Formação do estatistico

Concordo com a afirmação do Caio (Os alunos de medicina e engenharia entram com notas de corte muito superiores aqueles que vem fazer
estatística. Os alunos de medicina e engenharia são em geral oriundos de
classe média ou mesmo da alta burguesia enquanto que nossos alunos vem
de classes menos privilegiadas.Devido a essas diferenças de origem
social os  alunos de engenharia ou medicina recebem em casa mais
formação  e alem disso frequentam escolas particulares de elite muitas
das quais tem excelente nível.) Mas não so educação mais sofisticada conta. Mais importante e a discriminação por serem mais humildes , e so muito mais tarde perdem essa caracteristica. Ja assisti ex aluno de estatistica muito mais competente para o cargo perder para um engenheiro. Precisamos, como professores, ensinar a nossos alunos a serem mais `METIDOS´como se diz na linguagem carioca. Quem da aulas principalmente para engenheiros e medicos como eu , sabe do que estou falando Quanto as areas mencionadas pelo professor Gauss , e preciso mencionar que nas listas de discussao ALLSTAT e MEDSTAT mais de 80% das ofertas de emprego sao na area medica (ensaios clinicos e outras area da saude)e de biologia molecular. Basilio

gausscordeiro Escreveu:
Caro Caio,
Muito oportuna as suas palavras colocando outros fatores
importantes na falta de empreendedorismo nos nossos alunos que concordo integralmente. Entendo que o currículo de estatística precisa mudar no curto prazo. Não podemos no mundo de hoje ter bacharéis em estatística sem conhecimentos de
macroeconomia, gestão empresarial ou sem entender
as princípios básicas de contabilidade.
Foi muito bom lhe encontrar no último SINAPE muito bem
disposto. Continue sempre assim. Um abraço, Gauss

Caro Gauss e caros colegas
Gauss sou um assíduo leitor da grande quantidade de emails que voce envia para a rede.Quanto a esse último em resposta as mensagens da Lisbeth e do Renato eu gostaria de dizer que concordo com voce parcialmente no sentido que os bachareis em estatística devem ter uma formação mais abrangente.Quanto a polêmica sobre quem são mais empreendedores : estatatisticos , engenheiros ou médicos acho que a questão não deve se restringir a uma discussão sobre currículo, pois na minha opinião há outros fatores mais relevantes. Pelo menos na USP que é meu local primordial de observação constata-se uma diferença fundamental no preparo dos alunos . Os alunos de medicina e engenharia entram com notas de corte muito superiores aqueles que vem fazer estatística. Os alunos de medicina e engenharia são em geral oriundos de classe média ou mesmo da alta burguesia enquanto que nossos alunos vem de classes menos privilegiadas.Devido a essas diferenças de origem social os alunos de engenharia ou medicina recebem em casa mais formação e alem disso frequentam escolas particulares de elite muitas das quais tem excelente nível. Há fatores estruturais em nossas universidades , falo em especial na USP , que conheço bem , que dificultam muito uma formação interdisciplinar e/ou multidisciplinar.Quando foi criado o bacharelado em Estatística no IME USP colocamos na estrutura curricular módulos de disciplinas em varias áreas do conhecimento , como por exemplo em bioestatística , economia ,administração. demografia , matemática ( análise matemática e outras disciplinas). Esta estrutura funcionou por algum tempo vindo em certo momento a ser abandonada . Quando fui Pró-Reitor Graduação na USP de 94 a 97 tentei estabelecer programas inter e mutidisciplinares não tendo obtido muito sucesso.Talvez em outras universidades mais novas onde o poder das Unidades de Ensino e Pesquisa não seja tão grande haja mais condições para fazer estes programas. Gaus noto que a gama de disciplinas que voce elenca esta primordialmente ligada ao setor produtivo. Eu acho que a complexidade da nossa sociedade global impõe que todos , aí incluindo os estatísticos deveriam ter uma formação mais humanística e também ligada às ciência biológias. Veja-se, por exemplo, o impacto da genética em nossa sociedade com o papel dos transgênicos , celulas tronco etc.Por fim uma palavra de otimismo. Chamo atenção para dois aspectos que me fazem ser otimista quanto ao futuro da estatatística e dos estatísticos. O trabalho realizado com os alunos por nossa comunidade nos vários cursos de bacharelado, mestrado e doutorado tem dado aos alunos boas condições de trabalho apesar de muitos iniciarem seus estudos em piores condições que engenheiros e médicos.A profissão vem se valorizando e alunos que gradativamente vem ocupando posições de destaque começam a indicar seus colegas ou contratar estagiários entre os estatísticos.
Um abraço a voce Gauss e a todos da rede.
Carlos Alberto(Caio) Dantas