Re: [ABE-L]: ainda esclarecendo

Caro Dani,

Vou aproveitar o seu bom humor (já que aquela time carioca que copiou as
cores do glorioso Sport Clube Recife venceu ontem um jogo importante --
sorry, Enrico!) para concordar discordando de você. Acho que seria
necessário definir "pluralidade".

Se pluralidade significar ensinar inferência bayesiana e inferência
clássica, estou de acordo. Acho que isso é praticado na maioria dos
cursos de graduação e pós-graduação de nossa área. Quando eu ensinava
inferência na pós-graduação aqui em Recife eu dedicava um espaço para o
lado bayesiano e o ensinava sem adjetivações. O Klaus está ensinando
inferência para a nossa primeira turma de doutorado nesse semestre. Ele
está seguindo os dois livros do Lehmann e me disse que ensinará
inferência bayesiana.

Se pluralidade significar dedicar igual tempo ao ensino de técnicas
frequentistas e bayesianas, temo estar em desacordo. Sei que essa é a
filosofia por trás do seu livro com o Hélio, mas poucos livros gerais de
inferência seguem essa linha. Pegue o Bickel e Doksum, Lehmann, Lehmman
e Casella, Casella e Berger, Hogg and Craig, Dudewicz e Mishra, Cox e
Hinkley, entre outros. Esses livros dedicam espaço a procedimentos
inferenciais de cunho bayesiano, mas não dedicam a tais procedimentos
metade de suas páginas. Acho que há uma razão de ser nisso, embora
respeite discordâncias em relação a elas. (Às vezes as discordâncias
desse cenário são muito frutíferas, como as que levaram você e o Hélio a
escrever o referido texto de inferência.)

No que pertine a Recife, posso lhe assegurar que já tentamos contratar
pessoas que trabalham na área bayesiana, mas nunca tivemos sucesso. Acho
que seria salutar para o meu departamento ter alguém (ou mais de uma
pessoa) aqui trabalhando nessa área. Talvez, contudo, os bayesianos
prefiram se aglutinar no eixo Rio-São Paulo, onde se encontram o
glorioso Palmeiras (alô Ronaldinho!) e o clone do Sport.

Um grande abraço para você.

FC

PS. Lembra quem foi campeão brasileiro em 1987?

--
Francisco Cribari-Neto               voice: +55-81-21267425
Departamento de Estatistica          fax:   +55-81-21268422

               Eat well, exercise, and die anyway.