Re: [ABE-L]: Dia do Estatístico - 29 DE MAIO

....... uma correção: Germano Seidl Vidal: 19/07/1922 - 04/10/2008 - foi Coronel de Artilharia

2009/5/29 Doris Fontes <dsfontes@gmail.com>
Há um texto escrito pelo escritor-historiador Major Germano Seidl Vidal (1895-1958) em "A Guerra Proscrita - Estórias para contar aos netos..." (http://www.brasilinter.com.br/guerraproscrita/fuidozero.htm) que diz (grifo meu):

"(...) Chamado, pela 1ª vez ao Brasil, o brasileiro Tulo Hostílio Montenegro, então prestigiado Secretário Geral do Instituto Interamericano de Estatística (IASI), em Washington, para durante um mês avaliar o Sistema Estatístico Nacional.

Estive no cargo, sem me afastar do EME, por onde recebia meus proventos, de 6 abr 64 a 2 out 64.

Nesse período, foi regulamentada a Carreira de Estatístico, cujo processo mourejava em gabinetes por cerca de 10 anos.

Criou-se o Dia do Estatístico em 29 mai 64, quando se encaminhou um elenco de providências do Poder Executivo, inclusive uma proposta de Emenda Constitucional, que habilitaria o CNE e assumi o seu requerido papel na Administração Federal.

Por fim, fui designado Chefe da Delegação do Brasil à VIII Reunião da Comissão de Aperfeiçoamento das Estatísticas Nacionais (COINS), que se realizava em anos alternados, tendo como membro nato o principal funcionário do Sistema-Estatístico de cada país da OEA (25, à época)."

Abraços,
Doris

Obs: EME=Estado-Maior do Exército