Re: [ABE-L]: Concurso de Teses de Doutorado

Concordo com o Dani
Uma boa tese de doutorado provavelmente rende mais de um artigo .
Qual escolher?
Tem que ser concurso de tese e nao de artigo
Basilio Dani Gamerman Escreveu:
Caros colegas 1) Entendo a preocupação do Fabio mas acredito que quando a competição é realizada de forma sadia, ela gera mais benefícios que malefícios. É um incentivo a mais para se fazer um bom trabalho. 2) Várias sociedades realizam esse tipo de competição a nível de doutorado (por ex: a sociedade Bayesiana (ISBA) e a regional latino-americana da Bernoulli Soc.). Já participei de bancas de ambas. É sempre possível racionalizar o trabalho de forma a minimizar a carga aos julgadores. Por exemplo, cada tese submetida poderia vir acompanhada de um pequeno texto (maximo de 1 pagina) relatando os resultados principais e/ou publicações dela oriundas. A ABE saberá estabelecer normas apropriadas. 3) A carga aos julgadores tanto não é abusiva que os concursos de mestrado e de IC vem sendo realizados há vários SINAPEs e não tenho notícias de nao ter sido possivel montar uma banca julgadora até hoje. O mesmo vale para as sociedades que mencionei aqui. Faço ideia do trabalho que as comissoes julgadoras deste SINAPE tiveram e as parabenizo. Isso faz parte da contribuição que todos dão para a progresso da nossa sociedade. 4) Muitas das dissertações finalistas de concursos passados eram de nivel e volume proximo ao de uma boa tese de doutorado. (O artigo da dissertação 2a colocada no ultimo Sinape está sendo publicado na Statistical Modeling, um periódico com fator de impacto 0,9, um dos maiores na nossa área). Assim, querer que artigos premiados de nossos jovens doutores sejam direcionados para o BJPS não me parece ser a melhor estratégia. Sou a favor de valorizarmos o BJPS e me orgulho de ser um de seus Editores Associados há mais de 10 anos mas quem acompanha nossas dissertações e teses sabe que elas felizmente estão em um nível que permite almejar vôos mais altos para os artigos dela decorrentes.Finalmente, já existe o concurso IASI para artigos de novos talentos. A proposta aqui foi outra. 5) Abraços a todos Dani
Prezados Colegas, Apóio a sugestão do Fábio. Nos dias de hoje, tempo para ler uma tese de doutorado é escasso. Imagino a situação que vivem membros de uma banca julgadora de um concurso de teses. A idéia de premiar artigos derivados de teses parece mais atraente, pois de quebra atende dois critérios de eficiência: 1) a comissão julgadora terá um trabalho mais palatável pela frente; 2) os candidatos já se obrigam a preparar ao menos um artigo que poderá já ser submetido à publicação. Gostaria ainda de sugerir que se o prêmio vier a ser instituído pela ABE, o artigo premiado seja encaminhado para publicação no BJPS ou na RBEs, de acordo com a preferência do autor. Nada melhor para aumentar a relevância destas revistas para os associados e para a comunidade de jovens pesquisadores que vão sendo incorporados à comunidade brasileira. Saudações a todos. Pedro. 2008/6/1 Fabio Prates Machado <fmachado@ime.usp.br>:

Caros,
 A idéia de dar destaque aos trabalhos de doutorado
  é louvável e merece ser implementada. Pelo fato
 de já existir um concurso mais abrangente (confesso
 que não gosto muito do modelo "concurso de teses"), gostaria de
  apoiar a criação de um espaço de destaque no SINAPE para as teses
de doutorado.
 Por limitação de espaço deveria haver uma
 seleção mas nao haveria o caráter "a melhor tese" mas sim
 um conjunto de ótimos trabalhos de doutorado, onde seriam
 considerados tambem os artigos decorrentes destes trabalhos. Os
 trabalhos preteridos deveriam seguir outros rumos como participar

--
Pedro Luis do Nascimento Silva
Southampton Statistical Sciences Research Institute