Fwd: [ABE-L]: Comentário! (fwd)

---------- Forwarded message ----------
Date: Wed, 12 Sep 2007 09:16:58 -0300
From: Sergio Wechsler <sw@ime.usp.br>
To: sw@ime.usp.br
Subject: Fwd: [ABE-L]: Comentário!

    Caros Redistas,

 (.. já que fui anonimamente citado na mensagem anexa, me vejo obrigado a
     opinar nesta lista).

 Eu penso que mencionar - na lista de uma associação científica e
educativa-  que algum autor qualquer escreveu um livro expondo mais uma
teoria de auto-ajuda e que tal teoria está, segundo o livro, "comprovada e
demonstrada cabalmente " por argumentos que ele ( o autor do livro) chama de
"bayesianos" pode ser entendido  como:

  a)  tentativa de fazer humor, brincadeira ou piada.  Ou então, como

  b) tentativa de articular alguma crítica à Teoria Bayesiana. Ou então,
como

  c) tentativa de compartilhar a recém-esposada teoria de auto-ajuda do
livro com os outros redistas.

 Sobre a interpretação (a):
    É claro que alguma descontração é sempre bem-vinda, mas
    acho que deveríamos atentar para os muitos e muitos redistas que
   são alunos de graduação, por vezes ainda no primeiro ano. Esses alunos
    podem ser permeáveis a clichês e frases feitas ( até mesmo porque,
   em se tratando de informação isenta e rudimentos de Teoria Bayesiana,
    não costumam ter acesso a eles na Graduação). E poderiam
  sair por aí , os alunos, pensando que: "Inferência Bayesiana
  é aquilo que alguns malucos usam para provar (ou desprovar) a existência
  de Deus, a eficácia das ventosas, a superioridade do sistema
neuro-vegetativo de nascidos sob o signo de Áries etc..."
  Deste modo, sugiro que nós, velhos professores,
    guardemos nossas provocações e piadinhas para ocasiões e instâncias
   mais apropriadas que a lista de nossa associação científica e ...
educativa.

 Quanto à interpretação (b) acima:
   Que dialética é essa do item (b) acima ? Isso é sofismar .
   E de forma (será que propositadamente ? ) míope.

   Pois quantas e quantas teorias esquisitas a Humanidade já não produziu ?
   Quantas conclusões já não foram "demonstradas" pelo teste t ?
   Destas teorias esquisitas ,  E M   T O D A S  que se diziam embasadas
    em   " argumentos estatísticos " , tais argumentos eram
... frequentistas.
   [ a exceção seria justamente a obra recente do " " bayesiano " " " , com
     muitas aspas , que provou/desprovou , não vem ao caso, a existência de
     Deus/deus, como queiram ].

  Muito bem, brandir tais esquisitice contra as Teorias Frequentistas teria,
  evidentemente, a honestidade intelectual dos sofismadores. E, tenho
certeza, não daria certo, pois a inteligência dos redistas repeliria tal
tipo
 de argumentação.

 Sobre a interpretação  (c):
    Sei lá... talvez a nossa lista não seja o lugar ideal para fazer
   proselitismo de auto-ajuda. Mas , para tentar de alguma forma conectar
tais assuntos com Estatística:

  Será que o autor do livro está enriquecendo?  ( e sem ter tido que que
fazer
    o vestibular da ENCE, como o Edir Macedo !! )

 Aos que se inclinam pela interpretação (a), peço desculpas
  por meu mau-humor.

sergio
sw@ime.usp.br