[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Ciclo de SeminÃrios da PG em EstatÃstica da UnB



CICLO DE SEMINÁRIOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA

UnB - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

14/11/08, 14:30, sala 34, Dep. de Estatística

Palestrante: Prof. Dani Gamerman (UFRJ)

Título:
Avaliação Educacional via Teoria de Resposta ao Item: uma abordagem integrada *
Tufi M. Soares (UFJF), Flavio B. Goncalves (Warwick) e Dani Gamerman (UFRJ)

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é uma teoria psicométrica utilizada em
todo o mundo nas áreas de avaliação educacional e psicologia cognitiva.
Na medida em que cresce a aplicação da teoria, surgem novos fatores e
questionamentos de grande importância prática como o funcionamento
diferencial do item (DIF). A partir da necessidade de generalizar a TRI
convencional, incorporando a ela modelos que se ajustem adequadamente a
situações que não são contempladas pelos modelos usuais, são propostos
dois modelos da TRI que consideram a possibilidade de DIF. Ambos são
generalizações do modelo logístico de três parâmetros e se diferem na
hipótese dos itens com DIF serem conhecidos, ou seja, um deles incorpora a
detecção de itens com DIF em sua estrutura. Apresenta-se uma abordagem
Bayesiana baseada em métodos MCMC para se fazer inferência em tais
modelos. Posteriormente, aplica-se estes modelos a um conjunto de dados
reais referentes ao Programa Nova Escola do governo do Estado do
Rio de Janeiro.

* - essa palestra é baseada na dissertação de mestrado do 2o autor,
orientado pelos 1o e 3o autores e contemplada com o 1o lugar no concurso
de dissertações de mestrado do SINAPE de 2008

----- Final da mensagem encaminhada -----