Comentário!

Acho melhor não insistir com voces sobre um probleminha pé no chão!

O maior interesse é mesmo em livros de auto-ajuda?

Fiquei impressionado ao receber ontem noticias da livraria saraiva informando
que Deus é um livro que esta em 4o lugar em vendas e classificado como auto ajuda.

Assim minha teoria de que alguns usam frases feitas para fugir do problema real
e manter um nível de tentativa de ridicularização é um fato.

Recebi alguns e-mails ontem! Alguns indignados, ao pensar que meu elogio à
cultura dos colegas era gozação e outros porque pensavam ser meu elogio sério.

Devo dizer que podem encarar das duas formas pois está bem posta tanto a minha
gozação como tb o elogio de que as pessoas estão lendo até livro de alto ajuda
para tentar entender a disputa indução/dedução.

Mas dá para ver que algumas pessoas não percebem que usar -2log(lambda) não é
ser frequentista.  Um grande engano! Essa função não viola o principio da
verossimilhança!  Bah! Pena que só sirva para grandes amostras.

Se uma amostra, x sucessos e y fracassos, for proveniente de uma binomial
positiva ou de uma binomial negativa, o resultado é exatamente o mesmo para a
inferencia dela extraida.   A cultura estatística desse pessoal não permite
entenderem que isso não é coisa de frequentista (tampouco de bayesianos) mas
está muito mais correto do que se seguissem a risca o pradigma frequentista.

Vamos e venhamos, usar hoje em dia artefatos assintoticos não é lá uma atitude
muito moderna.  Uma boa máquina nos permite resultados exatos até em bioinformática.

Peço desulpas aos dois lados ams podem ficar tranquilos que minha afirmação
serve bem para qualquer propósito, gozação ou não aos frequentistas ou Bayesianos.

Carlos Alberto de Braganca Pereira <cpereira@ime.usp.br>