Neyman versus De Finetti

Caros redistas:

A recente discussão na rede sobre frequentistas versus bayesianaos e objetivistas versus subjetivistas lembrou-me do artigo de J. Neyman (1977) ? Frequentist Probability and Frequentist Statistics ? Synthese Vol. 36 no.1, 97-131 que foi traduzido pelo Djalma  em 1978 e publicado pelo IMPA. Eu guardo essa tradução com carinho  porque ela está autografada pelo Neyman durante a sua vista ao Brasil em 1978. A tradução da introdução do artigo feita pelo  Djalma é fantástica e revela exatamente o que está ocorrendo na rede. A reação de Neyman aos ataques de Finetti que o rotulou de objetivista  por ter sugerido regras não sustentáveis, tais como a regra minimax e alpha fixo independente de beta, revela como deve ser um debate cientifico tão raro nos nossos dias. As criticas de Finetti eram duras que Neyman tinha em sua mente a cena de Giordano Bruno sendo conduzido para a fogueira. Sugiro fortemente a leitura deste artigo especialmente os mais jovens. Abraços, Josemar