A influência do Prof. Neveu (pelo Caio)

Caros Redistas,

Recebi uma email interessante do Prof. Carlos Alberto Dantas (Caio),
(logo abaixo) em que ele mostra, em grande parte, o surgimento da
Probabilidade no Brasil através da visita do Prof. Jacques Neveu
acertada com o Prof. Ruy Gomes (do Departamento de Matemática da UFPE)
ao Brasil. O Caio cita os efeitos multiplicadores desta visita na
formação acadêmica dos colegas José Galvão, Antonio Galves
e Josemar Rodrigues.

Para aqueles que não sabem, o Prof. Caio é professor titular
aposentado do IME/USP e um dos responsáveis pela formação do
seu Departamento de Estatística. Seguirá em outro email
os pdfs de quatro de suas correspondências com o Prof. Ruy.

No final dos anos 60, Recife se beneficiou enormemente de
inúmeros matemáticos que deixaram Portugal por conta do regime
Salazar. Fui aluno do Morgado e de sua esposa (citados pelo Caio)
que foram professores importantes, também, na minha formação.

Boa noite, Gauss

São Paulo, 05/04/2009

Consultando minhas anotações do período em que iniciei a reformulação dos programas de pós-graduação em Probabilidade e Estatística no então Departamento de Estatística da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e que prosseguiu a partir de 1970 no Departamento de Estatística do IME encontrei uma correspondência que mantive com o professor Ruy Luis Gomes do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Pernambuco que trata da primeira atividade de colaboração entre as Universidades de São Paulo e Federal de Pernambuco na área de probabilidade.

Essa cooperação visou viabilizar a vinda do professor Jacques Neveu da Universidade de Paris para realizar seminários e ministrar cursos intensivos de probabilidade nas Universidades de São Paulo e Federal de Pernambuco em 1969. Foi para mim motivo de grande satisfação poder colaborar com Ruy Luis Gomes, Alfredo Pereira Gomes, Jose Cardozo Morgado e Manoel Zaluar Nunes eminentes matemáticos portugueses que vieram para Recife devido a perseguições políticas da ditadura Salazarista.As perdas da matemática portuguesa com o exílio deles foram em parte compensadas pelo trabalho pioneiro que desenvolveram no Recife formando uma escola de matemática. Pereira Gomes e Zaluar vieram para Recife em 1953, Morgado em 1960 e Ruy Luis Gomes em 1962 depois de uma estada em Bahia Blanca , na Argentina.

Eu e Ruy Luis Gomes havíamos convidado Jacques Neveu a visitar nossas Universidades. Eu havia conhecido Neveu em Berkeley, onde ele passara um ano no Departamento de Estatística como visitante no período em que eu fazia o doutoramento. Voltei a encontrá-lo num Seminário de Matemática em Montreal, em 1968 ocasião em que lhe fiz o convite . Ruy Luis Gomes procurava obter os fundos necessários para concretizar o convite . A evolução do que sucedeu esta descrita em nossa correspondência cuja cópia envio anexa.

Esta visita teve um grande impacto no desenvolvimento da probabilidade em São Paulo, pois Antonio Galves foi posteriormente estudar com Neveu em Paris , Jose Galvão Leite assistiu o curso de Neveu e dedicou-se a probabilidade e Josemar Rodrigues e outros estatísticos também aproveitaram essa visita . Os cursos "Martingais" e "Chaînes de Markov" ministrados por Neveu em São Paulo e em Recife, respectivamente, fazem parte das Publicações do Instituto de Pesquisas Matemáticas da Universidade de São Paulo e da Série Textos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Pernambuco.

Espero dessa forma, contribuir para relembrar ou divulgar um fato que a meu ver tem valor histórico e que pode não ser de conhecimento geral.

Despeço-me enviando um  abraço

Carlos Alberto(Caio) Dantas

PS: Chamo a atenção para as dificuldades na época para conseguirmos financiamento para uma visita de tal nível e importância.