Sobre os erros de pesquisas eleitorais

Obrigado aos colegas que se manifestaram. Sempre é bom suscitar uma discussão
nesta lista.

Quanto a me dirigir ao TSE ou, mais modestamente, ao CONRE, digo-lhes: não
adianta. Já tentei no passado. O CONRE, pelo que vejo, pode pouco. Não há
muito tempo passado, discuti com a colega Márcia Cavallari, do IBOPE, em
reunião promovida pelo CONRE. Foi a mesma discussão, de que as margens de
erro não têm base no esquema de amostragem que eles usam. Acho que o CONRE já
se dá por achado de se exigir a assinatura de um estatístico. Um dia, quem
sabe porisso, as pesquisas eleitorais vão melhorar. Quanto ao TSE é mal
assistido. Afinal, não foi um juíz quem escreveu a asneira de que a amostra
tem de ser representativa. O TSE já tem seus assessores - e talvez seja um,
ou mais de um, estatístico de carteirinha.

Talvez, apenas para ver no que dá, eu envie o texto hoje, à FSP e ao Estadão.
A ver...

Abraços.

Zé C.

--