Singelo tributo a um grande pesquisador!

Caros Redistas,

Durante o workshop de "data mining" em Recife foi com pesar que
recebi a notícia do falecimento (em novembro passsado) do
Prof. Roberto Galvão, pesquisador talentoso da Engenharia de
Produção da COPPE/UFRJ, que foi meu colega entre 1976 e 1983.
Ele foi Presidente da SOBRAPO, Editor da Revista Brasileira de
Pesquisa Operacional e pesquisador muito conceituado em PO.

O Galvão fez o doutorado no Imperial College (IC) bem antes de
mim e não tive muito contacto com ele desde 1983.

Entretanto, guardo dele uma lembrança muito especial, e quero aqui
lhe prestar um tributo infinitesimal. Faz parte do meu legado de
vida ser grato às pessoas que me ajudam sem interesses envolvidos.

Quando ele esteve na minha casa em Londres, numa de suas idas para
encontrar seu ex-orientador do IC, em novembro de 1981, eu estava
quase sem dinheiro, pois a UFRJ ? por culpa de alguma medida do
governo-, havia atrasado o meu salário. Naquela época existiam
restrições severas para enviar dinheiro do Brasil ao exterior.

Ele almoçou, ficou a tarde inteira conversando na minha casa
e eu fiz esse comentário no sentido de saber se ele conhecia
o problema. Ele disse que não, mas se eu aceitasse, ele me
emprestaria US$ 1200. Aceitei e, somente alguns meses depois, um
colega da COPPE que voltava ao Rio levou o seu dinheiro.
Aquela grana realmente chegou numa boa hora para mim. Atitudes
como essas só entre "muitos amigos" nos dias de hoje.
Descanse em paz, Prof. Galvão!

Cordiais Saudações,

Gauss Cordeiro