Re: [ABE-L]: capital humano

Gostaria de me manifestar em relação a esta mensagem do Gauss
sobre pós graduações, e, ainda
que tardiamente, a discussão muito prolífica e produtiva anteriormente
ocorrida aqui sobre posicionamentos em relação a uma eventual gestão para
criação de um comitê específico de Probabilide e Estatística.

Em primero lugar quero dizer que as ponderações, argumentações e defesas
de posições em relação à eventual tentativa criação ou de um CA específico
foram muito educativas. Acredito que os discussantes, embora poucos,
tiveram muitos ouvidos e olhos atentos aos argumentos, e o pequeno número
de pessoas que se manifestaram não reflete o grande interesse que o tema
levantou e sempre levanta, como eu e certamente vários outros, tivemos
oportunidade de constatar em conversas com colegas em diferentes ocasiões
em instituições na sequencia às discussões da rede.

Não vou me alongar em considerações mas simplesmente me concentrar em um
tópico que me parece estratégico e fundamental:
A questão que me preocupou e continua preocupando, e que faz a ligação com
a msg sobre pós graduações, é a seguinte:
Se temos presenciado uma expansão, certamente muito positiva, da oferta de
cursos e vagas em programas de PG, e certamente impressionante em números
percentuais, é natural esperarmos mais pesquisa na
área e portanto uma natural demanda pelos mecanismos de apoio à pesquisa.
Minha conjectura/pergunta é:
A permanência no CA atual vai na prática acabar por ***engessar*** tais
mecanismos, dadas as dificuldades de crescimento relativo dentro deste CA?
O efeito colateral seria uma dispersão e enfraquecimento da área e a pouca
atração de novos/jovens pesquisadores?
Certamente como bem colocado nas discussões
não há garantias de que um novo CA seja aprovado
nem sequer que os recursos sejam imediatamente expandidos.
Mas, a médio e longo prazo, quais as visões de desenvolvimento da área
como um todo e a melhor estratégia para tal?

Certamente esta discussão vai (e deve) voltar à tona em muitas ocasiões,
e lembra a famosa frase: "o que queremos ser quando crescer?" (será que já
não estamos grandinhos o suficiente?)

Meus 2 centavos...

abracos a todos !

Paulo Justiniano Ribeiro Jr
LEG (Laboratorio de Estatistica e Geoinformacao)
Universidade Federal do Parana
Caixa Postal 19.081
CEP 81.531-990
Curitiba, PR  -  Brasil
Tel: (+55) 41 3361 3573
Fax: (+55) 41 3361 3141
e-mail: paulojus AT  ufpr  br
http://www.leg.ufpr.br/~paulojus

53a Reuniao Anual da Regiao Brasileira da Soc. Internacional de Biometria
14 a 16/05/2008, UFLA, Lavras,MG
http://www.centenario.ufla.br/