Há exatos 20 anos!

Caros Redistas,

Há exatos 20 anos publiquei com Gilberto Paula o artigo
na Biometrika (vol 76, pp. 93-100) intitulado

"Improved likelihood ratio statistics for exponential
family nonlinear models".

O objetivo desse artigo embora fosse a teoria assintótica,
a ideia por trás dele - é demasiadamente aplicada nos dias
atuais-, haja visto que unifica os MLGs e os modelos normais
não-lineares numa mesma classe de modelos com idêntico aparato
computacional relativo aos dois sub-modelos.

A terminologia "exponential family nonlinear models" que definimos
é referenciada pelo google 588 vezes, mas fortemente por conta do
livro do Bo-Cheng Wei, publicado em 1998 (9 anos após o paper)
que apresenta os aspectos teóricos e aplicados desses modelos.

O que eu gostaria de ressaltar neste meu email é que se o
desenvolvimento matemático do artigo fosse feito hoje,
certamente gastaria o mesmo tempo e esforço humano! A computação
algébrica existente hoje não ajudaria muito aqui a não ser para
checar alguns cumulantes em casos especiais.

Entretanto, o algoritmo computacional que desenvolvemos para
ajustar essa classe de modelos através do chamado "offset" se
tornou altamente ultrapassado face aos sistemas R e Ox e os
avanços do SAS, entre outros. Os versos do Billy Branco
"o que dá pra rir dá pra chorar, questão só de peso e medida,
problema de hora e lugar, mas tudo são coisas da vida"
retratam bem meus sentimentos hoje em relação a parte
computacional do paper.

Atualmente, vários pesquisadores brasileiros tem trabalhado
nessa classe de modelos.

Finalmente, com alguma saudade, recordo que a maior parte
desse artigo foi feita numa visita do Gilberto a Recife
por uns 2 a 3 meses. Como o tempo passa rápido e nos penaliza
demonstrando apenas o nosso conhecimento tardio!

Cordiais Saudações,

Gauss Cordeiro