[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

GIB-2009



 
 
 


 
Seminário do Grupo de Inferência Bayesiana (GIB)
20/03/2009-14 horas

Sala de seminários do Departamento de Estatística- UFSCar-São Carlos-SP


Titulo: Testes de raízes unitárias e de co-integração:FBST
Autor: Márcio A. Diniz

 

Resumo:
Para a econometria de séries temporais os conceitos de raiz unitária e co-integração têm importância central para o desenvolvimento de trabalhos empíricos aplicados. No entanto, os testes desenvolvidos pela tradição freqüentista apresentam diversos problemas conceituais que comprometem o poder desses testes, especialmente quando aplicados a pequenas amostras. As alternativas bayesianas a esses testes, embora de interpretação mais fácil e conceitualmente melhor definidos, como em geral ocorre com os testes de hipótese bayesianos, sofrem com o fato de serem hipóteses precisas ou de igualdade aquelas de interesse para o pesquisador.

Este trabalho, portanto, apresenta uma alternativa bayesiana aos testes de raízes unitárias e de co-integração sem recorrer a artifícios como a atribuição de probabilidades não nulas a conjuntos com medida de Lebesgue zero e conduzido em estrita observância ao pincípio da verossimilhança. Trata-se do FBST (Full Bayesian Significance Test), especialmente desenvolvido por Pereira e Stern (1999) para um tratamento plenamente bayesiano de hipóteses precisas.

Além de discorrer sobre os fundamentos dos problemas das inferências sobre raízes unitárias e relações de co-integração, apresentamos o FBST e demonstramos como ele pode ser aplicado a esses problemas. Isso é feito por meio de dados simulados e de conjuntos de dados amplamente utilizados na literatura econométrica.

Estão todos convidados, abraços Josemar

Para mais detalhes consultar a página: www.ufscar.br/~des