Belo romance da inferência!

Caros Redistas,

O amigo Jalmar (da UEM) me deu o excelente livro

"A History of Parametric Statistical Inference from
Bernoulli to Fisher, 1713-1935"

de Anders Hald da University of Copenhague (Springer).

Ainda não terminei de ler o livro de 222 páginas. Estou ainda
na página 69, mas confesso que foi um dos melhores livros que
já li sobre os primórdios da inferência estatística.

É um livro da história dos fundamentos estatísticos mas com
muitos desenvolvimentos matemáticos, como esperado de um
estatístico dinamarquês, o que me atrái mais ainda.

Hald enfatiza bem como Laplace formulou que a probabilidade
inversa é proporcional a probabilidade direta e como a
inferência Bayesiana é fundamentada nas suas ideias.
Além disso, ressalta que muitos resultados assintóticos
deduzidos por Fisher são idênticos (do ponto de vista matemático)
aos resultados obtidos por Laplace (bem antes dele), embora
Fisher nunca reconhecesse esse fato nos seus artigos.

Como já enfatizei aqui na rede, no meu entender, os estatísticos
ainda não colocaram Laplace no lugar de destaque que ele merece na
inferência estatística.

Recomendo a leitura desse livro, pois se constitui num belo romance
da inferência.

Cordiais Saudações,

Gauss

"O maior antro de corrupção no Brasil é o Senado Federal"
(G. M. Cordeiro)