[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico]
[Índice de assunto]
Ciclo de SeminÃrios da PG em EstatÃstica da UnB
- Subject: Ciclo de Seminários da PG em Estatística da UnB
- From: antonio eduardo gomes <aegomes@unb.br>
- Date: Tue, 11 Nov 2008 10:43:45 -0200
CICLO DE SEMINÁRIOS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA
UnB - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
14/11/08, 14:30, sala 34, Dep. de Estatística
Palestrante: Prof. Dani Gamerman (UFRJ)
Título:
Avaliação Educacional via Teoria de Resposta ao Item: uma abordagem
integrada *
Tufi M. Soares (UFJF), Flavio B. Goncalves (Warwick) e Dani Gamerman (UFRJ)
A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é uma teoria psicométrica utilizada em
todo o mundo nas áreas de avaliação educacional e psicologia cognitiva.
Na medida em que cresce a aplicação da teoria, surgem novos fatores e
questionamentos de grande importância prática como o funcionamento
diferencial do item (DIF). A partir da necessidade de generalizar a TRI
convencional, incorporando a ela modelos que se ajustem adequadamente a
situações que não são contempladas pelos modelos usuais, são propostos
dois modelos da TRI que consideram a possibilidade de DIF. Ambos são
generalizações do modelo logístico de três parâmetros e se diferem na
hipótese dos itens com DIF serem conhecidos, ou seja, um deles incorpora a
detecção de itens com DIF em sua estrutura. Apresenta-se uma abordagem
Bayesiana baseada em métodos MCMC para se fazer inferência em tais
modelos. Posteriormente, aplica-se estes modelos a um conjunto de dados
reais referentes ao Programa Nova Escola do governo do Estado do
Rio de Janeiro.
* - essa palestra é baseada na dissertação de mestrado do 2o autor,
orientado pelos 1o e 3o autores e contemplada com o 1o lugar no concurso
de dissertações de mestrado do SINAPE de 2008
----- Final da mensagem encaminhada -----