O que dá pra rir dá pra chorar!

Caros Redistas,

A letra de um samba famoso dizia:

"O que dá pra rir dá pra chorar
Questão só de peso e medida
Problema de hora e lugar
Mas tudo são coisas da vida
O que dá pra rir dá pra chorar."

Aproveito os versos acima para ilustrar as
dificuldades que tínhamos há 25 anos para
fazer pesquisa em Estatística. Naquela época, escrever
um "paper" era uma tarefa árdua e não-trivial.

Consultando meu diário, notei, que em 1982, gastei
86 dias para datilografar (a palavra digitar não era
de uso comum) minha tese de doutorado usando uma
máquina IBM de esferas, morando feito tatu num apto
tipo "basement" no centro de Londres, imprimindo uma
velocidade média de 3,8 páginas/dia. Fazer um estudo de simulação ou uma regressão não-normal não-linear mais
complicada consumia meses ou semanas.

Os jovens de hoje têm a seu dispor os software amigáveis
que minimizam esses trabalhos ? outrora infernais ?
há dias, horas e minutos, respectivamente.
Como o uso do Mathematica, maple, Ox, MATBLAB, R e SAS,
entre outros, a Estatística conseguiu atingir níveis
nunca antes sonhados!

O LaTex minimizou enormemente o trabalho acadêmico
e tornou a edição de textos científicos uma atividade
prazerosa. Isso em falar nos dispositivos pendrivers
e laptops, no e-mail, nos sistemas de busca e nos
sistemas conversacionais SKIPE e MSN, que tornaram a
pesquisa científica mais democrática. Hoje posso estar
na mais remota região do sertão pernambucano e produzir
pesquisa em Estatística de ponta sem precisar frequentar
as melhores bibliotecas de Londres ou Chicago. A atividade
de pesquisa nos países terceiro-mundistas nunca foi
tão beneficiada como agora.

Cabe aos jovens talentosos - dos 20 aos 30 anos-,
que sejam talhados para a academia, se beneficiar de
tudo isso e de outros inúmeros avanços que o
progresso tecnológico trará com certeza.
A minha geração ? que cresceu ao som dos Beatles e
de Celly Campelo ?, só deve saborear um pouquinho
essa tecnologia.

A letra acima do sambinha de Billy Branco é bastante
verdadeira para a pesquisa em Estatística!

Bom domingo a todos,

Gauss Cordeiro