Comentários adicionais

Caros Redistas,

Gostei de alguns pontos levantados nos últimos emails.

Na academia se utiliza (rotineiramente) a expressão "professor produtivo"  para diferenciar aqueles professores que publicam intensamente daqueles que não publicam. O termo não foi criado por mim. O termo ?estatístico produtivo?  foi usado por mim num contexto dual sem qualquer depreciação àqueles estatísticos importantes em suas áreas e que (por alguma razão) não publicam artigos científicos.

Com referência ao grande engenheiro civil Lobo Carneiro, era  conhecido na COPPE como  Lobão, ele não fugiu a regra dos engenheiros civis, e publicou realmente muito pouco. A ciência para os engenheiros civis cresce numa taxa muito mais lenta do que para os estatísticos e os resultados na engenharia civil não são medidos apenas em termos de publicações (tem, por exemplo, as patentes) como é feito nas ciências exatas. Conheci pessoalmente o Lobão e, em algumas poucas ocasiões que conversamos entre 1975 e 1978, ele sempre me impressionou pela grade simplicidade.  Lobão deu um grande desenvolvimento à  engenharia civil mundial pelo seu ensaio (ensaio Lobo Carneiro) de resistência ao concreto. Lobão era um dos meus ídolos na Escola de Engenharia de Recife!

Cabe aqui salientar que os engenheiros elétricos publicam em periódicos de ponta com aqueles do IEEE, bem citado em um email. Mais ainda, grandes estatísticos e probabilistas, atuam  em Departamentos de Engenharia.  Cito aqui apenas o Samuel Kotz, ao qual a teoria das distribuições de probabilidade deve muito.

Finalmente, se estamos desprestigiados no CNPq (com apenas 39 bolsas de PQ), CAPES e FAPS  "A CULPA É TODA NOSSA" . O primeiro passo para a solução de um problema é o reconhecimento de sua existência. Estamos aqui na lista apenas reconheçendo nossos erros ao longo dos anos e tentando (em vâo?) reverter (oxalá aconteça!) a situação no médio ou longo prazos.  Publicar é algo muito difícil, pois envolve determinação, paciência, trabalho árduo, ..., quer em periódicos teóricos ou aplicados de estatística.

Bom final de semana para todos,

Gauss Cordeiro

Gauss Cordeiro
(http://www.pgbiom.ufrpe.br/docentes/~gauss/)
PhD em Estatística, Imperial College
(1982), MSc em Pesquisa Operacional, UFRJ (1976), Engenheiro
Civil, UFPE (1974) e Bacharel e Licenciado em Matemática, UNICAP (1973)