de bolsas
de pesquisa em Estatística e Probabilidade para
contemplar os jovens talentosos. O número atual (40)
de bolsas de produtividade de pesquisa nestas áreas é
bastante reduzido em relação ao aumento expresssivo da
demanda de doutores no País nos últimos anos. Lembro
que há 15 anos este número era cerca de 35.

Gostaria de anelar meu último ponto: repito que o
valor da bolsa de produtividade de pesquisa é muito
baixo (cerca de R$ 12.000 por ano fora a bancada).
Com isso, não conseguiremos manter no Brasil muitos jovens
talentosos em Probabilidade e Estatística (quantos já
se foram?, ficam os velhos como eu). Além disso,
alguns bons pesquisadores (principalmente aqueles que
conhecem Estatística Computacional) preferem demandar para
a consultoria. Como um simples exemplo, tenho um ex-aluno de mestrado que trabalhando no Porto Digital em Recife
fatura mais de R$ 4000,00 por mês em atividades de
consultoria.

Saudações,
Gauss

Saudações,