ataques

Colegas,

Desde minha primeira mensagem s/ a prova bayesiana da existência de Deus
eu não paro de sofrer ataques e de ser alvo de insinuações. Eu não sabia
que éramos proibidos de tecer comentários que pudessem ser interpretados
desfavoravelmente em relação a procedimentos bayesianos. Ao que tudo
indica, essa é uma espécie de "vaca sagrada". Não sou contra
contra-argumentações em cima de minhas mensagens, por mais veementes que
sejam. Mas uma coisa é comentar uma mensagem e outra coisa bem distinta
é atacar quem a escreveu. Acho lastimável que isso ocorra. Como disse o
Renato com muita propriedade, trata-se de tentativa de intimidação.

Falar em revista Caras é algo além do meu entendimento. O que posso (com
alguma boa vontade) entender é que se procura desmerecer o fato de
existir uma prova bayesiana da existência de Deus (existem mais de uma,
de fato) através da insinuação de que ela foi veiculada em um "livro de
auto-ajuda", como foi tipificado o livro do eminente biólogo
evolucionista de Oxford Richard Dawkins. Mas essa prova não se encontra
no referido livro. Ela se encontra no livro do Stephen Unwin, que foi
citado na minha mensagem inicial ("The probability of God: a Simple
Calculation that Proves the Ultimate Truth").

Uma segunda prova se encontra em

Swinburne, R. (2004). "The Existence of God", 2nd ed. Oxford University
Press.

Ou seja, essas "provas" se encontram livros publicados por reputadas
editoras do meio científico (principalmente no caso do segundo livro:
Oxford University Press). Seria difícil desqualificar a Oxford
University Press através de sua associação com uma revista de cobertura
de intimidades.

Acho que houve uma exposição de fundamentalismo aqui. Há os que buscam a
verdade e os que partem dela. Os comentários críticos feitos pelo
Carlinhos e pelo Basílio sobre frequentismo e teoria assintótica não me
incomodaram, não despertaram em mim instintos primitivos. No meu
entender, essa deve ser a postura científica.

Saudações a todos. Lamento que a lista tenha sido exposta a ataques de
teor pessoal em decorrência de mensagens postadas sobre assunto de seu
escopo.

FC

--
Francisco Cribari-Neto               voice: +55-81-21267425
Departamento de Estatistica          fax:   +55-81-21268422

   "Research is to see what everybody else sees, and to think
    what nobody else has thought."      --Albert Szent-Gyorgy