Resultados PQ - Comite MA

Colegas,

Como acredito ser de conhecimento de voces, nesta ultima quinta-feira

sairam os resultados dos pedidos de bolsa de PQ do CNPq. Pelo segundo

ano consecutivo fiquei triste com este julgamento. No corrente julgamento

pela perda da bolsa da Profa. Clarice Demetrio da ESALQ/USP.

Acredito que a grande maioria de voces conhecem o perfil de pesquisadora da

Clarice e o vigor em que ela trabalha pela estatistica do Brasil. A pesquisa

dela pode ser traduzida pelas publicacoes e orientacoes de alunos que

no ultimo trienio nao sao diferentes da grande maioria que conseguiu renovacao

de bolsa. Por outro lado, a Clarice faz um papel de insercao internacional

da estatistica brasileira que acredito ser unica na nossa comunidade. A ultima

contribuicao dela, dentre outras varias, foi trazer o Prof. Bill Venables a Piracicaba e compartilha-lo com varias departamentos de estatistica.

Este fato seguido do insucesso da discussao anterior sobre uma possivel separacao de comites em Matematica e Estatistica, coloca os estatisticos aplicados numa situacao

de extremo incomodo no CA-MA. Eh muito claro hoje, que qualquer recem doutor com o vies de aplicado, por mais competente que venha a ser, dificilmente tera acolhida neste comite. No entanto, ou por ironia, por ser aplicado tem outras opcoes que cada vez mais se tornam extremamente atrativas.

Apesar de ser estatistico e ter batalhado duramente nestes ultimos 16 anos para me manter neste comite, me sinto deveras tentado a jogar a toalha frente a este novo

fato.

Desejo do fundo do coracao que os probabilistas e estatisticos matematicos cuidem

bem deste comite que ate na sigla eh MA.

Cordialmente

Enrico Colosimo.