Falta um termo na integral!

Caros Redistas,

Em geral, falta sempre um termo na avaliação da integral das
pessoas na academia brasileira, o "conhecimento a priori" do
orientador. Esse ponto nunca é desprezível nas universidades
do exterior. Se alguém disser que foi orientado pelo
Professor X, isso pode lhe abrir muitos caminhos. Diferentemente,
no Brasil, o ponto não tem grande destaque. Não tem destaque
porque no sistema acadêmico brasieliro é difícil distinguir
aqueles que realmente pesquisam daqueles que hibernam.

Alguns podem argumentar que esse "conhecimento a priori" não deve ser
muito importante, pois o que devemos avaliar é a qualidade dos artigos publicados e o local onde as publicações se dão. Isso pode ser verdadeiro
no longo prazo, mas não no curto prazo. Por exemplo, para avaliar alunos
que pleiteiam fazer doutorado ? ainda sem uma quantidade suficiente de publicações científicas -, o local onde o aluno fez o mestrado e, principalmente, a qualidade da produção científica do orientador no
tema de titulação do aluno, é o fator mais importante  no cálculo
de sua integral.

Não é muito difícil na academia brasileira, encontrarmos orientadores
de trabalhos acadêmicos que nunca publicaram NADA na área de orientação
e, assim, apenas fingem que orientam, e os alunos 100% despreparados
reinam num absoluto patamar de mediocridade científica. Essa é uma
situação inaceitável que continua assolando a nossa pós-graduação. Principalmente agora, com a internetização, o conhecimento profundo
da área de pesquisa do aluno pelo orientador é um fator primordial.

Na estatística, eu nunca me atreveria a orientar alguém em métodos não-paramétricos ou em amostargem, pois nunca atuei nessas áreas.
Primeiro deverei algum dia comprovar conhecimento destas áreas, para
depois me arvorar a orientar alguma coisa nelas. Continuo, assim,
com honestidade e em paz com minha consciência, atuando nas áreas
que publico regularmente e sou convidado a dar pareceres. No momento,
onze me esperam!

Nos termos acima, sempre que forem participar de uma avaliação
acadêmica, entendam que o "conhecimento a priori" do orientador é
um fator essencial.

Cordiais Saudações,

Gauss