Re: [ABE-L]: temas de sessoes de comunicacoes no sinape

Colegas,

A discussão levantada pelo Renato é relevante, mas o assunto merece cuidado. Para mim, é importante pensar em quem é o público que queremos participando do SINAPE. Se for apenas de estatísticos (pessoas com formação na área), talvez a organização das sessões por classes de técnicas / métodos possa funcionar. Mas minha opinião é de que o congresso é da Estatística, e portanto, deveria ser também frequentado por pessoas que fazem Estatística em várias áreas de aplicação.

Nesse caso, penso que a organização das sessões pode ter duplo critério, e que os autores submetendo os trabalhos devem fazer a escolha. Se quiserem enfatizar aspectos técnicos ou metodológicos devem submeter seu trabalho para sessões organizadas como sugere o Renato. Mas se quiserem enfatizas as aplicações, devem poder continuar submetendo para sessões organizadas por áreas de aplicação, como hoje é possível.

Uma vantagem da organização atual é uma visão de conjunto das técnicas estatísticas que são aplicadas em determinadas áreas, o que pode não ser o melhor para um pesquisador interessado numa técnica ou problema específico, mas pode permitir aos interessados na área de aplicação ter visão de conjunto.

Para dar idéia de outras formas de organização, proponho visitarem o sítio do congresso do ISI recentemente realizado em Lisboa, do qual fui coordenador de programa. Verão que há de tudo um pouco, e esta é, na minha opinião, uma das razões para o sucesso do ISI. O endereço da página para consulta é:
http://www.isi2007.com.pt/isi2007/index.php

Para ampliar a discussão, gostaria de sugerir que esta análise se ampliasse para considerar uma definição de áreas ou subáreas da estatística que pudéssemos utilizar não só para o SINAPE, mas por exemplo também para questões de currículo mínimo e outras similares.

Grande abraço.

Pedro.
--
Pedro Luis do Nascimento Silva
Southampton Statistical Sciences Research Institute