História+Texto do Prof. Decio

Caros Redistas,

Certamente a História da Estatística é um tema fascinante e desperta profundo
interesse. Recebi vários emails sobre este assunto, depois daquela mensagem
que coloquei na rede da ABE para homenagear pessoas que fizeram os primórdios
da Estatística do País.

Um destes emails foi do Prof. Decio Barbin - professor titular da ESALQ/USP-,
que me permitiu colocar na rede seu texto apresentado durante uma
mesa redonda da 49a Reunião Anual da RBRAS (2004) em Uberlândia.

Desde à época que fui Presidente da ABE, incentivei a alguns colegas a
escreverem textos sobre a História da Estatística no Brasil, e uns poucos
produziram documentos muito interessantes (vide site da ABE).

Propus, também, há algum tempo na rede, preparar uma galeria que seria colocado
num link da ABE com foto e um resumo bibliográfico de pessoas (que já morreram),
mas foram importantes para a Estatística do  País. Essa é uma tarefa não-trivial que
só pode ser cumprida a partir de contribuições de várias pessoas, mas está parada
por falta dos textos.

Cordiais Saudações,

Gauss Cordeiro