RES: [ABE-L]: pesquisas eleitorais - aftershocks

    Isso me fez lembrar das provas orais de Amostragem que o Prof. Jorge de Souza aplicava na nossa turma da UnB... Era o livro do Cochran na mão e o terço na outra... bons tempos.
-----Mensagem original-----
De: Neale El-Dash [mailto:neale.eldash@gmail.com]
Enviada em: quinta-feira, 23 de outubro de 2008 17:22
Para: Jose Carvalho
Cc: abe-l@ime.usp.br
Assunto: Re: [ABE-L]: pesquisas eleitorais - aftershocks

Prof. Carvalho,

vc sabe onde posso acessar/comprar o livro que vc mencionou ("SOUZA, J. (1990) Pesquisas Eleitorais: Críticas e Técnicas; Centro Gráfico do Senado Federal, Brasília– DF.") ? Ele está esgotado na livraria do senado...

Obrigado Neale

2008/10/23 Jose Carvalho <carvalho@statistika.com.br>
> Outra pensamento: se é impossível obter estimativas da variância de uma pesquisa com Cotas (seja lá o que isso quer dizer....) como o C. Ferraz mencionou, porém a legislação do TSE obriga a apresentação dessas estimativas, quer dizer então que amostragem por Cotas é ilegal? Me parece um pouco exagerado....

Sobre esta frase: se a amostragem por cotas não permite o cálculo estatisticamente embasado da precisão, não se pode dar a precisão do levantamento ao TRE. E, se ela é dada, então é falsa. Pura lógica, muito simples. Daí, se o procedimento é ilegal, ou não, é assunto para jurista.

E insisto: por que, diabos, as fórmulas são as de amostragem aleatória simples? Argumentos sensatos, mostrando que essas fórmulas (eu prefiro expressões) valem para amostragem or quotas? Não!!! Minha opinião é que essa fórmula (aqui é fórmula mesmo) é a única conhecida nesse ramo de pesquisa eleitoral, tal como é praticada.

Sobre a validade das pesquisas eleitorais: não se fiem no pequeno, mas ilustrativo exemplo que mandei. Consultem o extenso levantamento, antigo, mas presente, do Jorginho (Jorge de Sousa, UnB).

Sobre a validade de levantamentos por cota: vejam as resenhas feitas pelo Cristiano Ferraz (UFPE).

Sobre a relevância do assunto: as pesquisas eleitorais movem os eleitores, em mais de um sentido. Porisso, se são feitas (talvez não devessem), tem de ser, pelo menos, muito bem feitas - ao preço que isso tem de custar.

Como foi escrito nesta lista - o assunto toca a ética.

Jose F. de Carvalho
Statistika Consultoria
+55-19-3236-7537

While the individual man is an insoluble puzzle, in the aggregate he becomes a mathematical certainty.  You can, for example, never foretell what any one man will be up to, but you can say with precision what an average number will be up to.  Individuals vary, but percentages remain constant.  So says the statistician.  ~Arthur Conan Doyle
Neale Ahmed El-Dash
Doutorando em Estatística
Celular: (11) 96545833
Email: neale.eldash@gmail.com