[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

dengue



Perdoem entrar em outro assunto, mas - dada a gravidade da situação -  quis compartilhar com vocês um alerta (já conhecido por alguns) recebido de uma pesquisadora de SP.
 
Abrçs, Lisbeth

A dengue  está no Brasil todo, RJ, Paraná, São Paulo, Ribeirão  Preto, Araçatuba, etc. Os mosquitos estão em todo lugar.  O descaso é geral.  A questão da dengue é de vigilância constante, pois o acúmulo de água também o é, e as pessoas não se mexem, não colaboram, não fazem nada para evitar, e as prefeituras idem.

O pior ainda é que medidas simples geradas por teses na área de saúde são ignoradas, pois o importante é gastar dinheiro com inseticida! Vou dar um exemplo que serve de sugestão para que vocês espalhem por aí   (isso é divulgação científica também!) -  usar a borra de café no prato dos vasos  no lugar da areia -  a cafeína torna os ovos inviáveis, ou se os ovos chegam a eclodir, as larvas morrem por ação da cafeína. É uma solução baratíssima,  afinal quem não joga fora o café que fica no coador? Aproveito para dizer que serve também para outras pragas de plantas.

O perigo da dengue é que a proliferação do mosquito é garantida por nós e pela própria capacidade adaptativa do mosquito -  os ovos entram em diapausa quando a condição é adversa e só eclodem quando as condições são favoráveis novamente -  nesse caso a borra do café funciona bem.