sobre as recentes discussões

Caros membros da lista

Estamos tendo nesta lista uma discussão cujo o tema central,
representatividade da área de estatística, é recorrente.
Me lembro de pelos menos 3 "ondas" recentes de discussões,
partindo de pontos diferentes mas, ao final sempre relacionadas a este
tema.

Sem dúvida houve, especialmente nesta última oportunidade,
uma positiva troca de ideias, opiniões e informações.
O fato de que algumas omissões óbvias
(Scandinavian e JABES, por exemplo)
na lista de periódicos
foram citadas já é uma contribuição material importante.

A questão de outros periódicos me parece ainda merecedora de mais
discussões. Por exemplo, me parece valer a pena discutir a
contribuição de artigos em periódicos como Ecological Modelling, SERRA e
outros, comparados com alguns da lista.
Ponderações de diversas formas podem ser propostas, cada uma com suas
limitações e consequencias. Me parece bom lembrar o princípio da
parcimonia aqui na complexidade de um eventual critério de avaliação.

São muitas e diferentes visões de estatística e vale sempre discuti-las
e pensar na contribuição em ciência ou em estatística por si.
DEfinir linhas divisórias não é fácil, e portanto enquanto um pode
achar que a área deve impor tal linha a estatística aplicada
de forma criativa e inovativa a aplicações reais, outro poderia
perfeitamente entender então que estatística "mesmo" é só aquilo
que diz respeito ao cerne da área, as chamadas "foundations" e desta forma
os métodos ficariam de fora.

O que me parece relevante nesta discussão é que ao definir critétios
define-se o perfil da área.
Isto me direciona ao ponto fundamental que é qual o perfil que a área quer
ter e que com espaço para apenas vinte e poucos nomes na área no principal
orgão de fomento é muito pouco para garantir a diversidade e riqueza da
área. Certamente outros comitês podem e devem ser considerados mas
o ponto central recorretemente e acertadamente lembrado pelo Gauss
é que mesmo assim vinte e poucos é muito pouco!
É fácil antecipar que a diversidade de contemplados vai
ser cada vez menor em termos relativos perante a riqueza da área
e como todos sabemos da evolução a ausencia de diversidade é fatal a longo
prazo.

Desta forma, gostaria de focar na direção, já apontada
por alguns, sobre o que pode e deve de fato ser feito.
Efetivar o crescimento da área certamente vai muito além de nos
convercemos, mas sim de deixar claro para as instâncias de decisão
de que é importante que a área de estatística tenha maior apoio.

Coletar argumentos e discutir possíveis ações é o que se pode
fazer neste forum e tb contribuindo para uma maior objetividade e
efetividade da sessão do proximo SINAPE.
Vale sempre fazer o papel do advogado do diabo e nos colocar na posição
dos que vao ter que decidir pela alocação de recursos, certamente finitos.

Desta forma, qual é a estratégia?
O perfil de área que propomos justifica o crescimento?
Por que a área deve ter mais incentivo?

Os números comparativos são sem dúvida úteis.

Me parece que um ponto fundamental é o crescimento das pós graduações e a
natural necessidade destas em terem espaço e motivação para pesquisa na
área.

Quais são os argumentos para se "botar na mesa"?

Finalmente gostaria de dizer que as discussões desta lista, mesmo tendendo
a se concentrar em alguns colegas de grande experiência e
perfil proativo na exposição de suas ideias, são certamente ouvidas,
debatidas e consideradas com muito cuidado por muitos outros.
É sempre muito bom ver a lsita ativa, e sempre aprendendo muito com as
dicussões, opiniões e referências aqui trocadas.

Abraços a todos
P.J.

Paulo Justiniano Ribeiro Jr
LEG (Laboratorio de Estatistica e Geoinformacao)
Universidade Federal do Parana
Caixa Postal 19.081
CEP 81.531-990
Curitiba, PR  -  Brasil
Tel: (+55) 41 3361 3573
Fax: (+55) 41 3361 3141
e-mail: paulojus AT  ufpr  br
http://www.leg.ufpr.br/~paulojus

53a Reuniao Anual da Regiao Brasileira da Soc. Internacional de Biometria
14 a 16/05/2008, UFLA, Lavras,MG
http://www.rbras.org.br/rbras53