meu retrospecto

Caros colegas,

Ao ler o livro "Deus, um Delírio", do biólogo evolucionista Richard
Dawkins, eu me deparei, para minha surpresa, com uma seção inteira
dedicada a provas estatísticas da existência de Deus. Nesta seção, o
autor citava um livro intitulado  "The Probability of God: a Simple
Calculation that Proves the Ultimate
Truth", de autoria de Stephen Unwin, onde se afirmava que é possível
provar a existência de Deus usando inferência bayesiana. Eu não tinha
notícia de nenhuma prova estatística da presença de entes divinos e
achei interessante que alguém tentasse tal façanha e, mais ainda, que
publicasse um livro afirmando ter obtido êxito. Dado ser assunto
relacionado a Estatística (guardo os meus comentários sobre música
barroca para outros fóruns), resolvi compartilhar o que havia lido com
vocês. Sei que muitos acharam a minha mensagem inicial interessante e
sei também que algumas pessoas decidiram até ler o livro do Richard
Dawkins em decorrência dela. Infelizmente, contudo, a referida mensagem
parece ter ofendido alguns adeptos da escola bayesiana. Houve, então,
mensagens com insinuações, críticas e censuras, tanto à mensagem que
iniciou o debate quando a instantes de bom humor.  Até mesmo incorreção
profissional a mim foi atribuída, mesmo sendo notória a minha dedicação
à pesquisa, a atividades de orientação e de ensino e também bem
conhecidas as minhas atitudes em fóruns públicos. A velha máxima de
"atire no mensageiro se a mensagem lhe desagradar" se pôs em pauta,
lamentavelmente.  Enxergo essa postura com certo desprezo, pois, como
cientista, não me ofendo com assertivas, comentários ou críticas (ou até
mesmo ironias) direcionadas a técnicas estatísticas que me agradam e que
uso cotidianamente. Infelizmente, essa postura não é geral. Eu sou hoje,
sem dúvida, o Salman Rushdie da lista da ABE. É exatamente esse tipo de
postura que o livro do Richard Dawkins tenta combater. Ele certamente
ajudaria muitos a se livrar dela. E isso seria uma auto-ajuda e tanto!

De minha parte, despeço-me do debate e das agressões sofridas.

Um grande abraço a todos.

Francisco Cribari Neto

--
Francisco Cribari-Neto                        "God is dead."
--Nietzsche