Dois comentários sobre o email do Prof. Enrico Colosimo

Caros Redistas,

Eu gostaria de adicionar dois comentários às palavras
do Enrico Colosimo na rede da ABE, um local propício
para discutirmos os temas que possam trazer algum benefício
(globalmente ou localmente) para a nossa comunidade.

O primeiro é que eu entendo que a Estatística tem sido
penalizada no CA-ME do CNPq há muito tempo, como eu já
assinalei em emails anteriores, principalmente pelo não
reconhecimento científico de estatísticos que atuam
em áreas aplicadas e pelo julgamento de alguns eventos
da nossa área.

Não quero dizer que não haja meritocracia no CA-ME mas
acredito, firmemente, que os pleitos dos estatísticos seriam
bem melhor avaliados no contexto de um CA próprio formado
por estatísticos e probabilistas.

Isso pode ser atestado nos julgamentos, quer pela perda de
bolsistas importantes de produtividade de pesquisa e/ou pelo
mal posicionamento dos eventos da Estatística no
rank das prioridades dos eventos aprovados pelo
CA-ME. Para eliminar esse vies crônico só vejo
uma solução: criar um CA próprio da Estatística no
CNPq e CAPES ou aumentar substancialmente a participação
de estatísticos e probabilistas nesses comitês.

Entretanto, estou agora fora dessa discussão, como já
esternei a alguns colegas, pois realmente desisti de bater
nesta tecla já que as discussõs na rede ficou clara a
apatia de inúmeros estatísticos e probabilistas
produtivos pelo tema. Recordo aqui que apenas
Pedrão, Enrico e eu, fomos favováreis explicitamente a
uma possível tentativa de criar de tal comitê no CNPq.

O segundo ponto da mensagem do Enrico que é notório para aqueles
que realmente fazem a Estatística brasileira no sentido amplo
do termo, é o fato real que poucas pessoas têm feito pelas
áreas de Estatística e Biometria no País, como aquele da
Profa. Clarice Demétrio.

Eu conheço de perto o seu trabalho há cerca de 24 anos
que se mostra super importante e decisivo para o
crescimento dessas áreas no Brasil, pois têm tido
efeitos multiplicadores significativos sobre todas
as atividades produtivas dessas áreas, que vão desde a
orientação de teses de mestrado e doutorado até o intenso
intercâmbio com visitantes estrangeiros, passando pela
organização de eventos no País e no exterior.

O seu papel tem sido ímpar e de reconhecimento internacional,
pelos prêmios recebidos e pelos inúmeros alunos da Pós que
têm orientado e se beneficiado do seu prestígio com bolsas
no País e no exterior. Seus artigos são citados em veículos
importantes, como, para dar um exemplo, no livro
"Univariate Discrete Distributions", do Johnson, Kemp e
Kotz, 3a edição, 2005.

Bom feriado a  todos,

Gauss Cordeiro

Gauss Cordeiro
(http://www.pgbiom.ufrpe.br/docentes/~gauss/)
PhD em Estatística, Imperial College
(1982), MSc em Pesquisa Operacional, UFRJ (1976), Engenheiro
Civil, UFPE (1974) e Bacharel e Licenciado em Matemática, UNICAP (1973)