Solicitação de uma orientação

Prezados Redistas,

Venho por meio deste lhes pedir uma consultoria no uso de modelos de
regressão linear por mínimos quadrados ordinários.Tenho orientado
trabalhos de alunos na UFRRJ, onde hoje sou professor adjunto, em que os
mesmos me apresentam a situação em que o coeficiente de explicação é alto,
a correlação é alta ,os testes de existência de regressão dão positivos e
no entanto apresentam problemas na análise de resíduos.

O que fazer? Mesmo com todos os resultados anteriores positivos devemos
decidir pela inadequação da modelagem? O que acontece para que este
fenômeno ocorra?

Abraços,

Prof.Giovani Glaucio
IM/UFRRJ