Um esclarecimento

Caros Redistas,

Face a três indagações que recebi por email, gostaria de enfatizar
que os seis alunos citados abaixo, que defenderam suas dissertações
no Programa de Pós-Graduação em Biometria e Estatística Aplicada
da UFRPE foram - formalmente -, orientados por mim, desde a idéia
inicial da pesquisa até os últimos detalhes do desenvolvimento
do trabalho, a saber:

Angela Barros
Edleide Brito
Andrea Prudente
Alessandro Henrique da Silva
Rejane dos Santos Brito
Luiz Medeiros (sou apenas co-orientador com meu amigo José Aleixo).

Os dois primeiros alunos constam como sendo orientados
do Prof. Eufrázio, mas não conseguiram desenvolver o tema
com ele e, portanto, passaram para mim, mas constam como
orientandos dele.

Os quatro últimos que orientei, constando três como do
Prof. Eufrázio, isso só ocorreu face ao meu desligamento
dessa pós em 4/12, e eles defederam depois desta data.

Nestes termos, os alunos para não serem prejudicados porque ficaram
sem uma orientador do programa, tiveram que ter outra pessoa
como orientador. Cabe aqui ressaltar que até mesmo fora da pós,
continuei tirando as dúvidas resultantes da pesquisa e apoiando
integralmente esses alunos.

Isso é importante, pois ao se visitar o site dessa pós,
tem-se uma visão distinta dos fatos reais no que se refere
a orientações. O Prof. Eufrázio aparece como um super-orientador
e, como muitos sabem, ele está muito longe disso!

Outro ponto: o número exagerado de dissertações é por conta
do fato de ninguém nunca ter sido reprovado nessa pós de uns
quatro anos para cá e com isso, alguns alunos, no meu entender,
acabam produzindo trabalhos muito aquém do que eu entendo que
seria uma dissertação de mestrado.

Entretanto, no caso dos 6 (seis) alunos acima, convém ressaltar,
que todos tiveram suas dissertações dentro dos limites de qualidade
de uma dissertação de mestrado.

Finalmente, gostaria de agradecer aos 18 amigos que me enviaram
emails de ontem para cá, apoiando meu texto anterior duro mas
verdadeiro, e minha batalha para mostrar as desonestidades
descritas.

Cordiais Saudações,

Gauss Cordeiro